Como personalizar a tela do Android TV 8.0 Oreo

Confira dicas para personalizar o Android TV e deixar o sistema operacional com a sua cara

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O sistema Android TV 8.0 Oreo oferece uma série de opções para personalizar a tela inicial com séries, filmes e outros conteúdos multimídia para assistir. Ao contrário da versão anterior, a Nougat, o software mais recente do Google permite acessar a programação de diferentes apps diretamente pela tela inicial, sem precisar abrir o programa.

Outra possibilidade é criar uma playlist pessoal de conteúdos interessantes de diferentes fontes para assistir depois. Veja no tutorial a seguir como configurar a interface do Android na TV.

Smart TV: o que você precisa saber para comprar um aparelho novo

Smart TV: o que você precisa saber para comprar um aparelho novo

Escolher apps favoritos

O Android TV 8 não mostra todos os apps instalados na tela inicial. Em vez disso, mostra uma fileira com os programas favoritos para acesso rápido. Alguns já vêm listados por padrão, mas é possível adicionar outros já instalados.

Passo 1. Mova o cursor até o botão de “mais” e clique para selecionar;

Adicione apps favoritos (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Adicione apps favoritos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Adicione apps favoritos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na lista lateral, selecione um dos apps instalados para adicionar como favorito;

Escolha um dos apps instalados no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Escolha um dos apps instalados no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Escolha um dos apps instalados no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Dê um clique prolongado com o botão de seleção do controle para abrir mais opções de um dos apps. Remova o app dos favoritos rapidamente ou escolha “Mover” para reposicionar o item na fileira;

Exclua ou mova um app favorito (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Exclua ou mova um app favorito (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Exclua ou mova um app favorito (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Caso tenha escolhido mover, posicione o ícone e pressione o botão principal do controle para finalizar a edição.

Use as setas do controle para mover (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Use as setas do controle para mover (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Use as setas do controle para mover (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Reordenar, excluir e adicionar canais

Passo 1. Cada fileira do Android TV 8 é um canal. Use a seta para abrir um menu à esquerda e clique para ativar a ferramenta de reordenamento;

Habilite a edição da ordem dos canais no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Habilite a edição da ordem dos canais no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Habilite a edição da ordem dos canais no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Use as setas verticais do controle para mudar a ordem do canal. Ao terminar, pressione o botão principal do controle remoto;

Mude uma fileira de ordem no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Mude uma fileira de ordem no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mude uma fileira de ordem no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Para excluir um canal, mova o cursor para a extremidade esquerda de uma fileira e clique para remover;

Exclua um canal da tela inicial do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Exclua um canal da tela inicial do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Exclua um canal da tela inicial do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Para adicionar um canal excluído, role até o fim da tela e clique em “Personalizar canais”. Em seguida, ative um dos apps no menu à direita.

Adicione novos canais à tela inicial do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Adicione novos canais à tela inicial do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Adicione novos canais à tela inicial do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Criar playlist

Passo 1. Vários conteúdos que aparecem na tela inicial podem ser adicionados a uma playlist para assistir depois. Dê um clique prolongado sobre um vídeo para abrir um menu de opções. Selecione “Adicionar à lista Reproduzir a Seguir”;

Adicione filmes e episódios de séries a uma playlist pessoal (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Adicione filmes e episódios de séries a uma playlist pessoal (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Adicione filmes e episódios de séries a uma playlist pessoal (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Todos os itens adicionados à lista aparecerão na fileira “Reproduzir a seguir”.

Assista vídeos marcados para ver depois no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Assista vídeos marcados para ver depois no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Assista vídeos marcados para ver depois no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual a melhor Android TV do mercado? Descubra no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo