Vírus minera criptomoedas em segredo no Macbook; saiba se proteger

Minerador de criptomoeda do tipo Monero consome processamento e faz com que a bateria do notebook acabe rapidamente

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

Um malware desenvolvido para o sistema da Apple está contaminando Macbooks em todo o mundo. A praga, que foi descoberta por um usuário do fórum Reddit, se chama "mshelper" e consome uma grande quantidade de processamento do computador, comprometendo o desempenho da máquina e duração da bateria. O computador fica lento como consequência da mineração de criptomoedas do tipo Monero, que ocorre sem consentimento do usuário.

Felizmente, é bem fácil descobrir se o seu Mac está contaminado e basta apagar alguns arquivos para se livrar do vírus. Descubra, no tutorial a seguir, como verificar e remover o "mshelper" do macOS.

Malware para macOS deixa computador lento; saiba como verificar e remover (Foto: Divulgação/Apple) Malware para macOS deixa computador lento; saiba como verificar e remover (Foto: Divulgação/Apple)

Malware para macOS deixa computador lento; saiba como verificar e remover (Foto: Divulgação/Apple)

Como saber se o seu Mac está infectado

Passo 1. Primeiro, é preciso acessar o "Monitor de Atividade". Assim, pressione "command + barra de espaço" para abrir a busca do Spotlight e pesquise pelo aplicativo na barra de busca;

Abra o Monitor de Atividades do macOs (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o Monitor de Atividades do macOs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra o Monitor de Atividades do macOs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, na aba "CPU", clique sobre a coluna "% CPU" para ordenar os processos em ordem decrescente. Verifique se existe um processo chamado "mshelper" consumindo muito processamento do seu PC;

Ordene os processos pelo uso da CPU (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ordene os processos pelo uso da CPU (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ordene os processos pelo uso da CPU (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Você também pode usar a barra de buscas, no canto superior direito da janela, para pesquisar pelo processo. Caso encontre um com este nome, é sinal de que o seu Mac foi contaminado.

Pesquise pelo nome do malware (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Pesquise pelo nome do malware (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pesquise pelo nome do malware (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Finalizar o processo do malware pelo monitor de atividade, infelizmente, não resolve o problema. Isso apenas fará com que ele volte a ser executado alguns segundos depois. Para se livrar do minerador de criptomoedas, é necessário apagar dois arquivos. Confira como realizar o procedimento no passo a passo a seguir.

Como remover o malware

Passo 1. Pressione "Command + Shift + G" e, na janela que aparecer em seguida, digite "/Biblioteca/LaunchDaemons" (sem aspas) e pressione "Ir";

Abra a pasta indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra a pasta indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra a pasta indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Localize e apague o arquivo chamado "com.pplauncher.plist";

Apague o arquivo do malware (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Apague o arquivo do malware (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Apague o arquivo do malware (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Mais uma vez pressione "Command + Shift + G" e, agora, digite "/Biblioteca/Application Support" (sem aspas) e clique em "Ir";

Abra a pasta indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra a pasta indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra a pasta indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Localize e apague a pasta chamada "pplauncher".

Apague a pasta do malware (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Apague a pasta do malware (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Apague a pasta do malware (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Volte ao "Monitor de Atividades" e finalize o processo "mshelper". Para isso, basta selecioná-lo e clicar sobre o botão "X", no canto superior esquerdo da janela.

Finalize o processo do malware (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Finalize o processo do malware (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Finalize o processo do malware (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Dessa forma, o seu computador estará livre do malware "mshelper". Entretanto, é importante monitorar os processos do seu Mac nos próximos dias para ter certeza de que o malware não voltou.

Final Cut Pro da Apple roda apenas em Mac? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo