Por Paulo Alves, para o TechTudo


O gestor de finanças pessoais Mobills traz consulta integrada do CPF no Serasa Score pelo celular. Com dados obtidos diretamente da base da Serasa, o app mostra a pontuação usada pela entidade para medir a capacidade de pagamento de dívidas do usuário.

Apesar de ter versão para iPhone (iOS), o Mobills vem ganhando popularidade especialmente entre usuários de Android. O app chegou a ser destaque na Google Play, o único brasileiro a ser selecionado pelo Google para compor a vitrine da loja no primeiro trimestre de 2018. Veja no tutorial abaixo como usar o programa para consultar o seu score.

App Mobills tem consulta de Serasa Score integrada — Foto: Paulo Alves/TechTudo App Mobills tem consulta de Serasa Score integrada — Foto: Paulo Alves/TechTudo

App Mobills tem consulta de Serasa Score integrada — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Segundo o portal Serasa Consumidor, o Serasa Score é fruto da análise de informações existentes na base de dados da instituição. Eles são obtidos por meio de empresas e instituições financeiras parceiras. Informações sobre eventuais dívidas pagas ou não pagas em seu nome são combinadas para criar um índice único. O indicador vai de 0 a 1.000: quanto mais alto, melhor avaliado é o CPF e maior é a probabilidade de conseguir crédito na praça.

A consulta do score está disponível de forma gratuita também no site da Serasa. Com a integração no Mobills, porém, usuários do app têm a ferramenta mais acessível no celular a qualquer momento. Veja como usar.

Passo 1. Baixe e instale o Mobills no celular e crie uma conta gratuita usando e-mail ou seu perfil do Google ou Facebook.

Crie uma conta no Mobills — Foto: Reprodução/Helito Bijora Crie uma conta no Mobills — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Crie uma conta no Mobills — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. Após fazer as configurações iniciais no aplicativo, acesse o menu mais à direita da barra inferior para abrir o seu perfil. Toque em “Consulta Serasa Score”.

Acesse a função Serasa Score no Mobills — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse a função Serasa Score no Mobills — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse a função Serasa Score no Mobills — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. O Mobills requer o preenchimento de um novo formulário com CPF, data de nascimento e outras informações pessoais. Preencha para avançar. Em testes conduzidos pelo TechTudo, o Mobills falhou em redirecionar do cadastro de CPF para a tela do Serasa Score. Caso isso ocorra, feche o aplicativo e encerre. Ao reabrir, volte a acessar a opção “Consulta Serasa Score”.

Complete o cadastro no Mobills — Foto: Reprodução/Paulo Alves Complete o cadastro no Mobills — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Complete o cadastro no Mobills — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. É preciso ter uma conta no Serasa para consultar informações do seu CPF. Toque em “Fazer login” para inserir e-mail e senha ou selecione “Como criar um cadastro” para completar o registro fora do aplicativo.

Acesse sua conta do Serasa no Mobills — Foto: Reprodução/Paulo Alves Acesse sua conta do Serasa no Mobills — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Acesse sua conta do Serasa no Mobills — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 5. Ao efetuar login, o Mobills exibe na tela a pontuação atualizada na base de dados do Serasa. Deslize para a direita para entender melhor o que a pontuação significa para instituições financeiras.

Consulte sua pontuação e deslize lateralmente para entender o score — Foto: Reprodução/Paulo Alves Consulte sua pontuação e deslize lateralmente para entender o score — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Consulte sua pontuação e deslize lateralmente para entender o score — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Com informações: Serasa Consumidor

Como atualizar o iOS no iPhone e iPad

Como atualizar o iOS no iPhone e iPad

Mais do TechTudo