Sony Xperia: como utilizar o recurso que prolonga a vida útil da bateria

Recurso poupa a saúde da bateria, mas também retarda o carregamento; veja como utilizar.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Fernando Telles, para o TechTudo

Além de ser natural, o desgaste das baterias que equipam celulares e demais eletrônicos é inevitável. No entanto, os modelos da linha Xperia, da Sony, contam com um recurso capaz de reduzir a velocidade em que a bateria é carregada – o que promete retardar, também, os principais defeitos apresentados pelo componente ao longo do tempo.

Chamada de "Gerir carga da bateria", a função leva até quatro horas para completar uma recarga, sendo mais útil para aqueles que carregam o celular durante a noite. No tutorial a seguir, veja como utilizar o recurso e manter sua bateria saudável por mais tempo.

Recurso está disponível na maioria dos modelos Xperia; veja como ativar (Foto: Fernando Telles/TechTudo) Recurso está disponível na maioria dos modelos Xperia; veja como ativar (Foto: Fernando Telles/TechTudo)

Recurso está disponível na maioria dos modelos Xperia; veja como ativar (Foto: Fernando Telles/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações do seu dispositivo e siga para "Bateria".

Primeiramente, acesse os ajustes relacionados à bateria (Foto: Reprodução/Fernando Telles) Primeiramente, acesse os ajustes relacionados à bateria (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Primeiramente, acesse os ajustes relacionados à bateria (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 2. Na tela seguinte, selecione "Gerir Carga da Bateria". A opção estará disponível caso o seu Sony Xperia seja compatível.

Acessando as Configurações de Bateria - Sony Xperia (Foto: Reprodução/Fernando Telles) Acessando as Configurações de Bateria - Sony Xperia (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Acessando as Configurações de Bateria - Sony Xperia (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 3. Ative o "Gerir Carga da Bateria" no interruptor localizado à direita. Nesta tela, o recurso também explica que, para tudo funcionar, o usuário deve recarregar seu aparelho em períodos regulares. Caso contrário, o próprio smartphone desabilitará a função.

Ativando o Gerir Carga da Bateria - Xperia XA2 Ultra (Foto: Reprodução/Fernando Telles) Ativando o Gerir Carga da Bateria - Xperia XA2 Ultra (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Ativando o Gerir Carga da Bateria - Xperia XA2 Ultra (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Prontinho! Após ativar o recurso, basta deixar a tela de configurações. A partir de agora, seu smartphone pode exigir até quatro horas para completar uma recarga. Contudo, os danos de longo prazo mais comuns às baterias, como a perda de capacidade, também devem demorar a aparecer.

Como acabar com o superaquecimento de seu Android

Como acabar com o superaquecimento de seu Android

MAIS DO TechTudo