Como consultar o PIS/Pasep pelo celular com o app Caixa Trabalhador

Caixa informa disponibilidade e valor do benefício. Aplicativo traz calendário de saques.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O aplicativo Caixa Trabalhador, compatível com Android e iPhone (iOS), permite consultar a disponibilidade de saque do PIS/Pasep por meio do celular. Antes restrito a aposentados e maiores de 60 anos, o benefício foi estendido por decreto do Governo Federal a trabalhadores de todas as idades. Os valores estarão disponíveis a quem contribuiu entre os anos de 1971 e 1988 e ainda não resgatou todo o saldo. A estimativa é que 2,2 milhões de pessoas sejam beneficiadas.

O saque do PIS/Pasep é realizado em datas pré-estabelecidas, assim como ocorreu na liberação do FGTS inativo em 2017. Vale lembrar que os contemplados pelo benefício para o ano de 2016 tem até esta sexta-feira (29) para efetuar o resgate. Para 2017 será possível resgatar os valores a partir do dia 26 de julho. O calendário de pagamento varia de acordo com o mês de nascimento.

Veja como conferir a informação de forma segura no app oficial da Caixa Econômica Federal. O procedimento foi realizado em um Galaxy S8 com Android O.

Aplicativo Caixa Trabalhador mostra se há saque do PIS/Pasep disponível (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Aplicativo Caixa Trabalhador mostra se há saque do PIS/Pasep disponível (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Aplicativo Caixa Trabalhador mostra se há saque do PIS/Pasep disponível (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Caixa Trabalhador no celular. Insira o número do NIS e toque em “Acessar”. Não é preciso ter um cadastro prévio no serviço do Governo Federal para consultar a disponibilidade do benefício.

Acesse o banco de dados da Caixa com seu número NIS (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o banco de dados da Caixa com seu número NIS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o banco de dados da Caixa com seu número NIS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. O app mostra, na tela inicial, se existe cota do PIS disponível para você. Para saber o valor, é preciso informar a senha de cadastro. Use os atalhos na tela para recuperar uma senha esquecida ou efetuar um novo registro na Previdência Social.

Consulte valores disponíveis com a sua senha da Previdência (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Consulte valores disponíveis com a sua senha da Previdência (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Consulte valores disponíveis com a sua senha da Previdência (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. De posse dos valores disponíveis, é importante acompanhar as datas de liberação do benefício. Toque na aba “Calendários” para saber quais são os períodos de saques já divulgados. Os primeiros a receberem as cotas do PIS/Pasep são os contribuintes com idade a partir de 57 anos.

Acompanhe o calendário de saques (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acompanhe o calendário de saques (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acompanhe o calendário de saques (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como enviar uma mensagem de texto SMS grátis? Descubra no Fórum do TechTudo.

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

MAIS DO TechTudo