Como gerenciar e adicionar atalhos rápidos no Android O

Ferramenta dá acesso rápido a modo offline, economia de bateria e lanterna.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo

O Android O (8) permite gerenciar atalhos rápidos com agilidade. O recurso facilita o acesso a ferramentas úteis, por meio de uma aba disponível a partir da parte superior da tela. Dentre as opções estão a lanterna, modo avião, Bluetooth, economia de bateria e rotação da tela, entre outros.

Além de incluir e remover os ícones mais interessantes, o usuário consegue ainda organizar a ordem em que eles aparecem ou simplesmente pode retomar à configuração original com somente dois cliques. Confira, a seguir, como gerenciar e adicionar atalhos rápidos no Android O.

Atalhos podem ser reorganizados no Android Oreo (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo) Atalhos podem ser reorganizados no Android Oreo (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Atalhos podem ser reorganizados no Android Oreo (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Como incluir ou remover atalho rápido

Passo 1. Em qualquer tela do Android, arraste o dedo da parte superior do display para baixo, para abrir a central de notificação. Então, toque sobre a seta para baixo em destaque na imagem.

Arraste o dedo de baixo para cima para acessar os atalhos (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Arraste o dedo de baixo para cima para acessar os atalhos (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Arraste o dedo de baixo para cima para acessar os atalhos (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Clique sobre o ícone de lápis. Logo, você será direcionado para a ferramenta de edição dos atalhos rápidos.

Toque no ícone de lápis para acessar os atalhos do Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Toque no ícone de lápis para acessar os atalhos do Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Toque no ícone de lápis para acessar os atalhos do Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Para remover um item dos atalhos, pouse o dedo sobre ícone da função por alguns segundos até sentir uma leve vibração. Em seguida, arraste-o até a seção inferior da tela, abaixo da frase "Arraste para adicionar atalhos".

Arraste o ícone da função que deseja remover dos atalhos do Android 8 (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Arraste o ícone da função que deseja remover dos atalhos do Android 8 (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Arraste o ícone da função que deseja remover dos atalhos do Android 8 (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Para adicionar um atalho de uma função, basta fazer o caminho inverso. Toque por alguns segundos sobre o ícone do recurso situado na parte inferior da tela. Ao sentir a leve vibração, arraste-o para a parte superior da tela.

Arraste o ícone para incluir uma função nos atalhos do Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Arraste o ícone para incluir uma função nos atalhos do Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Arraste o ícone para incluir uma função nos atalhos do Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Como gerenciar a ordem dos ícones

Passo 1. Caso queira mudar a posição na qual o ícone de uma das funções está disposto, o processo é bem semelhante ao anterior. Toque sobre o símbolo por alguns segundos. Quando sentir a vibração, desloque-o até a posição desejada.

Para mudar um ícone de lugar nos atalhos do Android, basta arrastá-lo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Para mudar um ícone de lugar nos atalhos do Android, basta arrastá-lo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Para mudar um ícone de lugar nos atalhos do Android, basta arrastá-lo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Como restaurar a configuração original

Passo 1. Caso deseje retornar à configuração original, com as sugestões de atalho do sistema, basta tocar sobre o botão representado pelo ícone de três pontinhos. Em seguida, vá em "Redefinir". Pronto, o processo está concluído.

É possível retornar à configuração original dos atalhos (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) É possível retornar à configuração original dos atalhos (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

É possível retornar à configuração original dos atalhos (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo