Como receber o aviso de restituição do Imposto de Renda pelo celular

Aplicativo da Receita Federal exibe alerta quando lote é liberado.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Helito Bijora, para o TechTudo

O app Pessoa Física, da Receita Federal, permite configurar um aviso no celular sobre a restituição do Imposto de Renda. O recurso é útil para saber exatamente quando a sua restituição estará disponível, já que não existe uma data fixa – ela é liberada em lotes de acordo com a data de entrega da declaração de IR, com prioridade para idosos e pessoas com necessidades especiais.

No tutorial a seguir, aprenda a configurar o alerta de restituição do Imposto de Renda pelo celular. O procedimento foi realizado em um iPhone (iOS), mas as dicas também valem para usuários de celulares com Android.

App da Receita Federal notifica usuário sobre disponibilidade da restituição (Foto: Helito Bijora/TechTudo) App da Receita Federal notifica usuário sobre disponibilidade da restituição (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

App da Receita Federal notifica usuário sobre disponibilidade da restituição (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Abra o app Pessoa Física e escolha a opção "Consulta Restituição". Em seguida, digite o seu CPF e mantenha o ano 2018 selecionado na opção à direita. Agora, toque sobre o ícone da lupa.

Digite o seu CPF na consulta de restituição (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Digite o seu CPF na consulta de restituição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Digite o seu CPF na consulta de restituição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Toque sobre o ícone da estrela à esquerda do seu nome. Dessa forma, quando a sua restituição estiver disponível, você receberá uma notificação em seu celular informando.

Ativando alerta sobre disponibilidade da restituição (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando alerta sobre disponibilidade da restituição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando alerta sobre disponibilidade da restituição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite a dica para ser alertado assim que o lote com a sua restituição de IR for liberado.

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

MAIS DO TechTudo