Utilitários

Por Marvin Costa, para o TechTudo


O aplicativo gratuito GuitarTuna conta com um recurso que ajuda usuários a aprender acordes de violão de forma simples. Disponível para iPhone (iOS) e smartphones com Android, essa ferramenta possui uma biblioteca que apresenta diversos tipos de acordes, e é capaz de ensiná-los através de representações da escala do violão. Além disso, a opção mostra os diferentes desenhos de um mesmo acorde, permite reproduzir o som exato da combinação de notas e mostra a indicação das cordas que cada dedo deve pressionar.

A biblioteca de acordes é excelente para que iniciantes e pessoas com conhecimentos avançados possam apredender novos acordes e tirar dúvidas sobre como montá-los na escala do violão. Para testar o recurso, utilizamos um iPhone 7 atualizado com iOS 11.

Para saber como aprender acordes de violão usando seu celular, confira o tutorial que usa a biblioteca de acordes do app GuitarTuna.

Tutorial mostra como aprender acordes de violão usando o aplicativo GuitarTuna — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Passo 1. Abra o aplicativo e toque no ícone "Ferramentas" no canto inferior esquerdo da tela. Em seguida, acesse a ferramenta "Biblioteca de acordes".

Caminho para acessar o dicionário de acordes do app GuitarTuna — Foto: Reprdoução/Marvin Costa

Passo 2. Use o seletor de notas na parte superior da tela para escolher o acorde que deseja aprender. É importante definir um tom e escolher as variações para tipos de acorde. A parte central da tela exibe o desenho do acorde na escala do violão e você pode ver todas as variações deslizando esse desenho para esquerda da tela.

Na parte inferior, toque no ícone de alto falante para ouvir o som que você deve reproduzir no instrumento e verifique a colocação de cada dedo na escala através da representação de cores no ícone de mão no canto inferior direito da tela.

Opções para conhecer novos acordos no Dicionário de Acordes do app GuitarTuna — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Mais do TechTudo