Como configurar um roteador da TP-Link como access point

Roteadores da marca permitem alterar o modo de operação para ampliar o alcance da rede wireless via LAN

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Thiago Rocha, para o TechTudo

Os roteadores da TP-Link podem operar de maneira semelhante a um access point (“ponto de acesso”, em português). A solução é interessante para quem precisa levar o sinal de Internet a áreas em que a cobertura fornecida pelo roteador principal é limitada. A dica também pode ajudar o consumidor a "reviver" o aparelho da marca que teve sua porta WAN danificada, por exemplo.

A função permite maior controle de acesso e mantém a segurança e velocidade da rede. Veja a seguir o passo a passo necessário para configurar o recurso no roteador da TP-Link. O procedimento é feito por meio do painel de administração do dispositivo, que pode ser acessado em um computador com Windows, macOS ou Linux.

Roteador TP-Link pode funcionar como Access Point (Foto: Luciana Maline/TechTudo) Roteador TP-Link pode funcionar como Access Point (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Roteador TP-Link pode funcionar como Access Point (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Com um cabo Ethernet, conecte o seu computador a uma porta LAN do roteador que será utilizado como access point. Abra um navegador de Internet de sua preferência, digite na barra de endereço o IP do aparelho TP-Link e tecle "Enter" para acessar o painel de configurações. Essa informação costuma ser "192.168.0.1" (sem aspas), mas, caso não funcione, leia este outro tutorial ou assista ao vídeo abaixo para descobrir o endereço correto;

Aprenda a encontrar o endereço de IP do roteador

Aprenda a encontrar o endereço de IP do roteador

Passo 2. Utilize "admin" (sem aspas) como nome de usuário e senha para fazer login na página. Essa credencial só vale para os usuários que nunca alteraram a senha de acesso do roteador;

Faça login na página de configuração do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Faça login na página de configuração do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Faça login na página de configuração do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 3. Clique sobre o menu lateral "Operation Mode";

Acesse o menu indicado na imagem (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Acesse o menu indicado na imagem (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Acesse o menu indicado na imagem (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 4. Marque a opção "Access Point" e clique no botão "Save" para registrar as alterações no firmware. Aguarde o roteador reiniciar e siga para o próximo passo;

Mude o modo de operação do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Mude o modo de operação do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Mude o modo de operação do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 5. Clique no menu "Network" e, em seguida, sobre o submenu "LAN";

Acesse o menu de configurações de LAN (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Acesse o menu de configurações de LAN (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Acesse o menu de configurações de LAN (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 6. Na lista "LAN Type", selecione a opção "Static IP" e altere o endereço de IP para a mesma faixa do roteador principal. Por exemplo, se o endereço do roteador primário for "192.168.1.1", utilize "192.168.1.X" – sendo a letra "X" qualquer número maior que "1" e menor que "254". Não se esqueça de clicar em "Save";

Altere o endereço IP do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Altere o endereço IP do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Altere o endereço IP do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 7. Agora pegue outro cabo Ethernet e conecte uma das pontas a uma porta LAN do roteador principal. A outra ponta você deve encaixar na conexão LAN do aparelho TP-Link.

Conecte o roteador principal na porta Lan do roteador TP-Link através do cabo Ethernet (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Conecte o roteador principal na porta Lan do roteador TP-Link através do cabo Ethernet (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Conecte o roteador principal na porta Lan do roteador TP-Link através do cabo Ethernet (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Configurando a rede Wi-Fi

Passo 1. Vá até o menu "Wireless" e depois clique em "Basic Settings";

Acesse o menu que permite mudar o nome da rede Wi-Fi do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Acesse o menu que permite mudar o nome da rede Wi-Fi do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Acesse o menu que permite mudar o nome da rede Wi-Fi do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 2. No campo "Wireless Network Name", digite um nome de sua preferência para a rede Wi-Fi e clique em "Save";

Digite um nome para a rede Wi-Fi do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Digite um nome para a rede Wi-Fi do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Digite um nome para a rede Wi-Fi do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 3. Clique sobre o submenu "Wireless Security" e, no campo "Wireless Password", insira uma senha para proteger a rede Wi-Fi. Não se esqueça de clicar em "Save";

Insira uma senha para proteger a rede sem fio (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Insira uma senha para proteger a rede sem fio (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Insira uma senha para proteger a rede sem fio (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Passo 4. Além de fazer todas essas configurações é necessário desabilitar o DHCP. Para isso, vá até o menu indicado na imagem abaixo, marque a caixa "Disable" e salve as alterações;

Desabilite a o DHCP do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha) Desabilite a o DHCP do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Desabilite a o DHCP do roteador TP-Link (Foto: Reprodução/Thiago Rocha)

Pronto! O seu roteador já está configurado para operar em modo access point. Vale destacar que alguns modelos precisam ser reiniciados para que a Internet funcione perfeitamente.

Qual roteador Wi-Fi devo usar na minha casa? Descubra no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo