Como enviar e receber arquivos por Bluetooth no Android

Transferência por conexão sem fio poupa gastos com internet 4G.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Raquel Freire, para o TechTudo

Enviar arquivos via Bluetooth no Android é muito prático. Além de se conectar com fones de ouvido e caixas de som, a tecnologia também serve para mandar fotos, vídeos e documentos salvos no Android. O recurso pode ser útil em momentos em quando se deseja trocar mídias, mas não há Wi-Fi ou plano de dados móveis disponíveis.

Para saber como trocar arquivos com seus amigos, o TechTudo te ensina no passo a passo a seguir. Confira o tutorial e gaste menos Internet com transferências de arquivos no seu smartphone.

Veja como enviar e receber arquivos por Bluetooth no Android (Foto: Raquel Freire/TechTudo) Veja como enviar e receber arquivos por Bluetooth no Android (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Veja como enviar e receber arquivos por Bluetooth no Android (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Enviar arquivos

Passo 1. Ative o Bluetooth do dispositivo que você deseja enviar o arquivo. Para isso, arraste a barra de status para baixo e toque em "Bluetooth". Ative a conectividade, aguarde alguns segundos para o celular encontrar o outro dispositivo, e, então, toque nele.

Ativação do Bluetooth no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Ativação do Bluetooth no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ativação do Bluetooth no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Aparecerá uma mensagem com um código numérico nos dois dispositivos. Pressione o botão "Parear" (ou "Pair", se estiver em inglês) e faça o mesmo no outro celular.

Código de pareamento via Bluetooth no Android e em outro celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Código de pareamento via Bluetooth no Android e em outro celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Código de pareamento via Bluetooth no Android e em outro celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Abra o arquivo que você quer enviar no Android. Clique no botão de compartilhamento e, na sequência, selecione "Bluetooth".

Botão de compartilhamento de arquivo via Bluetooth no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Botão de compartilhamento de arquivo via Bluetooth no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Botão de compartilhamento de arquivo via Bluetooth no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. O Android exibirá todos os dispositivos atualmente emparelhados via Bluetooth. Toque sobre o nome do telefone para selecioná-lo. Aparecerá uma mensagem no dispositivo de destino perguntando se a pessoa aceita receber o arquivo. Aperte em "Aceitar" (ou "Accept") para prosseguir.

Mensagem de autorização para recebimento do arquivo via Bluetooth no dispositivo destinatário (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Mensagem de autorização para recebimento do arquivo via Bluetooth no dispositivo destinatário (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Mensagem de autorização para recebimento do arquivo via Bluetooth no dispositivo destinatário (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. O procedimento de envio via Bluetooth terá início assim que a solicitação for aceita no outro dispositivo. Ao final, o arquivo será exibido na lista de transferências Bluetooth do smartphone que recebeu a mídia.

Arquivo enviado do Android para outro celular via Bluetooth (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Arquivo enviado do Android para outro celular via Bluetooth (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Arquivo enviado do Android para outro celular via Bluetooth (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Receber arquivos

Passo 1. Com os dispositivos emparelhados, assim que alguém lhe enviar um arquivo via Bluetooth no Android, uma notificação aparecerá. Expanda a notificação e clique em "Aceitar". A transferência terá início imediato.

Aceitação para receber arquivo de outro dispositivo via Bluetooth no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Aceitação para receber arquivo de outro dispositivo via Bluetooth no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aceitação para receber arquivo de outro dispositivo via Bluetooth no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Quando o download do arquivo terminar, ele aparecerá na lista de "Transferências recebidas", acessível pelo menu Bluetooth do Android. Basta tocar nele e escolher o app mais indicado para abrir – neste caso, como trata-se de uma foto, a mídia foi aberta com o Google Fotos.

Foto recebida por Bluetooth no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Foto recebida por Bluetooth no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Foto recebida por Bluetooth no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum TechTudo

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

MAIS DO TechTudo