Como usar a câmera do celular Motorola para tirar fotos incríveis

App nativo foi reformulado com recursos que melhora composição das imagens.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Raquel Freire, para o TechTudo

O novo app de câmera da Motorola mudou o jeito de capturar fotos e vídeos com o celular. Liberada em abril, a atualização abandonou o toque em qualquer lugar da tela como forma padrão de fazer os registros, o que não agradou muitos usuários. A boa notícia é que a forma antiga pode voltar a funcionar com uma simples mudança nas configurações.

O aplicativo simplificou ajustes e trouxe novas ferramentas no update, que afeta todos os smartphones de 2018, maior parte dos lançamentos de 2017 e alguns modelos de 2016. A seguir, o TechTudo traz dicas para melhorar a composição, aumentar qualidade das imagens e facilitar a captura.

Câmera Motorola: veja dicas para tirar fotos incríveis com seu celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Câmera Motorola: veja dicas para tirar fotos incríveis com seu celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Câmera Motorola: veja dicas para tirar fotos incríveis com seu celular (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Capture tocando em qualquer lugar da tela

Passo 1. Para voltar a tirar fotos tocando em qualquer parte da tela, abra o app da câmera e toque no menu de ferramentas. Em seguida toque em "Configurar", no canto superior direito.

Menu de configurações do novo app de câmera da Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Menu de configurações do novo app de câmera da Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Menu de configurações do novo app de câmera da Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Em "Geral", você verá a chave "Capturar em qualquer lugar" desativada. Dê um toque nela para ativá-la. A partir de agora, você pode tirar fotos como antes, sem precisar pressionar o botão de obturador. Essa ferramenta também faz com que, ao deslizar o dedo sobre a tela, apareça a ferramenta de zoom.

Ativação da captura de foto no Motorola com toque em qualquer parte da tela (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Ativação da captura de foto no Motorola com toque em qualquer parte da tela (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ativação da captura de foto no Motorola com toque em qualquer parte da tela (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

A regra dos terços

Nas configurações, desça até "Foto" e ative a chave "Grade de assistência". Isso fará com que seja exibida uma grade sobre a imagem para aplicação da regra dos terços, princípio que ajuda na composição da fotografia.

Grade de assistência do app da Motorola ajuda a compor fotos usando regra dos terços (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Grade de assistência do app da Motorola ajuda a compor fotos usando regra dos terços (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Grade de assistência do app da Motorola ajuda a compor fotos usando regra dos terços (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Câmera instantânea

Passo 1. A ativação da "Câmera instantânea" faz com que a câmera seja aberta sempre que você girar o aparelho duas vezes. Se o app já estiver aberto, o movimento causa a alternação entre as câmeras traseira e frontal.

Ativação da câmera instantânea no app da Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Ativação da câmera instantânea no app da Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ativação da câmera instantânea no app da Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. A ativação do recurso permite abrir a câmera rapidamente, diminuindo as chances de perder um momento importante.

Funcionamento do recurso câmera instantânea no celular Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Funcionamento do recurso câmera instantânea no celular Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aumente a resolução do vídeo

Passo 1. Na maior parte das vezes, a resolução do vídeo da câmera traseira vem definida com um valor inferior ao que ela consegue registrar. Para obter o máximo de definição nos seus filmes, entre nas configurações, vá até "Vídeo" e toque em "Tamanho do vídeo". Escolha a resolução desejada – neste exemplo, o padrão era Full HD e mudamos para 4K a 30 fps.

Aumento da resolução do vídeo da câmera traseira do smartphone Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Aumento da resolução do vídeo da câmera traseira do smartphone Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aumento da resolução do vídeo da câmera traseira do smartphone Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Mude o formato e qualidade da foto

Também é possível alterar a qualidade e o formato das fotos registradas com a câmera principal. Para isso, clique em "Tamanho da foto" e escolha a melhor combinação para você. Neste exemplo, selecionamos resolução de 9,7 megapixels no formato 16:9. Lembre-se de que, quanto maior a qualidade da imagem, mais espaço ela ocupará no dispositivo.

Alteração de resolução e formato da foto capturada com a câmera principal do celular Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Alteração de resolução e formato da foto capturada com a câmera principal do celular Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Alteração de resolução e formato da foto capturada com a câmera principal do celular Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como comprar celular nos Estados Unidos? Usuários trocam dicas no Fórum TechTudo

Moto Z3 Play: conheça o smartphone da Motorola

Moto Z3 Play: conheça o smartphone da Motorola

MAIS DO TechTudo