e-Título: como obter a certidão de crimes eleitorais pelo celular

Função do app emite documento para conferir se o eleitor possui algum crime eleitoral vinculado ao seu título.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Marvin Costa, para o TechTudo

O app e-Título pode emitir uma certidão de crimes eleitorais pelo celular. O documento é uma forma rápida de verificar alguma condenação vinculada ao título de eleitor e consta na lista de documentos necessários ao tomar posse em cargos públicos. Além disso, delitos como este, com pena privativa de liberdade, também entram como impedimento para candidaturas, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.

Segundo o Governo Federal, crimes eleitorais são aqueles praticados por candidatos e eleitores em qualquer fase de uma eleição. Dentre os principais atos ilícitos, estão a corrupção eleitoral ativa, uso de violência e coação ao voto, abandono do serviço eleitoral e outras fraudes e ações que possam prejudicar o andamento de uma eleição.

Para aprender a visualizar, salvar no celular ou compartilhar sua certidão de crime eleitoral, confira o passo a passo a seguir para iPhone (iOS) e Android.

Tutorial mostra como emitir uma Certidão de Crime Eleitoral usando o app gratuito e-Título (Foto: Marvin Costa/TechTudo) Tutorial mostra como emitir uma Certidão de Crime Eleitoral usando o app gratuito e-Título (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Tutorial mostra como emitir uma Certidão de Crime Eleitoral usando o app gratuito e-Título (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o aplicativo e toque na opção "Certidão Criminal". Aguarde alguns instantes até que o documento seja gerado. Após conferir a condição criminal do seu título, toque no ícone "+".

Ação para emitir uma Certidão de Crime Eleitoral com o app e-Título (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Ação para emitir uma Certidão de Crime Eleitoral com o app e-Título (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Ação para emitir uma Certidão de Crime Eleitoral com o app e-Título (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Você pode escolher entre salvar e compartilhar o documento. Nesse exemplo, utilizaremos a opção "Compartilhar". Feito isso, opções para enviar a certidão por e-mail, redes sociais, mensagens, criar PDF e enviar para uma impressora serão apresentadas na tela. Selecione a ação que melhor lhe atende para finalizar o processo.

Ações para salvar e compartilhar uma Certidão de Crime Eleitoral no app e-Título (Foto: Reprodução/Marvin Costa) Ações para salvar e compartilhar uma Certidão de Crime Eleitoral no app e-Título (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Ações para salvar e compartilhar uma Certidão de Crime Eleitoral no app e-Título (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Use a dica para saber se está em dia com a justição eleitoral em relação aos crimes eleitorais.

MAIS DO TechTudo