Twitter tem falha na segurança e todos os usuários devem trocar a senha

Bug pode ter revelado senhas de vários usuários do microblog; veja como trocar a sua.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Twitter anunciou na última quinta-feira (3) uma falha de segurança que obriga a troca de senha imediata por todos os usuários da plataforma. Segundo o microblog, um conjunto de senhas foi descoberto nos servidores em texto puro, exposto a possíveis ataques de hackers. Até o momento, não há indicativo de vazamento das informações. Ainda assim, a empresa recomenda alterar os dados de login o quanto antes.

Em um post no blog oficial, o Twitter explica que um erro no mecanismo de hashing (processo que substitui a senha por um código aleatório para driblar invasores) permitiu que diversas senhas fossem gravadas em um local inseguro. A empresa diz ter removido os dados dos servidores assim que descobriu o bug. No entanto, ainda existe uma possibilidade remota de que as informações possam ter sido vazadas.

Ao logar na plataforma, o Twitter avisa usuários do bug e recomenda mudar senha da conta (Foto: Reprodução/Viviane Werneck) Ao logar na plataforma, o Twitter avisa usuários do bug e recomenda mudar senha da conta (Foto: Reprodução/Viviane Werneck)

Ao logar na plataforma, o Twitter avisa usuários do bug e recomenda mudar senha da conta (Foto: Reprodução/Viviane Werneck)

“Lamentamos muito que isso tenha acontecido. Reconhecemos e valorizamos a confiança depositada em nós e estamos comprometidos em ganhá-la todos os dias”, o chefe de tecnologia do Twitter, Parag Agrawal, pediu desculpas em comunicado.

O Twitter garante que não há indícios de que as senhas tenham sido roubadas, mas recomenda ativar o login em duas etapas para evitar acessos não-autorizados. Além disso, é preciso trocar a senha o quanto antes, tanto no microblog quanto em outros sites em que o mesmo código foi utilizado. A empresa não revelou o número de contas atingidas.

Twitter: veja curiosidades sobre as redes sociais

Twitter: veja curiosidades sobre as redes sociais

Como alterar a senha do Twitter no PC

Passo 1. Clique na sua foto de perfil no canto superior direito da tela e selecione a opção “Configurações e privacidade”.

Acesse as configurações do Twitter na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse as configurações do Twitter na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as configurações do Twitter na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No menu lateral “Senha”, digite a senha atual no primeiro campo e defina um novo código nos campos seguintes. Confirme a ação no botão azul de “Salvar alterações”.

Altere a senha do Twitter (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Altere a senha do Twitter (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Altere a senha do Twitter (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como alterar a senha do Twitter no celular

Passo 1. Toque na sua foto de perfil no canto superior esquerdo da tela e selecione o menu “Configurações e privacidade”.

Acesse o menu de configurações do Twitter pelo celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o menu de configurações do Twitter pelo celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o menu de configurações do Twitter pelo celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Acesse a opção “Conta” e toque em “Senha” (caso seu celular tenha o sistema operacional Android) ou “Alterar senha” (se você tem um iPhone com iOS).

Acesse a opção de senha do Twitter para Android ou iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse a opção de senha do Twitter para Android ou iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse a opção de senha do Twitter para Android ou iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Digite a senha atual no primeiro campo. Nos dois campos seguintes, digite duas vezes a nova combinação de acesso. Toque em “Alterar senha” para ver a mensagem de confirmação na tela.

Mude a senha do Twitter para celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Mude a senha do Twitter para celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mude a senha do Twitter para celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

É importante definir senhas fortes em serviços como o Twitter. Uma alternativa é usar plataformas de gerenciamento de senhas para a tarefa, como o LastPass.

Via Twitter

MAIS DO TechTudo