Lançadores e buscadores

Por Wallace Nascimento, para o TechTudo


O app iCarros, do site homônimo, é um aliado importante e gratuito para usuários de Android e iPhone (iOS) que procuram veículos para comprar. O aplicativo tem ferramentas que facilitam a busca por carros 0km ou usados. Sem a necessidade de um cadastro prévio, é possível filtrar as opções através de categorias como preço, cor, tipo de câmbio e ano do veículo.

O iCarros ainda permite visualizar a chamada Tabela FIPE, que apresenta o preço médio que os veículos estão sendo vendidos, algo importante para conseguir pagar um valor condizente com o modelo do carro dos sonhos. Confira abaixo dicas para extrair o máximo das principais funções do aplicativo. O procedimento foi realizado em um iPhone 6S.

iCarros permite buscar carros 0km e usados para compra — Foto: Wallace Nascimento/TechTudo

Buscar por carros 0km

Passo 1. Com o aplicativo aberto, acesse "Catálogo" para procurar os carros 0km. Com a página aberta, digite o modelo do veículo de seu interesse na caixa "Digite o modelo".

Verifique as ofertas 0km em "catálogo" — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Passo 2. Caso queira, também é possível selecionar o preço mínimo e máximo dos veículos a serem exibidos. Para isso, clique em "Preço". Digite os valores desejados ou ajuste os círculos azuis para selecionar os preços ideais para você.

Defina os valores desejados para os carros 0km e clique em "pesquisar" — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Passo 3. Outra opção é buscar através de categorias. Clicando em "Categoria" uma lista com algumas opções será exibida. Selecione o tipo de veículo que você está buscando. No nosso caso, selecionamos "Utilitário Esportivo". Logo em seguida, o app exibirá a lista com os principais veículos da categoria que você escolheu.

Busca de 0km pode ser feita através de categorias — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Passo 4. Para especificar ainda mais a busca, é possível clicar em "Estilo" e escolher entre opções como "Carros para a família", "Carros econômicos", "Carros esportivos", entre outros.

Usuários podem escolher entre "carros para família", "esportivos", entre outros — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Busca de carros usados por categoria

A busca por veículos usados é bem eficiente no iCarros. Usuários do app podem escolher entre carros de revenda ou particulares, cor, tipo de combustível e câmbio, preço, ano, entre outras opções.

Passo 1. Na tela inicial do aplicativo, clique em "busca detalhada". Em seguida, é preciso determinar o raio de localização das ofertas, ou seja, qual a distância em relação ao seu local atual estarão os veículos a serem exibidos. Clique em "Localização".

Clique em "busca detalhada" para procurar veículos usados — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Passo 2. Marque se as ofertas serão apenas em seu "estado" ou apenas dentro de sua "cidade", como é o nosso caso. Em seguida, defina o raio e clique em "aplicar".

Selecione a localização em que as ofertas serão exibidas — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Passo 3. Após marcar a localização, crie os filtros de acordo com suas preferências. Clique em "Modelo", caso queira que a busca mostre veículos específicos. Na janela aberta, clique no "+" para adicionar os modelos.

Selecione os modelos a serem exibidos — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Passo 4. Digite o modelo e selecione a opção desejada na lista. É possível escolher mais de um. Ao final, clique em "aplicar".

Após escolher os modelos, clique em "aplicar" — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Passo 5. Para buscar por ofertas que oferecem a possibilidade de realizar financiamento, clique em "Financiamento". Lembre-se de marcar a opção "com financiamento" e clique em "aplicar".

Para exibir apenas veículos que podem ser financiados, marque "com financiamento" — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Passo 6. Clique em "Preço". Aqui, você poderá digitar ou utilizar a barra de rolagem para definir o valor máximo e mínimo dos veículos. Em seguida, clique em "aplicar".

Escolha o preço mínimo e máximo dos veículos ideais para você — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Passo 7. Para definir o ano dos modelos a serem exibidos, clique em "Ano do modelo". Novamente, basta digitar ou marcar na barra os anos desejados. No nosso caso, as ofertas serão de modelos entre 2010 e 2017.

Em "ano do modelo", marque os valores desejados — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Passo 8. Após selecionar todos os filtros desejados, clique em "OK". O aplicativo exibirá, logo em seguida, todas as opções de carro de acordo com as categorias selecionadas, em formato de timeline.

Após clicar em "ok", iCarros exibirá as ofertas de acordo com os valores definidos na filtragem — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Visualizar Tabela FIPE

Para não pagar mais caro do que um carro realmente vale, o usuário do app pode verificar qual o valor médio que os modelos estão sendo vendidos em sua região. A ferramenta permite visualizar a Tabela FIPE e também a cotação de preço justo da Kelley Blue Book (KBB).

Passo 1. Na tela inicial do iCarros, clique em "Tabela FIPE". Na página, você pode realizar a busca através do modelo desejado. Clique em "Digite o modelo".

Para visualizar o preço médio dos veículos, clique em "Tabela FIPE" — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Passo 2. Escreva o nome do carro desejado e selecione-o na lista. Em seguida, marque o ano do veículo a ser buscado.

Escreva o nome do modelo desejado e o ano — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Passo 3. Aqui, é possível escolher entre visualizar o "Preço de Compra" ou "Preço de Venda". Para avançar, digite a região desejada para a cotação e o modelo ideal na lista. Logo em seguida, o app exibirá o valor médio de compra ou venda no iCarros e a média de preço da FIPE.

Seleciona e região em que será baseada a tabela de preços — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Passo 4. Para visualizar a cotação do KBB, basta rolar para baixo. Na parte final da página, é possível verificar a variação de preço e visualizar mais ofertas de acordo com aqueles valores.

Tabela KBB e variação de preços pode ser vista ao final da página — Foto: Reprodução/Wallace Nascimento

Mais do TechTudo