Internet

Por Marvin Costa, para o TechTudo


O Be My Eyes é uma plataforma criada para que pessoas com deficiência visual e voluntários possam se conectar através de videoconferências. Escolhido pelo Google como um dos melhores apps de 2018, essa ferramenta permite que pessoas "emprestem" seus olhos para deficientes visuais em conversas de áudio e vídeo no celular. O app está disponível para Android e iPhone (iOS).

O cadastro na plataforma pode ser feito como voluntário ou como pessoa com necessidade especial. Testamos a ferramenta usando o Moto C Plus com Android 7.0 Nougat. Confira, no tutorial a seguir, como usar o premiado app Be My Eyes.

Tutorial mostra como usar o app Be My Eyes — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Como criar uma conta no Be My Eyes

Passo 1. Após instalar o aplicativo, toque na opção "Aceito" para concordar com os termos de serviço. Em seguida, escolha como deseja se cadastrar no aplicativo. Neste exemplo, utilizaremos a opção "Sou um voluntário vidente".

Ação para criar um cadastro como voluntário no app Be My Eyes — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Escolha "Sou novo" e adicione as informações pessoais requisitadas pelo aplicativo. Para continuar, toque em "Cadastrar".

Ação para cadastrar um usuário no app Be My Eyes — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Você receberá um link por email para confirmar seu cadastro. Após clicar nesse link pelo celular ou computador, use o botão "Ok, toquei no link". Nesse momento, configure um idioma principal e secundário.

Ação para verificar e configurar idiomas o aplicativo Be My Eyes — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 4. Escolha "Dar acesso" e permita que o aplicativo tenha acesso ao microfone do celular.

Opção para liberar o acesso do Be My Eyes ao áudio do aparelho — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 5. Toque em "OK" para finalizar a criação de sua conta. Feito isso, basta aguardar notificações de ajuda para atender ligações e atuar como voluntário.

Ação para finalizar a criação de uma conta no app Be My Eyes — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Funções do Be My Eyes

Passo 1. Com o cadastro finalizado, você deve aguardar chamadas de deficientes visuais e se oferecer como voluntário. Na tela inicial do app, toque no ícone de engrenagem para visualizar as configurações. É possível altualizar detalhes pessoais, trocar a senha, email, gerenciar notificações ou atualizar e incluir idiomas. A área de ajuda do app também fica nas configurações.

Ação para visualizar as configurações do app Be My Eyes — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Ainda na tela inicial, toque em "Histórias" para ver quadros com histórias da comunidade do Be My Eyes. Você pode tocar em dos títulos dos cards para acessar as informações.

Tela de histórias do aplicativo Be My Eyes — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. O texto com a história aparece nessa página. Deficientes visuais podem usar o player para ouvir a história.

Área de histórias do aplicativo Be My Eyes — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Mais do TechTudo