Como solicitar o relatório de dados do WhatsApp no iPhone

Arquivo com dados do WhatsApp pode ser solicitação pelo aplicativo para iPhone e visualizado no computador.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Marvin Costa, para o TechTudo

O WhatsApp liberou a solicitação do relatório de dados para iPhone (iOS). O recurso, disponível inicialmente na versão de testes do app para Android, permite requisitar um arquivo com informações pessoais compartilhadas com o mensageiro e configurações da conta, sem incluir mensagens, fotos e vídeos, que são protegidos pelo sistema de criptografia de ponta a ponta.

O arquivo não pode ser visualizado pelo celular, precisando de um computador por perto. Confira como pedir e verificar o seu relatório de dados com tudo que o WhatsApp sabe sobre você.

Tutorial mostra como solicitar e visualizar seu arquivo de dados do WhatsApp usando o aplicativo para iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo) Tutorial mostra como solicitar e visualizar seu arquivo de dados do WhatsApp usando o aplicativo para iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Tutorial mostra como solicitar e visualizar seu arquivo de dados do WhatsApp usando o aplicativo para iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o WhatsApp e toque na aba "Ajustes" localizada no canto inferior direito da tela. Em seguida, acesse a opção "Conta".

Caminho para acessar as configurações de uma conta no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Caminho para acessar as configurações de uma conta no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Caminho para acessar as configurações de uma conta no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Acesse "Solicitar Dados da Conta". Nesse momento, confira as informações para verificar quais dados serão compartilhados no arquivo. Toque em "Solicitar Relatório".

Ação para pedir um relatório de dados em uma conta do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Ação para pedir um relatório de dados em uma conta do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Ação para pedir um relatório de dados em uma conta do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. A confirmação da solicitação aparecerá na tela com a data prevista para download do arquivo.

Tela de confirmação para um pedido de solicitação de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Tela de confirmação para um pedido de solicitação de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Tela de confirmação para um pedido de solicitação de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Após realizar a solicitação, o WhatsApp disponibiliza o relatório para download em até três dias corridos. Para garantir que esse arquivo não fique exposto, o WhatsApp exclui o link automaticamente em algumas semanas. Durante o período da solicitação, qualquer mudança realizada nas configurações da conta excluirá o processo e cancelará a formulação do relatório.

Recebendo o relatório após três dias

Passo 1. Quando o arquivo estiver pronto, você receberá um aviso do aplicativo. Nesse momento, volte para a tela de ajustes do aplicativo e toque em "Conta". Em seguida, acesse novamente a opção "Solicitar Dados da Conta".

Caminho para acessar a página de solicitação de dados do WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Caminho para acessar a página de solicitação de dados do WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Caminho para acessar a página de solicitação de dados do WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Toque em "Transferir Relatório". Na sequência, escolha a opção "Exportar Relatório".

Ação para transferir e exportar seu relatório de dados no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Ação para transferir e exportar seu relatório de dados no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Ação para transferir e exportar seu relatório de dados no WhatsApp para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Toque em "Exportar Relatório" e escolha a opção para compartilhamento do seu arquivo. Nesse exemplo, utilizaremos o app do Gmail.

Ação para compartilhar por e-mail seu relatório de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Ação para compartilhar por e-mail seu relatório de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Ação para compartilhar por e-mail seu relatório de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Envie o relatório para o seu e-mail e abra sua caixa de entrada no seu computador.

Ação para enviar por e-mail seu relatório de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Ação para enviar por e-mail seu relatório de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Ação para enviar por e-mail seu relatório de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Em seu e-mail, baixe o arquivo e deixe salvo no seu computador.

Ação para baixar o arquivo de dados de uma conta do WhatsApp recebido por e-mail (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Ação para baixar o arquivo de dados de uma conta do WhatsApp recebido por e-mail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Ação para baixar o arquivo de dados de uma conta do WhatsApp recebido por e-mail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Clique duas vezes sobre o arquivo "access.html" para que ele seja aberto.

Ação para abrir no computador o arquivo html com seus dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Ação para abrir no computador o arquivo html com seus dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Ação para abrir no computador o arquivo html com seus dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 7. O arquivo aparecerá no seu navegador web, apresentando a visualização "Dados do utilizador". É possível verificar seu nome, versão do sistema operacional onde o app está instalado, endereço de IP da última sessão e outros dados importantes de acesso. Role a tela para ver mais informações.

Dados do utilizador do WhatsApp abertos no computador a partir do relatório de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Dados do utilizador do WhatsApp abertos no computador a partir do relatório de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Dados do utilizador do WhatsApp abertos no computador a partir do relatório de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 8. Em "Contactos", verifique todos os números adicionados à sua conta do WhatsApp. Role a tela novamente para ver mais detalhes.

Tela com todos os contatos de uma conta do WhatsApp acessados a partir do relatório de dados (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Tela com todos os contatos de uma conta do WhatsApp acessados a partir do relatório de dados (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Tela com todos os contatos de uma conta do WhatsApp acessados a partir do relatório de dados (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 9. Em "Grupos", você pode ver uma lista com todos os grupos que você participa no mensageiro. Role novamente a tela.

Lista de grupos que um usuário participa visualizados a partir do arquivo de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Lista de grupos que um usuário participa visualizados a partir do arquivo de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Lista de grupos que um usuário participa visualizados a partir do arquivo de dados do WhatsApp (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 10. Para finalizar, visualize os "Termos de Serviço", "Dados de criação da conta" e "Definições".

Tela com termos de serviço, dados de criação da conta e definições de um perfil do WhatsApp visualizados a partir do arquivo de dados do mensageiro (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Tela com termos de serviço, dados de criação da conta e definições de um perfil do WhatsApp visualizados a partir do arquivo de dados do mensageiro (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Tela com termos de serviço, dados de criação da conta e definições de um perfil do WhatsApp visualizados a partir do arquivo de dados do mensageiro (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Use a dica para verificar tudo o que o WhatsApp sabe sobre você e tire dúvidas sobre a sua conta.

WhatsApp mais esperto: saiba como usar respostas automáticas

WhatsApp mais esperto: saiba como usar respostas automáticas

MAIS DO TechTudo