Como restaurar o Android O para os padrões de fábrica

Procedimento pode solucionar a falta de memória ou outros problemas no sistema.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Fernando Telles, para o TechTudo

Restaurar as configurações de fábrica do Android pode ser bastante útil para eliminar bugs no smartphone ou liberar espaço na memória. Entretanto, na versão 8.0 Oreo, o sistema teve o seu menu de configurações totalmente modificado, o que também alterou alguns dos passos necessários para concluir a restauração.

Para te ajudar nessa tarefa, o TechTudo preparou um tutorial explicando o passo a passo de como redefinir os ajustes do Android. Antes de prosseguir, é recomendável fazer um backup e ter em mente que o procedimento pode variar de acordo com a marca ou modelo do seu smartphone.

Saiba como restaurar as configurações do seu smartphone com Android (Foto: Fernando Telles/TechTudo) Saiba como restaurar as configurações do seu smartphone com Android (Foto: Fernando Telles/TechTudo)

Saiba como restaurar as configurações do seu smartphone com Android (Foto: Fernando Telles/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações do seu dispositivo e siga para "Sistema".

Primeiro, acesse as configurações de sistema (Foto: Reprodução/Fernando Telles) Primeiro, acesse as configurações de sistema (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Primeiro, acesse as configurações de sistema (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 2. Nos ajustes de sistema, prossiga para "Redefinir". Em seguida, selecione "Configuração original". O sistema indicará quantas contas e serviços serão removidos do aparelho.

Toque em "Redefinir" e em "Configuração original" (Foto: Reprodução/Fernando Telles) Toque em "Redefinir" e em "Configuração original" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Toque em "Redefinir" e em "Configuração original" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 3. Para concluir a restauração, desça até o último item da lista e pressione a opção "Redefinir telefone". Assim como explica o próprio sistema, esta ação apagará todos os dados salvos no aparelho – incluindo fotos e músicas, se houver.

Acima, sistema exibe quais contas e serviços serão removidos (Foto: Reprodução/Fernando Telles) Acima, sistema exibe quais contas e serviços serão removidos (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Acima, sistema exibe quais contas e serviços serão removidos (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Após iniciar a restauração, aguarde alguns minutos até que o smartphone conclua o processo. Neste momento, não remova a bateria ou tente desligar o aparelho.

Como tirar propagandas do Google do Android? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo