Como usar o app Enem 2018 para acessar histórico de notas

App do Exame Nacional do Ensino Médio permite ver notas de provas realizadas em anos anteriores para avalia evolução de desempenho.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O aplicativo oficial do Enem 2018 para Android e iPhone (iOS) permite consultar datas de inscrições, resultado de provas passadas e outras informações do participante. O app conta com duas seções, uma com dados públicos sobre o exame e outra dedicada ao registro pessoal do estudante.

Entre as funções está a possibilidade de visualizar histórico de outros anos, incluindo notas e espelho da redação. Para usar a ferramenta, é preciso ter um cadastro ativo junto ao INEP, com senha criada no momento da inscrição. Veja como usar os principais recursos do programa no celular.

App do Enem 2018 permite ver notas de provas passadas (Foto: Paulo Alves/TechTudo) App do Enem 2018 permite ver notas de provas passadas (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

App do Enem 2018 permite ver notas de provas passadas (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo do Enem 2018 no seu celular. Na tela inicial, o app oferece informações sobre o exame que não requerem o login. Uma delas é o cronograma da prova, que inclui o calendário de datas importantes, desde a publicação do edital até a realização das provas.

Acesse o cronograma do ENEM e outras informações sem login (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o cronograma do ENEM e outras informações sem login (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o cronograma do ENEM e outras informações sem login (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Para obter informações sobre exames realizados em anos anteriores, é preciso fazer login com CPF e senha registrados junto ao INEP.

Faça login com CPF e senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Faça login com CPF e senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Faça login com CPF e senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. No primeiro login, aceite os termos de uso para ver uma lista de opções disponíveis para o seu perfil de aluno. Em seguida, acesse o item “Histórico de notas”.

Acesse o histórico de notas do ENEM (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o histórico de notas do ENEM (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o histórico de notas do ENEM (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione um ano para obter uma visualização geral das notas organizadas por competências. Nos botões inferiores, é possível acessar a análise das notas (Vistas Pedagógicas) e o espelho da redação.

Veja um resumo de notas por ano (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Veja um resumo de notas por ano (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Veja um resumo de notas por ano (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Se o candidato já tiver realizado a prova mais de uma vez, a opção de gráficos de desempenho permite ver uma avaliação ilustrada da evolução das notas obtidas. É possível saber, por exemplo, se o nível de conhecimento demonstrado no exame está sendo aprimorado com o tempo.

Obtenha gráficos que comparam desempenho entre anos (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Obtenha gráficos que comparam desempenho entre anos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Obtenha gráficos que comparam desempenho entre anos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

MAIS DO TechTudo