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Por Daniel Ribeiro, Para o Techtudo


O SurveyMonkey é uma ferramenta prática para fazer pesquisas quantitativas e qualitativas com base na coleta de dados. Ideal para fazer formulários de TCCs, dissertações ou teses, a plataforma oferece recursos simples e práticos para criar questionários na versão gratuita.

No entanto, a interface do site pode ser complicada justamente por apresentar recursos demais e mostrar constantes anúncios dos planos pagos. Neste tutorial, veja como criar um questionário no plano gratuito, além de usar os recursos de editar e categorizar perguntas, criar relações lógicas e visualizar o resultado da pesquisa.

Com inúmeros recursos para montar questionários, o SurveyMonkey tem excelentes recursos na versão gratuita — Foto: Divulgação/SurveyMonkey

Criando formulário no SurveyMonkey

Passo 1. Na página inicial do SurveyMonkey, selecione a opção “Fazer Login” para entrar em sua conta de usuários e iniciar o processo de criação de questionários. Caso você não tenha se registrado na plataforma, faça uma rápida inscrição gratuita;

Aperte em “Fazer Login” — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 2. Uma vez logado no SurveyMonkey, aperte em “Criar Questionários”, na barra superior, para abrir a ferramenta de elaboração de formulários;

Em seu perfil, clique em “Criar Questionários” — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 3. Na página de criação de questionários, há três alternativas para o usuário. A primeira, “Mais populares” exibe modelos mais utilizados pelos usuários do SurveyMonkey, enquanto “Meus Questionários” exibe os modelos anteriormente criados e registrados em sua conta;

Em “Meus Questionários” é possível utilizar modelos anteriormente criados — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 4. Já na opção “Todos os Modelos”, são exibidos dezenas de modelos das mais diversas temáticas. É possível selecionar cada uma e editar as perguntas e respostas para criar um novo questionário;

Em “Todos os Modelos” é possível escolher questionários já prontos, mas com perguntas e respostas editáveis — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 5. Aperte em “Começar do Zero” para criar um questionário em branco, sem utilizar quaisquer dos modelos oferecidos pela plataforma;

Em “Começar do Zero” comece um modelo novo, sem qualquer das configurações prévia — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 6. Ao começar o processo de criação do questionário, escolha um nome para ele, defina a sua área temática e so botão “Criar Questionário”;

Nomeie e classifique seu questionário e, em seguida, aperte no botão em destaque — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 7. Há quatro etapas no processo de criação de questionários. Na primeira, na aba “Elaborar Questionário” é preciso definir as perguntas e classificar o tipo de resposta que será utilizado. O SurveyMonkey oferece 14 categorias de respostas, 12 delas na versão gratuita. Clique na caixa de seleção ao lado do campo de texto da pergunta para definir a categoria da resposta;

Na aba “Elaborar Questionário”, escreva suas perguntas e escolha a categoria de resposta de cada uma — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 8. Em seguida, dependendo da categoria de resposta escolhida, escreva e defina a ordem das opções que serão apresentadas. Quando terminar os ajustes da pergunta, selecione o botão “Salvar”;

Finalize a pergunta do questionário definindo as respostas que serão oferecidas e aperte “Salvar” — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 9. A pergunta e as respostas serão exibidas da forma que serão apresentadas no questionário. Para inserir uma nova questão, clique no botão “Nova Pergunta”;

Para continuar a construção do questionário, aperte “Nova Pergunta” — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 10. Seu questionário também pode ser dividido em seções chamadas de “Página”. Para criar uma nova seção, vá ao final da página na interface de elaboração de questões e aperte no comando “Nova Página”;

A opção “Nova Página” permite criar novas seções no questionário — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 11. As novas seções exibirão o título do questionário, com opções para inserir subtítulos e alterar nomenclaturas;

Na parte inicial da nova página é possível alterar o subtítulo e visualizar as relações lógicas das perguntas — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 12. O SurveyMonkey também permite estabelecer uma relação lógica entre as perguntas – definindo se a resposta de uma questão faz pular outras ou seguir a sequência do questionário. Para criar uma relação lógica, clique sobre uma pergunta já criada e aperte na aba “Lógica”. Determine as ações das perguntas na parte inferior, com as respostas da questão;

Em uma questão já pronta, clique em “Lógica” para determinar as consequências de cada resposta da pergunta — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 13. Clique na aba superior “Visualizar e Avaliar” do processo de criação do questionário para avançar até a próxima etapa. Nesta interface é possível verificar o formato e a apresentação das perguntas e respostas do questionário;

Em “Visualizar e Avaliar” pode-se verificar as perguntas e respostas do questionário — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 14. Aperte em “Coletar Respostas” para avançar para etapa seguinte. Esta fase oferece diferentes opções de envio e compartilhamento do questionário criado, dentre elas: criação de link, compartilhamento por redes sociais ou envio por e-mail;

Em “Coletar Respostas” é possível escolher entre diferentes formas de envio do questionário — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 15. A última alternativa desta interface, “Entrada Manual de Dados” permite inserir respostas no próprio questionário para testá-lo ou de questionários aplicados não eletronicamente;

Aperte na opção “Entrada Manual de Dados” para inserir respostas no questionário criado — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 16. “Entrada Manual de Dados” também apresenta um histórico dos registros inseridos, ajudando a controlar sua inserção. Aperte em “Adicionar Nova Resposta” para entrar com dados no questionário criado e conferir se ele está correto.

Clique em "Adicionar Nova Resposta" para testar ou inserir dados de respondentes que não fizeram a versão virtual do questionário — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Acompanhando respostas do questionário

Passo 1. A aba “Analisar Respostas” permite verificar e acompanhar a coleta de dados da ferramenta. Há três alternativas para analisar as respostas do questionário. A primeira, “Resumo da pergunta” faz uma análise quantitativa geral de cada pergunta;

Na aba “Analisar Respostas”, a alternativa “Resumo da Pergunta” apresenta os dados gerais de cada questão — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 2. Na aba seguinte, “Tendência de Dados” apresenta o dia e a hora do envio de cada resposta, apresentando ainda a porcentagem das respostas e estabelecendo pequenas previsões;

"Tendência de Dados" exibe um histórico das respostas, informando porcentagens e previsões — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 3. E em “Respostas Individuais, última aba de “Analisar Respostas”, é possível visualizar o envio de dados de cada usuário que respondeu o questionário, com destaque para informações mais especificas como o tipo da coleta — se foi por link, e-mail ou rede social —, o IP do respondente e o tempo gasto no questionário.

“Respostas Individuais” exibe informações detalhadas de cada respondente — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

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