Veja quatro maneiras diferentes de fazer print no Windows 10

O sistema operacional da Microsoft oferece algumas maneiras nativas de capturar a tela

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo

O Windows 10 permite fazer a captura da tela de formas nativas ao sistema. Entre elas, está a tradicional combinação da tecla "PrtScn" mais a colagem em um programa de edição de imagens. Outra opção é fazer o print automaticamente e ter a figura salva em uma pasta do computador. O sistema também possibilita o screenshot apenas da tela do programa em uso e ainda usar a ferramenta de captura, que oferece diversas possibilidades, como ajustar e salvar a reprodução do display. Confira como fazer print de quatro maneiras diferentes no sistema da Microsoft.

Veja como fazer capturas de tela de forma nativa no Windows 10 (Foto:  Luana Marfim/TechTudo) Veja como fazer capturas de tela de forma nativa no Windows 10 (Foto:  Luana Marfim/TechTudo)

Veja como fazer capturas de tela de forma nativa no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

1. Tecla de Print Screen

Modo mais conhecido e tradicional de reproduzir a tela do computador Windows, a partir da combinação de botões do teclado.

Passo 1. Pressione a tecla "PrtScn" no teclado. Em seguida, abra o programa no qual deseja copiar a imagem, como, por exemplo, o Paint, Photoshop, GIMP, Word ou mesmo um e-mail. Para isso, pressione ao mesmo tempo as teclas "Ctrl" + "V" ou clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Colar";

Cole a imagem capturada no Windows 10 no programa de sua preferência (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Cole a imagem capturada no Windows 10 no programa de sua preferência (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Cole a imagem capturada no Windows 10 no programa de sua preferência (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Conforme a aplicação onde a imagem da tela será colada, é possível editá-la. No Paint, por exemplo, o usuário pode clicar na opção seleção e, depois, marcar a área da imagem que deseja manter. Basta tocar no botão "Cortar" para concluir a ação;

A imagem capturada no Windows 10 pode ser editada no Paint (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) A imagem capturada no Windows 10 pode ser editada no Paint (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

A imagem capturada no Windows 10 pode ser editada no Paint (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 3. Ainda no Paint, é possível mudar o tamanho da imagem ao clicar em "Redimensionar". Além de fazer as alterações estéticas permitidas pela ferramenta;

É possível redimensionar a imagem no Paint do computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) É possível redimensionar a imagem no Paint do computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

É possível redimensionar a imagem no Paint do computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 4. Já no Word, por exemplo, é necessário clicar sobre a imagem para exibir a aba "Formatar". Quando a opção surgir, toque sobre ela;

O print feito no Windows 10 também pode ser colado no Word (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) O print feito no Windows 10 também pode ser colado no Word (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

O print feito no Windows 10 também pode ser colado no Word (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 5. Selecione o item "Cortar" e, em seguida, delimite a área desejada ao mover as linhas pretas. Por fim, aperte o botão "Cortar" novamente.

Também é possível editar a imagem da tela capturada no Word (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Também é possível editar a imagem da tela capturada no Word (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Também é possível editar a imagem da tela capturada no Word (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

2. Captura do programa em uso

O sistema da Microsoft permite capturar somente a tela da aplicação em uso. Deste modo, fica de fora do print informações desnecessárias, como a barra de ferramentas, por exemplo.

Passo 1. Pressione as teclas "Alt" + "PrtScn". Em seguida, é preciso colcar a imagem em algum programa, assim como no procedimento feito somente com o botão "PrtScn". Nesse caso, exemplificaremos a colagem com a reprodução de tela do Gmail, com atalho "Ctrl" + "V";

É possível colar a imagem obtida pelo print no Gmail (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) É possível colar a imagem obtida pelo print no Gmail (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

É possível colar a imagem obtida pelo print no Gmail (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. A plataforma de e-mail do Google permite aumentar ou reduzir o tamanho da imagem ao clicar sobre ela e arrastar as margens azuis ou ao clicar sobre as opções "Pequeno", "Melhor ajuste" ou "Tamanho original".

O tamanho da imagem capturada no Windows 10 também pode ser editado no Gmail (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) O tamanho da imagem capturada no Windows 10 também pode ser editado no Gmail (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

O tamanho da imagem capturada no Windows 10 também pode ser editado no Gmail (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

3. Salvar a imagem imediatamente

Nesta ação, ao associar a tecla com o símbolo do Windows e o botão Print Screen, o sistema salvará automaticamente a imagem em uma pasta chamada "Screenshots", específica para esse registro.

Passo 1. Combine, ao mesmo tempo, a tecla "PrtScn" + botão com o símbolo do Windows. A tela “piscará”, ou seja, ficará cinza por um segundo, a fim de registrar a ação. Em seguida, para encontrar a imagem, escreva "Capturas de tela" na barra de pesquisa do Windows e clique sobre a opção de pasta que aparecer;

Busque por "Capturas de tela" na barra de pesquisas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Busque por "Capturas de tela" na barra de pesquisas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Busque por "Capturas de tela" na barra de pesquisas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Ela estará disponível também no diretório “Este Computador > Imagens > Screenshots”. As imagens são salvas como arquivos em formato PNG.

As imagens capturadas são salvas imediatamente em uma pasta no PC no Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) As imagens capturadas são salvas imediatamente em uma pasta no PC no Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

As imagens capturadas são salvas imediatamente em uma pasta no PC no Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

4. Ferramenta de Captura

Além dos atalhos de teclado, o Windows dispõe de um programa nativo, simples de usar, chamado "Ferramenta de Captura". A aplicação traz opções como recorte livre da tela, print apenas da janela do programa em uso, entre outras. O software também permite editar e salvar a imagem, sem utilizar um app exterior.

Passo 1. Na barra de busca do Windows, digite "Ferramenta de Captura" e clique sobre o ícone do programa;

Busque pela "Ferramenta de Captura" na caixa de pesquisa do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Busque pela "Ferramenta de Captura" na caixa de pesquisa do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Busque pela "Ferramenta de Captura" na caixa de pesquisa do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Ao clicar em "Modo", você poderá escolher a região ou como o print será feito. Em "Recorte de Formato Livre", logo após a captura, o usuário pode selecionar a porção da imagem que quiser. Já em "Captura Retangular", o screenshot ficará limitado a esse formato. Enquanto em “Captura da janela”, o programa só irá registrar a tela do programa usado. Por fim, em “Recorte tela cheia”, toda a tela do computador será copiada;

Escolha o modo de captura de tela na Ferramenta de Captura do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) Escolha o modo de captura de tela na Ferramenta de Captura do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Escolha o modo de captura de tela na Ferramenta de Captura do Windows 10 (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 3. Escolhido o "Modo", basta selecionar a área desejada (no caso das duas primeiras opções) ou simplesmente deixar o programa atuar (no caso das duas últimas). A imagem será aberta em uma nova janela, com algumas opções, como copiar o arquivo, por exemplo;

É possível copiar a imagem na Ferramenta de Captura do Windows 10 para colar em outra aplicação (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) É possível copiar a imagem na Ferramenta de Captura do Windows 10 para colar em outra aplicação (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

É possível copiar a imagem na Ferramenta de Captura do Windows 10 para colar em outra aplicação (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 5. Para salvar o arquivo, toque sobre o ícone do disquete. Na caixa que abrir, escolha o formato para guardar a imagem: JPEG, GIF, PNG ou HTML. Por fim, vá em "Salvar".

A imagem capturada no Windows 10 pode ser salva em diferentes extensões (Foto: Reprodução/Taysa Coelho) A imagem capturada no Windows 10 pode ser salva em diferentes extensões (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

A imagem capturada no Windows 10 pode ser salva em diferentes extensões (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Pronto. Aproveite as dicas e printe qualquer tela no Windows 10 da maneira que preferir.

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

MAIS DO TechTudo