PC congelando? Confira como resolver no computador Windows

Veja quatro dicas para recuperar o funcionamento de um computador travado

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

Computadores com Windows podem apresentar congelamento repentino que impedem o uso do PC por determinado período. Esse tipo de erro ocorre em várias versões do sistema, desde versões antigas como o Windows XP até o mais moderno Windows 10.

O problema pode ter várias causas, como falhas de aplicativos defeituosos, pane gráfica e corrupção do sistema. Veja a seguir quatro dicas que podem ajudar a solucionar casos de travamento em computadores de qualquer marca.

Dicas podem ajudar a reverter falhas do tipo congelamento no Windows (Foto: Luana Marfim/TechTudo) Dicas podem ajudar a reverter falhas do tipo congelamento no Windows (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Dicas podem ajudar a reverter falhas do tipo congelamento no Windows (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

1. Finalizar um programa

O clássico comando para “Finalizar tarefa” ainda é uma medida útil no Windows para cancelar um programa e tentar recuperar o funcionamento dele. Em qualquer versão do sistema, use a combinação de teclas "Ctrl"+"Alt"+"Del" para abrir o menu e selecionar o Gerenciador de Tarefas. Clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo com defeito e encerre a atividade. Depois, abra o app novamente para checar se o problema foi resolvido.

Finalize um programa para tentar contornar o congelamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Finalize um programa para tentar contornar o congelamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Finalize um programa para tentar contornar o congelamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2. Finalizar um app moderno

A partir da atualização Windows 10 April 2018 Update, a Microsoft permite finalizar um programa com erro também pelas configurações do sistema, desde que seja um aplicativo baixado pela loja. Confira o tutorial a seguir.

Passo 1. Abra o "Menu Iniciar" e clique na engrenagem para abrir as configurações do Windows 10;

Acesse as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Acesse o menu "Aplicativos";

Acesse o menu de aplicativos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o menu de aplicativos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o menu de aplicativos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Procure pelo aplicativo problemático na lista e clique para expandir opções. Em seguida, selecione "Opções avançadas";

Visualize as opções avançadas de um app do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Visualize as opções avançadas de um app do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Visualize as opções avançadas de um app do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Role a página até a seção "Terminar" e clique para encerrar o programa e processos relacionados a ele imediatamente.

Finalize um aplicativo do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Finalize um aplicativo do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Finalize um aplicativo do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3. Resetar a placa gráfica

Caso o problema de congelamento afete o sistema por completo, e não apenas um programa, uma alternativa é reiniciar os gráficos do computador. Poucos usuários conhecem, mas o Windows dispõe de um atalho no teclado que permite executar a tarefa facilmente, sem interferir no funcionamento do PC.

Use o comando "Win"+"Ctrl"+"Shift"+"B" para resetar a placa gráfica. A imagem do PC irá piscar brevemente, o que indica o reinício dos gráficos. Em seguida, tente usar o computador de novo normalmente. O comando "Alt"+"Tab" pode ser necessário para obter a imagem de volta. Caso a falha seja por um erro apenas da placa de vídeo, o funcionamento deverá ser reestabelecido.

Use um comando de teclado para reiniciar os gráficos do PC (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Use um comando de teclado para reiniciar os gráficos do PC (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Use um comando de teclado para reiniciar os gráficos do PC (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

4. Desligamento forçado

Por fim, caso nenhuma dessas medidas funcionar, o Windows deve estar com uma pane mais séria. Nesses casos, a melhor medida é forçar o desligamento para encerrar todos os processos de maneira forçada e tentar reaver a operação normal com um novo boot.

Um desligamento forçado requer manter o botão liga/desliga da máquina pressionado por cerca de 10 a 15 segundos. Após esse período, o computador deverá desligar sozinho. Vale lembrar que esse método elimina qualquer trabalho não salvo.

Force um reset forçado do computador, mas cuidado pois os arquivos não serão salvos automaticamente (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Force um reset forçado do computador, mas cuidado pois os arquivos não serão salvos automaticamente (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Force um reset forçado do computador, mas cuidado pois os arquivos não serão salvos automaticamente (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Pronto. Use as dicas quando o seu PC parar de funcionar por congelamento.

Windows 10 não quer iniciar: o que fazer? Opine no Fórum do TechTudo.

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

MAIS DO TechTudo