Como fazer backup e migrar Google Drive para OneDrive, Dropbox ou Box

Google permite migrar arquivos de uma nuvem para outra sem passar pelo computador do usuário.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Google oferece uma maneira simples de fazer backup do Drive para outras opções de armazenamento em nuvem. Por meio da ferramenta de download de dados da empresa, é possível transferir os itens guardados na plataforma online para alternativas como OneDrive, Dropbox e Box. O recurso evita que seja necessário baixar documentos, imagens e pastas para o computador antes de fazer o upload para outro site, o que acelera o processo de migração. Veja como mover arquivos do Google para serviços rivais.

Tutorial ensina como migrar entre os serviços de armazenamento em nuvem (Foto: Arte/TechTudo) Tutorial ensina como migrar entre os serviços de armazenamento em nuvem (Foto: Arte/TechTudo)

Tutorial ensina como migrar entre os serviços de armazenamento em nuvem (Foto: Arte/TechTudo)

Passo 1. Acesse a página Minha Conta (myaccount.google.com) no navegador e faça login na sua conta Google. Depois, selecione a opção “Controlar seu conteúdo”, na seção "Informações pessoais e privacidade";

Acesse o controle de conteúdo da sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o controle de conteúdo da sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o controle de conteúdo da sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Selecione “Criar arquivo” para acessar a ferramenta de download de dados da empresa;

Acesse a ferramenta de download de conteúdo do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse a ferramenta de download de conteúdo do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse a ferramenta de download de conteúdo do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Por padrão, o Google marca todos os produtos para backup. Clique no botão “Não selecionar nenhum” para desmarcar todos e, depois, ligue apenas a chave ao lado do Drive;

Ative o backup apenas do Google Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Ative o backup apenas do Google Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ative o backup apenas do Google Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. É possível incluir no backup todas as pastas do Drive ou apenas alguns diretórios selecionados. O Google também permite escolher os formatos nos quais os arquivos serão exportados. Certifique-se de que formatos do Office e JPEG (para imagens) estejam selecionados para garantir compatibilidade em outros serviços;

Selecione pastas e formatos de arquivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Selecione pastas e formatos de arquivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Selecione pastas e formatos de arquivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Em seguida, role até o fim da página e aperte “Próxima”;

Vá até o rodapé para avançar (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Vá até o rodapé para avançar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Vá até o rodapé para avançar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Na opção “Método de exibição”, selecione um dos serviços de armazenamento em nuvem disponíveis;

Selecione uma nuvem para transferir seus arquivos do Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Selecione uma nuvem para transferir seus arquivos do Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Selecione uma nuvem para transferir seus arquivos do Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Prossiga em “Vincular conta e criar arquivo”;

Avance para conectar o Drive à nuvem escolhida (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Avance para conectar o Drive à nuvem escolhida (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Avance para conectar o Drive à nuvem escolhida (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Faça login na sua conta do serviço selecionado, como OneDrive, Dropbox e Box;

Faça login no serviço selecionado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Faça login no serviço selecionado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Faça login no serviço selecionado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 9. Por fim, conceda permissão para que o Google acesse o serviço para transferir seus arquivos de uma nuvem para a outra. Em seguida, basta aguardar a finalização do backup do Drive e a transferência direta para plataforma de armazenamento selecionada, sem intermédio do computador do usuário.

Permita que o Google crie uma pasta de arquivos do Drive em outro serviço (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Permita que o Google crie uma pasta de arquivos do Drive em outro serviço (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Permita que o Google crie uma pasta de arquivos do Drive em outro serviço (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Após a migração dos dados é possível optar entre limpar o Drive para reutilizar o espaço gratuito do Google ou manter os arquivos originais para manter a segunda nuvem apenas como backup de segurança.

Como recuperar o botão 'ver imagem' do Google

Como recuperar o botão 'ver imagem' do Google

MAIS DO TechTudo