Como usar Notas Autoadesivas no Windows 7

Aprenda a adicionar e configurar lembretes flutuantes na área de trabalho

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Daniel Ribeiro, Para o Techtudo

Notas Autoadesivas é uma versão digital dos "Post-Its", os famosos e coloridos blocos de notas adesivas, e é um aplicativo nativo do Windows 7. O recurso permite adicionar lembretes na área de trabalho do sistema operacional, ajudando a anotar recados, controlar listas de tarefas e guardar informações.

Na forma de notas flutuantes, o programa tem uma série de breves comandos que ajudam a personalizar o visual dos recados e organizar os seus textos. Confira como ativar, arrumar e editar as Notas Autoadesivas no Windows 7.

Tutorial ensina como usar notas autoadesivas no Windows 7 (Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso) Tutorial ensina como usar notas autoadesivas no Windows 7 (Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso)

Tutorial ensina como usar notas autoadesivas no Windows 7 (Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso)

Passo 1. O aplicativo do Notas Autoadesivas deve ser iniciado pelo ícone de atalho no botão Iniciar. Na aba de menu deste recurso, selecione o aplicativo ou procure por ele na ferramenta de buscas;

Procure e selecione o atalho do Notas Autoadesivas na aba do Botão Iniciar (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Procure e selecione o atalho do Notas Autoadesivas na aba do Botão Iniciar (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Procure e selecione o atalho do Notas Autoadesivas na aba do Botão Iniciar (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Ao ser executado, o programa exibirá um “Post-It” virtual que poderá servir de campo de texto, ser multiplicado ou ter cores trocadas. Além disso, enquanto o Notas Autoadesivas estiver ativo, os bilhetes ficaram flutuando na área de trabalho;

O app exibe caixas de texto coloridas que flutuam sob a área de trabalho (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) O app exibe caixas de texto coloridas que flutuam sob a área de trabalho (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O app exibe caixas de texto coloridas que flutuam sob a área de trabalho (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. O Notas Autoadesivas é um aplicativo simples e com poucas opções de comando e configuração. Para alterar a cor do lembrete virtual, clique sobre ele com o botão direito do mouse e escolha uma das seis opções em destaque;

Aperte com o botão direito do mouse na nota para escolher uma das seis opções de cores (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Aperte com o botão direito do mouse na nota para escolher uma das seis opções de cores (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Aperte com o botão direito do mouse na nota para escolher uma das seis opções de cores (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Para adicionar uma nova nota, aperte no botão “+” no canto superior esquerdo do aplicativo. Um novo bilhete virtual será aberto ao lado do primeiro, com um campo de texto livre e pronto para inserir informações;

Clique em “+” para adicionar mais um “Post-It” virtual à área de trabalho (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Clique em “+” para adicionar mais um “Post-It” virtual à área de trabalho (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Clique em “+” para adicionar mais um “Post-It” virtual à área de trabalho (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. O Notas Autoadesivas expande a dimensão do bilhete conforme o tamanho de textos copiados. No entanto, também é possível regular a dimensão do lembrete segurando e arrastando a marcação no canto inferior direito;

Segure e arraste o comando indicado na imagem para customizar o tamanho da nota (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Segure e arraste o comando indicado na imagem para customizar o tamanho da nota (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Segure e arraste o comando indicado na imagem para customizar o tamanho da nota (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. Para fechar uma nota, selecione o botão “X”, no canto superior direito do “Post-It” virtual. Então, aparecerá uma janela de aviso de que a exclusão é permanente;

Clique em “X” para apagar uma nota e confirme a ação em “Sim” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Clique em “X” para apagar uma nota e confirme a ação em “Sim” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Clique em “X” para apagar uma nota e confirme a ação em “Sim” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 7. É possível formatar textos selecionados dentro de cada nota com atalhos do teclado. O comando Ctrl+B coloca o texto em negrito e Ctrl+I em itálico, enquanto Ctrl+U sublinha as marcações e Ctrl+T risca as palavras;

Marque os textos e configures com Ctrl+B, Ctrl+I, Ctrl+U e Ctrl+T (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Marque os textos e configures com Ctrl+B, Ctrl+I, Ctrl+U e Ctrl+T (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Marque os textos e configures com Ctrl+B, Ctrl+I, Ctrl+U e Ctrl+T (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. O Notas Autoadesivas ainda permite alinhar textos ao centro do bilhete com Ctrl+E, enquanto que Ctrl+L e Ctrl+R ordenam o conteúdo à esquerda e à direita, respectivamente;

Selecione os textos e alinhe-os com Ctrl+E, Ctrl+L e Ctrl+R (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro) Selecione os textos e alinhe-os com Ctrl+E, Ctrl+L e Ctrl+R (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Selecione os textos e alinhe-os com Ctrl+E, Ctrl+L e Ctrl+R (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Como gravar a tela de um notebook com Windows

Como gravar a tela de um notebook com Windows

MAIS DO TechTudo