Como limpar o cache de apps rapidamente e liberar memória no Android O

Sistema operacional possibilita acesso rápido para a limpeza de cache das aplicações.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo

O Android O permite limpar o cache de um aplicativo específico rapidamente. O recurso é ideal para quem procura mais espaço para instalar apps, guardar músicas, fotos, vídeos, entre outros, no celular, e para corrigir problemas em aplicativos, como lentidão e travamentos.

Confira o tutorial a seguir e saiba como limpar o cache do seu celular em poucos passos. O procedimento abaixo foi realizado em um Moto Z2 Play com Android Oreo (8.0), mas pode ser usado, também, em outros smartphones Android.

Android O permite limpar o cache dos apps rapidamente (Foto: Ana Marques/TechTudo) Android O permite limpar o cache dos apps rapidamente (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Android O permite limpar o cache dos apps rapidamente (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Passo 1. Pressione o ícone do aplicativo o qual deseja limpar o cache por alguns segundos até surgir o item “Informações do app”. Clique sobre ele e, na tela que abrir, toque na opção “Armazenamento”.

Acesse as informações do app no Android O (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Acesse as informações do app no Android O (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Acesse as informações do app no Android O (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Dentre as informações sobre armazenamento, está o quanto de memória temporária a aplicação está consumindo. Para liberar esse espaço, clique no botão “Limpar cache”.

Clique na opção "Limpar cache" do Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Clique na opção "Limpar cache" do Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Clique na opção "Limpar cache" do Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo.

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

MAIS DO TechTudo