Como usar o app JBL Connect com sua caixa de som Bluetooth

Com visual objetivo, aplicativo pode conectar múltiplas caixas de som da JBL e atualizar software do speaker

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Raquel Freire, para o TechTudo

O JBL Connect conecta várias caixas de som Bluetooth da marca para tocarem ao mesmo tempo. Mas isso não quer dizer que o app, com versões para Android e iPhone (iOS), tenha apenas essa ferramenta. Ele também permite usar a caixa para enviar comandos à Siri e ao Google Assistente, atualizar o firmware, entre outras pequenas funcionalidades que tornam o uso do alto-falante mais prático.

O aplicativo opera com as caixas JBL Flip 4, Flip 3, Charge 3, Pulse 3, Pulse 2, Xtreme 2, Xtreme e Boombox. Vale lembrar que apenas as mais novas – Flip 4, Pulse 3, Xtreme 2 e Boombox – possuem o JBL Connect+, tecnologia que permite conectar mais de 100 aparelhos simultaneamente. Os outros modelos trazem a versão original da conectividade, que funciona com dois speakers. Veja a seguir como funciona o JBL Connect e aprenda a usar todos os seus recursos.

Aprenda a usar todas as funções do JBL Connect, app para conectar caixas de som Bluetooth da marca (Foto: Raquel Freire/TechTudo) Aprenda a usar todas as funções do JBL Connect, app para conectar caixas de som Bluetooth da marca (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Aprenda a usar todas as funções do JBL Connect, app para conectar caixas de som Bluetooth da marca (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Emparelhar a caixa ao JBL Connect

Passo 1. Após instalar o JBL Connect, abra o app e marque as caixas "The End User License Agreement" (acordo de licença do usuário final) e "Harman Privacy Statement" (declaração de privacidade da Harman). Pressione o botão "Iniciar" e depois dê permissão para que o app acesse sua localização;

Telas iniciais do JBL Connect ao ser aberto pela primeira vez (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Telas iniciais do JBL Connect ao ser aberto pela primeira vez (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Telas iniciais do JBL Connect ao ser aberto pela primeira vez (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Aperte o botão de ligar na caixa de som e depois pressione o botão de Bluetooth, indicado com uma seta na imagem abaixo. A caixa emitirá um sinal sonoro e o botão de ligar piscará em tom azul;

Ativação do Bluetooth na caixa de som da JBL (Foto: Raquel Freire/TechTudo) Ativação do Bluetooth na caixa de som da JBL (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Ativação do Bluetooth na caixa de som da JBL (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 3. No seu celular, ative o Bluetooth e realize o processo de emparelhamento de acordo com o sistema – no menu "Configurar" do Android ou em "Ajustes" no iPhone;

Emparelhamento da caixa de som da JBL com o celular via Bluetooth (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Emparelhamento da caixa de som da JBL com o celular via Bluetooth (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Emparelhamento da caixa de som da JBL com o celular via Bluetooth (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. O app levará poucos segundos para reconhecer a caixa de som. Na sequência, o JBL Connect exibirá um pequeno tutorial com todas as suas funções. Deslize o dedo para a esquerda para passar as instruções e, na última tela, toque em "Iniciar";

Passagem das telas do tutorial com funções do JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Passagem das telas do tutorial com funções do JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passagem das telas do tutorial com funções do JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. O JBL Connect já está pronto para uso. O app vai exibir uma foto da sua caixa de som na tela principal. Sempre que tocar nela, o alto-falante emitirá um sinal sonoro.

Tela principal do JBL Connect com caixa de som emparelhada (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Tela principal do JBL Connect com caixa de som emparelhada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Tela principal do JBL Connect com caixa de som emparelhada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Conectar múltiplas caixas de som

Antes de tudo, é preciso destacar que caixas com Connect não se conectam com as Connect+. Ou seja: é preciso ter speakers com a mesma tecnologia para que elas toquem juntas. Este tutorial foi realizado com duas Flip 3, modelo que possui a versão original do Connect. O procedimento e o app são os mesmos para as caixas com Connect+, que ainda suportam conectar um número maior de aparelhos.

Passo 1. Quando uma caixa JBL já estiver emparelhada e conectada ao app, pressione o botão "Connect" em todas as caixas. Não é preciso ativar o Bluetooth nem emparelhar os demais dispositivos ao celular, pois o sistema realizará uma comunicação direta entre os dois modelos. O aplicativo JBL Connect permite conectar duas ou três caixas para tocarem juntas;

Indicação do botão Connect nas duas caixas JBL Flip 3 (Foto: Raquel Freire/TechTudo) Indicação do botão Connect nas duas caixas JBL Flip 3 (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Indicação do botão Connect nas duas caixas JBL Flip 3 (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 2. O JBL Connect imediatamente exibirá a outra caixa de som. Escolha o modo "Festa" para as caixas tocarem juntas ou "Estéreo", que fará com que elas reproduzam áudio Hi-Fi.

App JBL Connect com duas caixas de som conectadas ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Raquel Freire) App JBL Connect com duas caixas de som conectadas ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

App JBL Connect com duas caixas de som conectadas ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Usar o assistente de voz do celular pela caixa de som

Passo 1. O JBL Connect permite usar as assistentes de voz do iPhone, a Siri, ou do Android, a Google Assistente, diretamente pela caixa de som. Para isso, coloque a chave laranja, que estará em "Play/Pausa", para a posição "Assistente de voz". Na janela que aparecerá, pressione "Entendi";

Ativação do uso da assistente de voz do Android pela caixa de som JBL (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Ativação do uso da assistente de voz do Android pela caixa de som JBL (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ativação do uso da assistente de voz do Android pela caixa de som JBL (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. O uso da assistente de voz por meio da caixa da JBL estará ativo. Agora vá até o alto-falante e pressione o botão de telefone, que funcionará como o "Ok, Google" no Android ou como o "E aí, Siri" no iPhone. A caixinha emitirá um sinal sonoro indicando que você já pode fazer comando para a assistente;

Botão de ativação das assistentes de voz do Google e Apple na caixa de som JBL  (Foto: Raquel Freire/TechTudo) Botão de ativação das assistentes de voz do Google e Apple na caixa de som JBL  (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Botão de ativação das assistentes de voz do Google e Apple na caixa de som JBL (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 6. Faça os comandos direcionando a voz para a parte frontal da caixa Bluetooth, onde fica posicionado o microfone. Você pode usar a função para ações como fazer ligações para seus contatos, acessar sites ou mandar e-mails.

Google Assistente sendo usada a partir da caixa de som Bluetooth JBL Flip3 (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Google Assistente sendo usada a partir da caixa de som Bluetooth JBL Flip3 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Google Assistente sendo usada a partir da caixa de som Bluetooth JBL Flip3 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Atualizar o software

Passo 1. O JBL Connect também oferece um jeito simples de atualizar o firmware da caixa de som. Se aparecer uma exclamação na imagem da sua caixa de som dentro do app, é sinal de que há uma versão mais nova do software disponível. Para fazer o update, primeiro ligue a caixa e conecte-a à tomada. Depois toque no ícone de exclamação e pressione "OK";

Sinal de exclamação no app da caixa da JBL indica que software está desatualizado (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Sinal de exclamação no app da caixa da JBL indica que software está desatualizado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Sinal de exclamação no app da caixa da JBL indica que software está desatualizado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Primeiro, o app vai baixar o pacote de atualização e depois realizar a instalação. Não saia do JBL Connect, não desligue a tela do celular e nem a caixa de som. O procedimento demora entre 10 e 15 minutos. Portanto, aguarde;

Download e instalação da atualização de firmware da caixa de som JBL (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Download e instalação da atualização de firmware da caixa de som JBL (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Download e instalação da atualização de firmware da caixa de som JBL (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Assim que a instalação for concluída, a caixa de som vai reiniciar sozinha e ativar o Bluetooth automaticamente. Quando o aparelho for religado, o JBL Connect identificará a caixa e exibirá a mensagem "Upgrade successful", indicando que a atualização foi completada com êxito. Clique "Ok" para fechar a mensagem.

Atualização do software da caixa de som JBL concluída pelo JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Atualização do software da caixa de som JBL concluída pelo JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Atualização do software da caixa de som JBL concluída pelo JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Outras funções

Passo 1. Você ainda pode alterar o nome da sua caixa de som no app. Isso tornará mais fácil identificá-la, principalmente se você está conectando modelos iguais e os outros dispositivos não são seus. Para fazer isso, toque sobre o nome do modelo na tela principal do JBL Connect. Digite o nome desejado e pressione "OK";

Mudança de nome da caixa JBL no app JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Mudança de nome da caixa JBL no app JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Mudança de nome da caixa JBL no app JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. O aplicativo exibirá uma mensagem informando que a mudança de nome será concluída quando a caixa de som for reiniciada. Pressione "OK" e, se desejar, reinicie imediatamente para ver a alteração. Por fim, sempre que você tiver alguma dúvida sobre as funcionalidades do app, poderá consultar o tutorial rápido clicando no ícone de informação, localizado no canto superior da tela;

Caixa de som JBL com nome alterado e indicação do botão de informações do JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Caixa de som JBL com nome alterado e indicação do botão de informações do JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Caixa de som JBL com nome alterado e indicação do botão de informações do JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. O botão de informações abrirá o mesmo tutorial exibido na primeira execução do app JBL Connect.

Tutorial com funções do aplicativo JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Tutorial com funções do aplicativo JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Tutorial com funções do aplicativo JBL Connect (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual é a melhor caixa de som Bluethooth? Descubra no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo