Como ter o Instagram Insights sem ser uma empresa ou pessoa pública

As métricas da rede social estão disponível para todos, veja como ter acesso ao recurso

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Luana Marfim, para o TechTudo

O Insights do Instagram é o recurso da rede social que oferece as métricas de toda interação que acontece nas contas. Por meio dele é possível saber quantas vezes um post foi visto por outros usuários, o número de vezes que seu perfil foi visitado, qual é o total de curtidas recebidas na última semana, quantas pessoas as publicações da conta alcançaram, entre outros.

O recurso só está disponível para contas comerciais. Mas não é necessário ser, de fato, uma pessoa famosa ou uma empresa, para conseguir o acesso. A função de tornar uma conta comercial está disponível para todos. É possível, por exemplo, se identificar como um "blog pessoal" e assim ter acesso total às métricas do Instagram. Confira, a seguir, o passo a passo para obter o Instagram Insights.

Como saber quem não aceitou seu pedido para seguir no Instagram

Como saber quem não aceitou seu pedido para seguir no Instagram

Passo 1. No seu perfil, clique no ícone de engrenagem, no canto superior direito. Na tela que abrir, toque em “Mudar para o perfil comercial”;

Nas configurações do Instagram vá em "Mudar para o perfil comercial" (Foto: Reprodução/Luana Marfim) Nas configurações do Instagram vá em "Mudar para o perfil comercial" (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Nas configurações do Instagram vá em "Mudar para o perfil comercial" (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Passo 2. A próxima tela vai mostrar algumas funções das contas comerciais do Instagram. Toque sobre “continuar” em todas elas para prosseguir;

No Instagram, clique em "continuar" para saber as funções do Instagram Insights (Foto: Reprodução/Luana Marfim) No Instagram, clique em "continuar" para saber as funções do Instagram Insights (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

No Instagram, clique em "continuar" para saber as funções do Instagram Insights (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Passo 3. Agora, você pode decidir se conectará o seu perfil do Instagram à alguma página do Facebook. Basta tocar em “Escolher página” e selecionar a que deseja. Se você não quiser fazer isso, pode só apertar “pular”, na barra inferior da tela;

Escolha vincular uma página do Facebook à sua conta do Instagram  (Foto: Reprodução/Luana Marfim) Escolha vincular uma página do Facebook à sua conta do Instagram  (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Escolha vincular uma página do Facebook à sua conta do Instagram (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Passo 4. Depois, escolha uma categoria, e uma subcategoria que mais descreve você. Existem diversas opções, e é aqui que você pode escolher ser um "Blog pessoal". Em seguida clique em “Avançar”, no canto superior direito;

Escolha que tipo de conta comercial do Instagram você será (Foto: Reprodução/Luana Marfim) Escolha que tipo de conta comercial do Instagram você será (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Escolha que tipo de conta comercial do Instagram você será (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Passo 5. Na próxima tela, você vai precisar selecionar uma opção de contato: pode ser e-mail, telefone ou endereço. Só é necessário preencher uma delas, mas fique a vontade para preencher todas. Em seguida, toque sobre a opção "Concluir";

Adicione informações de contato no Instagram  (Foto: Reprodução/Luana Marfim) Adicione informações de contato no Instagram  (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Adicione informações de contato no Instagram (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Passo 6. Pronto, você terá acesso ao Instagram Insights. Agora você pode conferir as métricas da sua conta;

Pronto, Instagram Insights liberado.  (Foto: Reprodução/Luana Marfim) Pronto, Instagram Insights liberado.  (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Pronto, Instagram Insights liberado. (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Passo 7. Para ver as métricas da conta como um todo, toque sobre o ícone de gráfico da sua página inicial, que fica no canto superior direito. Para ver os dados de uma publicação específica do seu feed, selecione “mais informações”. Já no caso de um Stories, para ter acesso às métricas é preciso abrir para ver quem visualizou o post, e tocar sobre o ícone de gráfico.

Acesse diversas métricas do Instagram (Foto: Reprodução/Luana Marfim) Acesse diversas métricas do Instagram (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Acesse diversas métricas do Instagram (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Instagram não entra mais: o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo