Como jogar Frostpunk: conheça dicas e os requisitos do jogo

Guia mostra como construir, pesquisar e evoluir a cidade.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Tais Carvalho, para o TechTudo

Frostpunk, o lançamento para PC (download via Steam) dos criadores de This War of Mine, é um jogo impiedoso de construção de cidades, onde a missão é sobreviver em temperaturas abaixo de zero. Para começar bem, veja o guia de iniciantes que o TechTudo preparou com os requisitos para rodar o game.

Requisitos para jogar Frostpunk

Mínimos Recomendados
Sistema Operacional Windows 7/8/10 64-bit Windows 7/8/10 64-bit
Processador 3.2 GHz Dual Core 3.2 GHz Quad Core
Memória RAM 4GB 8GB
Placa de vídeo Placas com 2GB de VRAM Placas com 4GB de VRAM
Armazenamento 8GB 8GB
Placa de som Compatível com DirectX Compatível com DirectX
DirectX Versão 11 Versão 11

Construções

As construções são divididas em categorias. Algumas estão disponíveis no começo do jogo e outras são desbloqueadas por meio de pesquisas no Workshop ou por ordens no Livro de Leis (Book of Laws), como o Child Shelter. Ao clicar para fazer um estabelecimento, você terá a descrição de suas funcionalidades e o material necessário para realizá-lo.

As construções são divididas em categorias em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) As construções são divididas em categorias em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

As construções são divididas em categorias em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Recursos e comida

A sobrevivência dependerá dos estoques da cidade, como carvão para manter a temperatura estável e comida para sustentar a população.

Em Frostpunk, os materiais estão em pequenas pilhas na cratera de gelo (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) Em Frostpunk, os materiais estão em pequenas pilhas na cratera de gelo (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Em Frostpunk, os materiais estão em pequenas pilhas na cratera de gelo (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Os materiais estão dispostos em pequenas pilhas ao redor da cratera de gelo. Ao contrário do que se imagina, você não precisa construir nenhuma estrutura inicialmente para coletar carvão, madeira e metal. Basta clicar em cima do montante e designar trabalhadores para fazer a extração.

Clique no sinal de mais um (+1) para designar trabalhadores em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) Clique no sinal de mais um (+1) para designar trabalhadores em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Clique no sinal de mais um (+1) para designar trabalhadores em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Para obter comida, você precisará do Hunter's Huts e Cookhouse. O primeiro estabelecimento enviará caçadores para buscar comida durante a noite e a madrugada - entre 18h e 6h - e o segundo fará o preparo desses alimentos para que possam ser consumidos pela população.

Os caçadores buscam comida durante a madrugada em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) Os caçadores buscam comida durante a madrugada em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Os caçadores buscam comida durante a madrugada em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Crie mais de um Hunter's Huts para dobrar a quantidade de comida recebida por vez. No caso dos recursos, a mão de obra inicial é lenta e, com o progresso da colônia, o consumo pode se tornar maior que a produção. Por isso, é importante que você desbloqueie no Workshop outras formas de extração, como Sawmill, Coal Mine e Steelworks.

Aquecimento

A temperatura afeta diretamente o estado emocional e físico das pessoas. O gerador é a principal fonte de calor e deve ser mantido em funcionamento a qualquer custo. Uma quebra brusca no termômetro pode deixar uma série de cidadãos doentes de uma vez só. Para ligar o reator, verifique se há carvão suficiente e aperte a chave "Steam Level 1".

Em Frostpunk, o gerador deve funcionar a qualquer custo para manter as pessoas saudáveis (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) Em Frostpunk, o gerador deve funcionar a qualquer custo para manter as pessoas saudáveis (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Em Frostpunk, o gerador deve funcionar a qualquer custo para manter as pessoas saudáveis (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Ao longo da campanha, pesquisas podem desbloquear mais potência para o gerador e outras fontes de calor, como os aquecedores (heaters) que ficam dentro dos prédios ou Steam Hubs que são capazes de esquentar pequenos pontos, ótimos para fábricas mais distantes.

Aperte "O" no teclado para monitorar a temperatura em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) Aperte "O" no teclado para monitorar a temperatura em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Aperte "O" no teclado para monitorar a temperatura em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Existe a possibilidade de sobrecarregar o reator na opção "Overdrive", o que dobra a fonte de calor sem custo adicional. Contudo, essa é uma medida muito arriscada, pois faz com que o nível de estresse do gerador suba. Ao desligar o botão, o nível volta a descer e retorna ao zero novamente. Entretanto, se alcançar 100% ele explodirá e será o final do jogo.

Descontentamento e esperança

Todas as decisões têm um impacto negativo ou positivo na colônia. A soma de tais ações é vista por meio de um medidor na parte inferior da tela que apresenta os valores de insatisfação e esperança das pessoas. Ele também deixa em destaque as necessidades e problemas atuais da cidade, marcados em ícones de cor vermelha.

Em Frostpunk, a barra no inferior da tela mostra os problemas da colônia (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) Em Frostpunk, a barra no inferior da tela mostra os problemas da colônia (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Em Frostpunk, a barra no inferior da tela mostra os problemas da colônia (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Os moradores terão pedidos, reclamações e agradecimentos de acordo com suas escolhas. Os pedidos normalmente oferecem três opções de resposta, sendo uma delas a possibilidade de ignorar o problema. Ações que aumentam a esperança acabam por reduzir o descontentamento, porém, promessas não cumpridas geram muitos pontos negativos.

Promessas quebradas geram grande descontentamento em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) Promessas quebradas geram grande descontentamento em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Promessas quebradas geram grande descontentamento em Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

O Livro de Leis

O Livro de Leis (Book of Laws) está diretamente ligado tópico anterior. É com este manual que você fará mudanças significativas na colônia e, às vezes, alguns sacrifícios para a sobrevivência dos mais habilitados.

Em Frostpunk, as decisões mais importantes são tomadas no Livro de Leis (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) Em Frostpunk, as decisões mais importantes são tomadas no Livro de Leis (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Em Frostpunk, as decisões mais importantes são tomadas no Livro de Leis (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Entretanto, é possível usar certas leis de maneira benéfica mesmo com reações negativas, como é o caso do Emergency shift, que permite um expediente de 24h. Já outros métodos, como Child labor, não é visto com bons olhos para a população pois coloca crianças para trabalhar - mas, como diz o ditado, situações extremas exigem medidas extremas, não é?

Ao selecionar uma nova ordem, as consequências positivas aparecem em azul, enquanto as negativas são descritas em vermelho. Dependendo da situação da colônia, algumas pessoas pedirão por determinadas leis e outras vão suplicar por exceções. A insatisfação é um fator que pode ser revertido, desde que o problema seja controlado desde o começo.

Em Frostpunk, as pessoas vão pedir para que você tome decisões importantes (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) Em Frostpunk, as pessoas vão pedir para que você tome decisões importantes (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Em Frostpunk, as pessoas vão pedir para que você tome decisões importantes (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Tecnologias

A árvore de tecnologias é desbloqueada após a construção do Workshop. Esse estabelecimento é primordial para o avanço da colônia, pois libera uma série de edifícios avançados e permite uma melhora considerável na otimização do trabalho. Quem faz a mão de obra da estação são os engenheiros, por isso, guarde-os exclusivamente para essa função.

Em Frostpunk, use os Workshops para desbloquear novas tecnologias (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) Em Frostpunk, use os Workshops para desbloquear novas tecnologias (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Em Frostpunk, use os Workshops para desbloquear novas tecnologias (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Assim como qualquer outra ação ou construção, as pesquisas têm preços que variam de acordo com a sua complexidade. Já o tempo de espera é determinado pela quantidade de engenheiros trabalhando no local. Você pode construir mais de um Workshop para acelerar o processo.

Trabalhadores e expedições

As pessoas da cidade se dividem entre trabalhadores (workers) e engenheiros (engineers). O primeiro grupo fica com a função de extração e mão de obra em geral, nos pontos de caça, alimentação e cuidados médicos. Os engenheiros podem realizar o mesmo trabalho, porém, são muito mais eficientes na parte de pesquisa dentro do Workshop.

Em Frostpunk, os engenheiros tem um desempenho melhor no Workshop (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) Em Frostpunk, os engenheiros tem um desempenho melhor no Workshop (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Em Frostpunk, os engenheiros tem um desempenho melhor no Workshop (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Para conseguir mais cidadãos é preciso enviar expedições em busca de sobreviventes. Construa um Beacon, que é desbloqueado com uma pesquisa, e mande uma equipe para vasculhar pontos do mapa. Se tudo der certo, você terá novos moradores em poucas horas.

As expedições servem para buscar pessoas e recursos em outros mapas de Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho) As expedições servem para buscar pessoas e recursos em outros mapas de Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

As expedições servem para buscar pessoas e recursos em outros mapas de Frostpunk (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Qual o melhor game no estilo sandbox? Comente no fórum do TechTudo!

MAIS DO TechTudo