Celulares

Por Fernando Telles, para o TechTudo


O Xperia XZ2, assim como outros smartphones, pode ser utilizado como roteador Wi-Fi para compartilhar internet com outros dispositivos. O recurso, que no aparelho da Sony é chamado "roteador portátil", permite criar uma rede sem fio segura que pode ser utilizada por até 10 dispositivos ao mesmo tempo.

No tutorial a seguir, saiba como ativar o roteador portátil do seu Xperia XZ2 e compartilhar sua conexão com outros dispositivos – tais como tablets, PCs e celulares. As dicas abaixo, embora tenham sido testadas no Xperia XZ2, também são válidas para outros modelos da marca que rodem o Android 8 O.

Recurso utiliza os dados móveis do aparelho para transmitir Wi-Fi; saiba como usar — Foto: Fernando Telles/TechTudo

Passo 1. Acesse as configurações do smartphone e siga para "Rede e Internet".

Primeiro, acesse as configurações de "Rede e Internet" — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Passo 2. Selecione a opção "Roteador e vinculação da Internet". Na tela que se abrir em seguida, ative a opção "Roteador portátil" tocando no interruptor à direita.

Ao ativar o roteador portátil, um ícone aparecerá na barra de status do sistema — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Passo 3. Depois de ativar o roteador portátil, você deve definir um nome (SSID) e uma senha para a rede criada. Para isto, toque em "Configurações do roteador portátil" e, em seguida, selecione "Configurar roteador".

Configure o roteador com um nome (SSID) e uma senha de sua preferência — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Passo 4. Na janela que foi aberta pelo smartphone, insira o nome que identificará a sua rede no Wi-Fi e a senha de acesso – que deve ter, no mínimo, oito dígitos.

Escreva o nome e a senha nos campos indicados — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Passo 5. Após definir uma senha, caso você queira visualizá-la para ter certeza de que a digitou corretamente, marque a opção "Mostrar senha". Se tudo estiver correto, basta tocar em "Salvar" e a rede já estará pronta para ser utilizada.

Verifique se você digitou a senha corretamente e toque em "Salvar" — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Passo 7. O smartphone retornará para a tela anterior. Nela, além de alterar a visibilidade do seu roteador Wi-Fi, é possível verificar quantos dispositivos estão conectados no aparelho.

Abaixo são listados todos os dispositivos conectados ao Wi-Fi do smartphone — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Após concluir os passos acima, o roteador Wi-Fi já estará ativado no seu smartphone. Para que você possa visualizar e acessar a rede em outro dispositivo, certifique-se que a opção "Detectável", mostrada acima, está ativada.

Desativando o roteador Wi-Fi

Caso se passem 10 minutos sem que nenhum dispositivo esteja conectado ao roteador portátil, o próprio sistema desativará o recurso para poupar energia. Ainda assim, se você também quiser saber como desligar a função manualmente, confira os passos abaixo.

Passo 1. Da mesma forma que anteriormente, acesse as Configurações e siga para "Rede e Internet".

Para desativar o roteador, retorne às configurações de "Rede e Internet" — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Passo 2. Toque em "Roteador e vinculação da Internet". Na tela que se abrir em seguida, desative a opção "Roteador portátil" tocando no interruptor à direita.

Ao desativar o roteador portátil, o ícone exibido na barra de status desaparece — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Pronto! Agora que você já sabe como utilizar o seu Sony Xperia XZ2 como um roteador Wi-Fi, aproveite a dica e compartilhe a internet com quem desejar.

Sony Xperia Z5 ou Xperia XZ: qual é o melhor? Usuários opinam no Fórum TechTudo

Mais do TechTudo