Como fazer um fluxograma no Word

Programa da Microsoft dispensa editores de imagem para criar fluxos simples para um documento.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O Word permite criar fluxogramas e infográficos com facilidade para compor documentos no computador. A função SmartArt oferece um painel vasto de opções de layout para organizar as informações de um fluxo. Basta escolher o modelo pronto desejado, preencher com as informações e ajustar o visual. O recurso se mostra útil especialmente em PCs que não contam com editor avançado de formas instalado, já que pode executar a tarefa sem sair da edição de texto. Confira a seguir como usar a ferramenta no programa da Microsoft.

Como selecionar todo o texto no Word de uma vez só

Como selecionar todo o texto no Word de uma vez só

Passo 1. Acesse o menu “Inserir” e selecione a opção “SmartArt” para acessar o painel de formas. Clique na seção “Processos” para ver modelos de fluxogramas;

Escolha um SmartArt do menu Processos (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Escolha um SmartArt do menu Processos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Escolha um SmartArt do menu Processos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Ao selecionar um modelo, o Word insere a forma automaticamente no documento e permite edição direta. Clique em cada item na caixa para editar o conteúdo. O formato do fluxograma se adequará automaticamente ao tamanho do texto digitado;

Preencha o conteúdo na caixa de texto (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Preencha o conteúdo na caixa de texto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Preencha o conteúdo na caixa de texto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Use o menu “Design” do Word para mudar o visual do fluxograma. Na opção “Alterar cores”, é possível mudar a paleta por alternativas pré-definidas de cor;

Mude as cores do fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Mude as cores do fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mude as cores do fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. No painel ao lado, expanda a lista para obter outros visuais para o seu fluxograma. As opções incluem diferentes tipos de efeitos, incluindo versão em 3D;

Adicione efeitos ao fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Adicione efeitos ao fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Adicione efeitos ao fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. É possível também modificar detalhes manualmente. Para isso, clique no fluxograma com o botão direito do mouse e selecione “Formatar forma”;

Ajuste manualmente as propriedades do fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Ajuste manualmente as propriedades do fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ajuste manualmente as propriedades do fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. No painel à direita, explore as opções de preenchimento de fundo e de linha;

Ajuste fundo e linha do fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Ajuste fundo e linha do fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ajuste fundo e linha do fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Em seguida, acesse as opções de forma para ajustar sombra, reflexo, brilho e outros atributos dos contornos do seu fluxograma;

Formate o visual do fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Formate o visual do fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Formate o visual do fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Por fim, acesse os ajustes de caixa de texto para mudar alinhamento, direção e outros aspectos do conteúdo do fluxograma. As alterações são sempre aplicadas em tempo real diretamente no documento.

Edite a aparência do texto que integra o fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Edite a aparência do texto que integra o fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Edite a aparência do texto que integra o fluxograma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Office 2007 com problema. Como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo