Por Marcell Santos, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Dauntless é um RPG de ação cooperativa disponível para PC (Windows) que vem ganhando muitos fãs desde que foi liberado em versão beta aberto de forma gratuita. Apesar das semelhanças com Monster Hunter, ele tem seu estilo único e vem garantindo cada vez mais espaço entre a comunidade gamer e os amantes do gênero RPG.

O game se passa nas Ilhas Partidas onde o que resta da humanidade vive e precisa enfrentar ameaças à sua sobrevivência com a ajuda dos Slayers (caçadores/assassinos). Confira a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a mandar bem no game, e melhorar sua performance nas batalhas insanas contra as bestas gigantes do jogo conhecidas como Behemoths.

Melhorar armas e armaduras

Por se tratar de um game estilo RPG, uma dica muito importante para ter mais sucesso nas batalhas é, sem dúvida, melhorar suas armas e armaduras ao nível máximo antes de sair pra caçada. Para melhora-las, vá até o Armeiro e certifique-se de ter todos os ingredientes necessários para elevar a arma escolhida até o nível máximo. Caso não consiga deixá-la no nível máximo, será necessário derrotar várias vezes o Behemoth associado àquela arma para adquirir o ítem que falta.

Visite o Armeiro e coloque as armas no nível máximo — Foto: Reprodução/Marcell Santos Visite o Armeiro e coloque as armas no nível máximo — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Visite o Armeiro e coloque as armas no nível máximo — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Analisar padrões de ataque dos Behemoths e suas fraquezas

Cada Behemoth possui um tipo de ataque diferente que o caracteriza e o torna único em relação aos outros, mesmo embora existam ataques muito similares entre eles. Um dica muito importante para garantir mais sucesso é analisar os padrões de ataque das criaturas em batalha. Seja rolando para o lado, atacando com a cauda ou dando vôo rasante, todos os behemoths tem ações repetitivas. Se observarmos com bastante atenção e com cautela, será possível perceber um período no qual o monstro fica mais vulnerável a ataques e você poderá derrotá-lo mais facilmente com menos chance de ser morto e ter que recomeçar a batalha do zero.

Nayzaga: Ataques de gelo são mais eficientes contra ele e ataques de raio dão pouco dano — Foto: Reprodução/Marcell Santos Nayzaga: Ataques de gelo são mais eficientes contra ele e ataques de raio dão pouco dano — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Nayzaga: Ataques de gelo são mais eficientes contra ele e ataques de raio dão pouco dano — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Por outro lado, é importante analisar os tipos de fraquezas e forças elementais do Behemoths antes de iniciar a caçada. Caso eles não sejam neutros (não possuam forças e fraquezas elementais), eles poderão ser fracos contra ataques de fogo, gelo ou raio, por exemplo. Nesse caso, caso decida enfrentar um Nazaga, por exemplo, utilize armas com dano de gelo e armaduras que melhorem as defesas contra ataques elétricos. A mesma estratégia vale para todos os Behemoths que possuam fraquezas a determinado elemento da natureza.

Gerenciar os recursos em batalha

Como em todo jogo cooperativo, nunca sabemos que tipos de jogadores irão nos acompanhar na jornada. Portanto, a menos que esteja jogando com um grupo de amigos e tenha certeza que a batalha será vencida, gerencie seus recursos e use somente o necessário nos primeiros momentos. Para recuperar vida, utilize a "fonte" que fica próxima do local do aparecimento do Behemoth e, se possível, só utilize poções de vida quando estiver em perigo ou quando perceber que todos estão com vida baixa e não haverá outra opção.

Utilize a fonte e economize poções de vida ao máximo — Foto: Reprodução/Marcell Santos Utilize a fonte e economize poções de vida ao máximo — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Utilize a fonte e economize poções de vida ao máximo — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Uma estratégia sábia para usar seus recursos é analisar a batalha e só gastar as poções caso tenham certeza que a batalha vale à pena ser finalizada. O caso de estar numa caçada onde você está buscando um drop de um ítem específico para finalizar uma arma ou uma vestimenta, e percebe que já conseguiu extrair esse ítem do Behemoth, é um bom exemplo de situação ideal para usar seus elixires e poções. Caso não tenha conseguido o ítem que necessita ainda, guarde-as para a próxima oportunidade.

Ajudar aliados durante a batalha

É fundamental ajudar os aliados a se levantar caso eles estejam caídos. Lembre-se que o jogo é uma RPG cooperativo. Portanto, trabalhar em equipe é essencial para o sucesso da batalha. Além disso, quanto mais rápido você levantar seus aliados, menor é a chance da batalha entrar em estado crítico e mais fácil será derrotar o Behemoth.

Cuidados necessários com o indicador de perigo em batalha

No canto superior direito existe um indicador de perigo da batalha. Basicamente, quanto menor for o percentual apresentado, melhores serão as chances de vencer a luta. Caso o indicador chegue em 100%, a tela ficará com sombras vermelhas e não será possível levantar seus aliados (a menos que você derrote o Behemoth ou ele fuja da área). Além disso, o Behemoth terá dano aumentado enquanto estiver nessa situação.

Muito cuidado com o indicador de perígo em batalha — Foto: Divulgação/Phoenix Labs Muito cuidado com o indicador de perígo em batalha — Foto: Divulgação/Phoenix Labs

Muito cuidado com o indicador de perígo em batalha — Foto: Divulgação/Phoenix Labs

Se você ficar muito tempo coletando ervas ou ficar sendo derrubado por muitas vezes, o indicador aumentará gradativamente. Caso demore muito a levantar seus amigos, ele também aumentará mais rapidamente. Portanto, seja rápido em batalha e eficiente ao acertar os golpes precisamente, tomando menos dano possível e levantando seus aliados o mais rápido que puder. Ações perigosas fazem o nível de perigo da batalha subir e aumentam as chances de fracasso na caçada.

Coletar plantas e recursos

Além de derrotar os Behemoths o mais rápido possível, será necessário coletar recursos (ervas, pedras e etc) enquanto estiver em busca do monstro. Basicamente, você precisa desses recursos para construir poções que o ajudarão em batalhas mais difíceis. Para criar elixir e outras poções, visite o Contramestre na área principal de Ramsgate.

Visite o contrameste e produza elixir e outras poções — Foto: Reprodução/Marcell Santos Visite o contrameste e produza elixir e outras poções — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Visite o contrameste e produza elixir e outras poções — Foto: Reprodução/Marcell Santos

É importante balancear o tempo e a quantidade de recursos que você irá coletar. Do contrário, isso poderá atrapalhar no andamento da batalha. Além disso, é bom citar que, caso você e seus amigos sejam derrubados e não tenham mais como se levantar, a batalha é finalizada e tudo o que você coletou é perdido. Colete o necessário e fique atento ao medidor de perigo.

Missões diárias e semanais

Para evoluir no game é essencial completar as missões diárias e semanais. No entanto, pode ser difícil cumprir todas as missões nas primeiras semanas de jogo. Não desista e complete todas as que forem possíveis. Dessa forma, você ganhará mais experiência e poderá melhorar seu nível de Slayer e também o nível de Alquimista. Este último permitirá que você construa poções e elixires melhores, facilitando assim o sucesso nas batalhas mais difíceis.

Cumpra as missões diárias e semanais para evoluir no game — Foto: Reprodução/Marcell Santos Cumpra as missões diárias e semanais para evoluir no game — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Cumpra as missões diárias e semanais para evoluir no game — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Usar células em armas e equipamentos

Cada vez que você cumpre missões diárias e semanais, você ganhará experiência e subirá de nível. Geralmente, após concluir determinadas missões e subir de nível você poderá coletar um núcleo no "Moedor de Núcleos". Após abri-lo, será possível coletar células que poderão ser usadas em armas e também em armaduras para melhorar seus status.

O moedor de núcleos é útil para coletar células e melhorar armas e equipamentos — Foto: Reprodução/Marcell Santos O moedor de núcleos é útil para coletar células e melhorar armas e equipamentos — Foto: Reprodução/Marcell Santos

O moedor de núcleos é útil para coletar células e melhorar armas e equipamentos — Foto: Reprodução/Marcell Santos

Após coletar essas células, acesse seu arsenal, selecione a arma ou equipamento que queira melhorar e utilize a opção "INFUNDIR". Selecione então a célula que deseja infundir na arma, ou em determinando ítem de armadura, de acordo com o status que quiser adicionar a esta. É importante usar as células com cautela pois são ítens mais difíceis de serem adquiridos no jogo.

MAIS DO TechTudo