Por Marvin Costa, para o TechTudo


O Instagram Insights é uma ferramenta para contas empresariais criada para apresentar todas as interações com um perfil da rede social de foto. Com essa ferramenta de análise, usuários podem acompanhar o desempenho de seus posts e entender o que mais agrada seguidores e outras pessoas que chegam ao seu perfil.

No entanto, é precisa saber o que significa cada dado para descobrir como melhorar horários e dias de postagens e outras ações que podem trazer mais audiência. O Insights apresenta análises detalhadas sobre atividades, conteúdos compartilhados e público da página. A ferramenta também analisa como foi o desempenho de stories recentes que ficam armazenados no aplicativo.

Tutorial mostra como acessar o Insight do Instagram para realizar análises de seus posts — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo Tutorial mostra como acessar o Insight do Instagram para realizar análises de seus posts — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Tutorial mostra como acessar o Insight do Instagram para realizar análises de seus posts — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Caso queira ter acesso ao recurso, é necessário realizar o procedimento para mudar o Instagram de uma conta comum para um perfil empresarial. As métricas ficam disponíveis tanto no aplicativo para iPhone (iOS) quanto na versão para Android. Para saber como acessar o Instagram Insights e identificar os posts de sucesso em seu perfil, confira nossas dicas a seguir.

Como acessar o Instagram Insights

Abra o Instagram e toque no ícone de avatar no canto inferior direito da tela. Em seguida, toque no ícone de gráfico na parte superior direita da tela. Vale ressaltar que essa opção está disponível apenas para contas empresariais.

Caminho para acessar o recurso Insight em uma conta do Instagram  — Foto: Reprodução/Marvin Costa Caminho para acessar o recurso Insight em uma conta do Instagram  — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Caminho para acessar o recurso Insight em uma conta do Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como analisar atividades na conta

Ao abrir a parte de análise de audiência do Instagram, são exibidas diversas métricas:

  • Atividade: A aba "Atividade" exibe o número total de interações da semana em sua página. Os gráficos em azul mostram a quantidade total para cada dia da semana.
  • Visitas: Em "Visitas ao perfil", confira quantos perfis acessaram sua conta.
  • Cliques: Já "Cliques no site" indica quantas pessoas tocaram no link em sua biografia.
  • Descobertas: Na parte inferior da tela, a indicação "Descoberta" mostra quantas pessoas novas chegaram até seu perfil na última semana. Esse número também equivale ao alcance da página.
  • Impressões: As impressões indicam o número total de acessos que essas pessoas realizam no seu perfil.

Atividades de um conta empresarial acessadas pelo Instagram Insights — Foto: Reprodução/Marvin Costa Atividades de um conta empresarial acessadas pelo Instagram Insights — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Atividades de um conta empresarial acessadas pelo Instagram Insights — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como analisar o conteúdo na conta

Na aba "Conteúdo", seu post de maior destaque na semana será exibido com o número de exibições totais. Para ver mais detalhes, toque em "Ver tudo". Nesse momento, toque na frase linkada "Impressões" para alterar o filtro de desempenho;

Opções de conteúdo para posts de um perfil empresarial do Instagram  — Foto: Reprodução/Marvin Costa Opções de conteúdo para posts de um perfil empresarial do Instagram  — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Opções de conteúdo para posts de um perfil empresarial do Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Use o seletor para escolher o tipo de interação cujos resultados deseja ver. A visualização permite ver o desempenho de qualquer ação relacionada ao perfil. Volte para a página de conteúdo e toque em "Ver tudo";

Ações para filtrar resultados nas métricas de conteúdos e o caminho para ver detalhes em desempenho de stories — Foto: Reprodução/Marvin Costa Ações para filtrar resultados nas métricas de conteúdos e o caminho para ver detalhes em desempenho de stories — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ações para filtrar resultados nas métricas de conteúdos e o caminho para ver detalhes em desempenho de stories — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Toque sobre a palavra linkada para abrir o seletor de métricas para stories. Nesse momento, escolha quais ações da audiência deseja conferir e confirme em "aplicar";

Ação para escolha de métricas relacionadas aos stories de uma conta empresarial do Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa Ação para escolha de métricas relacionadas aos stories de uma conta empresarial do Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para escolha de métricas relacionadas aos stories de uma conta empresarial do Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Toque em "Ver tudo", opção que está localizada ao lado de "Promoções". Na página seguinte, veja como foi o desempenho de suas promoções recentes.

Métricas para promoções em uma conta empresarial do Instagram  — Foto: Reprodução/Marvin Costa Métricas para promoções em uma conta empresarial do Instagram  — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Métricas para promoções em uma conta empresarial do Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como analisar o público do perfil

Na aba "Público", confira seu total de seguidores no topo da tela, e o número de novos seguidores da última semana. Em "Principais localizações", confira as cidades e os países de onde as pessoas mais acessam seu perfil. Em "Faixa etária", confira o gênero e a idade média da audiência de sua página;

Métricas sobre o público de um perfil empresarial do Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa Métricas sobre o público de um perfil empresarial do Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Métricas sobre o público de um perfil empresarial do Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Na parte inferior da tela, confira a porcentagem de homens e mulheres que seguem seu perfil. Em "Seguidores", você pode ver os horários e dias em que a página ganha mais seguidores.

Métricas sobre gênero e número de seguidores em uma página empresarial do Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa Métricas sobre gênero e número de seguidores em uma página empresarial do Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Métricas sobre gênero e número de seguidores em uma página empresarial do Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Use as dicas acima para saber como analisar suas postagens e melhorar o desempenho de seu perfil no Instagram.

Não tenho Destaques no Stories; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como colocar música do Spotify no Instagram

Como colocar música do Spotify no Instagram

MAIS DO TechTudo