Como instalar o Paint.NET com o .NET Framework no Windows

Aplicativo gratuito permite fazer edições avançadas em fotos

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O Paint.NET é um editor de fotos gratuito para o Windows. O programa é desenvolvido a partir da plataforma .NET Framework, da Microsoft, e traz ferramentas avançadas, como o suporte a camadas e dezenas de efeitos e pincéis. O aplicativo pode, inclusive, substituir o Photoshop em diversas tarefas.

Confira, no passo a passo a seguir, como instalar o Paint.NET no PC. O procedimento foi feito em um computador com o Windows 10, que já vem com o .NET Framework de fábrica — saiba ativá-lo. Em versões anteriores do sistema pode ser necessário instalar a ferramenta separadamente.

Aprenda a instalar o Paint.NET no seu computador (Foto: Divulgação/Paint.NET) Aprenda a instalar o Paint.NET no seu computador (Foto: Divulgação/Paint.NET)

Aprenda a instalar o Paint.NET no seu computador (Foto: Divulgação/Paint.NET)

Passo 1. Acesse a página de download do Paint.NET no TechTudo e clique em "Baixar". O arquivo, em formato ZIP, será salvo na pasta de downloads do seu PC;

Baixe o Paint.NET para o seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Baixe o Paint.NET para o seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Baixe o Paint.NET para o seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Abra o arquivo baixado e clique duas vezes sobre o instalador do programa;

Execute o instalador do programa Paint.NET (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Execute o instalador do programa Paint.NET (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Execute o instalador do programa Paint.NET (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na tela inicial de instalação, clique em "Avançar". Caso queira alterar a pasta em que o programa será instalado, você deve escolher a opção "Personalizado";

Assistente de instalação do Paint.NET (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Assistente de instalação do Paint.NET (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Assistente de instalação do Paint.NET (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Em seguida, concorde com os termos do contrato e avance novamente. Então, aguarde até que o Paint.NET seja instalado no seu PC;

Aceite os termos do contrato para instalar o Paint.NET (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Aceite os termos do contrato para instalar o Paint.NET (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aceite os termos do contrato para instalar o Paint.NET (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Quando terminar, clique em "Concluir" para fechar o assistente de instalação do Paint.NET.

Finalize a instalação do programa Paint.NET (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Finalize a instalação do programa Paint.NET (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Finalize a instalação do programa Paint.NET (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Aproveite o Paint.NET como alternativa para editar fotos no seu PC, sem precisar do Photoshop.

Qual é o melhor editor de imagens gratuito? Confira no Fórum do TechTudo.

Photoshop: cinco dicas para usar o programa

Photoshop: cinco dicas para usar o programa

MAIS DO TechTudo