Como desativar a administração remota no roteador

Veja como desligar função que pode servir de porta de entrada para hackers na sua rede doméstica

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O gerenciamento remoto dos roteadores permite acessar as configurações de um aparelho à distância, sem estar conectado diretamente à rede. A função é útil para receber suporte técnico ou apenas para mudar a senha do Wi-Fi mesmo longe de casa. No entanto, a opção é mais indicada para usuários avançados, já que abre caminho para acessos de terceiros.

Desabilitar a administração remota é uma das providências para combater o VPNFilter, malware descoberto no início de junho de 2018 que pode roubar senhas de usuários e já atingiu mais de 700 mil roteadores no mundo todo. Confira no passo a passo a seguir como desligar o recurso no painel do roteador.

Como configurar a senha do seu roteador Wi-Fi

Como configurar a senha do seu roteador Wi-Fi

Passo 1. É preciso saber o IP do roteador para acessar o painel. O endereço costuma ser 192.168.0.1, 192.168.0.0, entre outras variações, mas é possível descobrir com o comando ipconfig no computador ou checando as configurações de Wi-Fi do celular;

Descubra o IP do roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Descubra o IP do roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Descubra o IP do roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Acesse o roteador com login e senha. As informações variam conforme o modelo ou o provedor de Internet. Por padrão, o login tende a ser “admin” ou ficar em branco. Já a senha pode tomar a forma de uma das seguintes opções: “admin”, “password”, “1234”, os últimos dígitos do ID do roteador conforme a etiqueta no aparelho, ou vazio (em branco). Teste as combinações para entrar;

Acesse o roteador com login e senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o roteador com login e senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o roteador com login e senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Busque pela opção "gerenciamento remoto" (remote management), "administração remota" (remote administration) ou "configuração remota" (remote configuration). A opção costuma estar localizada no menu "Avançado" (Advanced) do painel. Podem haver variações entre esses termos. Em um roteador da Thomson, por exemplo, a função se chama “Remote Config Management”. Certifique-se de que o recurso esteja desativado;

Desative o gerenciamento remoto (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Desative o gerenciamento remoto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Desative o gerenciamento remoto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Para finalizar, aplique a alteração clicando em “Salvar” (Save) ou "Aplicar" (Apply), possivelmente no rodapé da página. A partir daí, o roteador não permitirá conexões ao painel a não ser que o usuário esteja dentro do alcance do Wi-Fi ou conectado via cabo diretamente ao aparelho. A medida elimina a conveniência da administração remota, mas, em contrapartida, torna o roteador mais seguro.

Salve a alteração (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Salve a alteração (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Salve a alteração (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como configurar e ativar um roteador? Saiba no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo