Redes sociais

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O Telegram mais uma vez sai na frente do WhatsApp no que diz respeito à privacidade. A companhia adicionou a capacidade de proteger os chats secretos com senhas. O recurso foi incluído no Telegram X, versão mais leve e rápida do mensageiro lançada em janeiro, e aumenta ainda mais a segurança e privacidade dessas conversas.

O aplicativo está disponível para Android e iPhone (iOS), mas a função foi liberada apenas no sistema do Google, pelo menos por enquanto. O tutorial abaixo, que ensina a adicionar a camada extra de proteção nos chats secretos, foi realizado em um Moto G5S Plus com Android 7.1.1 Nougat, a partir da versão 0.20.10.967 do Telegram X para Android.

Aprenda a colocar senha em chats secretos do Telegram X no Android — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Abra o chat secreto do Telegram X que você quer proteger com senha. Toque no menu de três pontinhos no canto superior da tela.

Menu principal do chat secreto do Telegram X — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Passo 2. Com o menu expandido, selecione "Passcode Lock".

Ferramenta de senha no menu principal do chat secreto do Telegram X — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Passo 3. A chave "Passcode Lock" estará na posição desativada. Coloque-a na posição ativada para abrir as opções de bloqueio. Escolha entre PIN (código de quatro números), Password (letras e números), Pattern (padrão), Gesture (desenho livre) e Fingerprint (impressão digital, exibido apenas em celulares com o recurso). Neste tutorial, escolhemos a primeira opção.

Escolha do tipo de senha que será incluída no chat secreto do Telegram X — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. Crie sua senha e depois a insira novamente para confirmar. Depois da confirmação, o app exibirá as opções de mudar de senha (change passcode), desbloquear com impressão digital (unlock with fingerprint) e passcode invisibility (deixar senha invisível).

Chat secreto no Telegram X com senha habilitada — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Telegram: quatro funções curiosas

Telegram: quatro funções curiosas

Mais do TechTudo