App do Google pesquisa seu rosto em obras de arte famosas; saiba como usar

Google Arts & Culture: como encontrar obras antigas parecidas com você.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O Google Arts & Culture é um aplicativo para iPhone (iOS) e Android que, entre outras funcionalidades, permite encontrar o seu irmão gêmeo do passado. O recurso, que já estava disponível no exterior há algum tempo, agora pode ser usado no Brasil. Tudo que o usuário deve fazer é tirar uma selfie. Os resultados, então, são exibidos em cartões, inclusive com uma taxa de correspondência.

Confira, a seguir, como usar o app Google Arts & Culture para encontrar retratos antigos semelhantes a você. O procedimento foi realizado em um iPhone 8, mas as dicas também valem para usuários de Android. É necessário ter a última versão do aplicativo instalada no celular (saiba como atualizar os apps).

Aprenda a usar o Google Arts & Culture para encontrar obras antigas parecidas com você (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo) Aprenda a usar o Google Arts & Culture para encontrar obras antigas parecidas com você (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Aprenda a usar o Google Arts & Culture para encontrar obras antigas parecidas com você (Foto: Bruno De Blasi/TechTudo)

Passo 1. Abra o app Google Arts & Culture e, na tela inicial, role até a seção "Pesquisar com sua selfie". Em seguida, toque em "Primeiros passos". Você precisa concordar com os termos do contrato para usar o recurso. Para isso, toque em "I accept".

Acesse a pesquisa com selfie e concorde com os termos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse a pesquisa com selfie e concorde com os termos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse a pesquisa com selfie e concorde com os termos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. O aplicativo solicitará permissão para usar a câmera do seu celular. Toque em "OK" para permitir. Na sequência, é necessário tirar uma selfie. Enquadre o seu rosto no retângulo e toque sobre o botão do obturador.

Permita o acesso à câmera e tire uma selfie (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Permita o acesso à câmera e tire uma selfie (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Permita o acesso à câmera e tire uma selfie (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Os resultados serão exibidos depois de alguns segundos. À esquerda do nome da obra, você pode ver a porcentagem de semelhança da sua selfie com o retrato. Deslize a tela para o lado para ver outros resultados. Caso queira saber mais detalhes sobre a obra, toque sobre o botão "i".

Visualizando detalhes sobre a obra (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Visualizando detalhes sobre a obra (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Visualizando detalhes sobre a obra (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Toque em "Compartilhar" para publicar o comparativo nas redes sociais ou enviar para amigos no WhatsApp ou Messenger. Por fim, selecione o aplicativo da rede social ou mensageiro desejado.

Compartilhando comparativo nas redes sociais (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Compartilhando comparativo nas redes sociais (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Compartilhando comparativo nas redes sociais (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como descobrir pelo celular se outra pessoa está usando suas fotos na web

Como descobrir pelo celular se outra pessoa está usando suas fotos na web

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo