Por Raquel Freire, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Glovo é um aplicativo de delivery de itens diversos disponível para Android e iPhone (iOS). Além de poder pedir comida em restaurantes, o usuário pode encomendar produtos de farmácia e postos de conveniência, bebidas alcoólicas, materiais de papelaria, compras de alimentação em supermercados e até eletrônicos. Diferente do rival iFood, o Glovo permite cancelar pedidos dentro do próprio aplicativo, sem precisar entrar em contato com o estabelecimento vendedor.

O procedimento muda de acordo com o status do seu pedido e, neste tutorial, ensinamos as duas formas de realizá-lo. O passo a passo foi executado em um celular Moto G5S Plus com Android 7.1.1.

Veja como cancelar pedido no Glovo, app para pedir delivery de comida e outros serviços — Foto: Helito Bijora/TechTudo Veja como cancelar pedido no Glovo, app para pedir delivery de comida e outros serviços — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Veja como cancelar pedido no Glovo, app para pedir delivery de comida e outros serviços — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Cancelamento sem confirmação do pedido

Passo 1. Assim que você confirmar um pedido no Glovo, será exibida a caixa "Glovo enviado!". Pressione o botão "De acordo" para fechá-la e ir à tela principal do app. Ali, toque no menu de três tracinhos localizado na parte inferior da tela.

Destaque para menu de Glovos na tela principal do app de delivery — Foto: Reprodução/Raquel Freire Destaque para menu de Glovos na tela principal do app de delivery — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Destaque para menu de Glovos na tela principal do app de delivery — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. O app exibirá o status do seu pedido. Equanto ele estiver na fase 1 (Em espera), você pode cancelar de forma imediata. Para isso, toque nesta parte inferior da tela para abrir os detalhes do pedido e pressione o botão "Cancelar o Glovo".

Cancelamento de pedido em espera no app Glovo  — Foto: Reprodução/Raquel Freire Cancelamento de pedido em espera no app Glovo  — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Cancelamento de pedido em espera no app Glovo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Na caixa de mensagem que surgirá na tela, pressione "Sim" para confirmar o cancelamento. Indo novamente no menu de três tracinhos você verá que o delivery aparece como cancelado. Toque em "Repetir" caso queira refazer o pedido que acabou de cancelar.

Pedido sem confirmação cancelado no app Glovo  — Foto: Reprodução/Raquel Freire Pedido sem confirmação cancelado no app Glovo  — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Pedido sem confirmação cancelado no app Glovo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Cancelamento com pedido em andamento

Passo 1. Pode ser que, ao entrar no menu da tela principal, seu pedido já esteja no segundo estágio - ou seja, em preparação. Toque na tela e siga as instruções abaixo.

Indicação de status do pedido do Glovo em andamento — Foto: Reprodução/Raquel Freire Indicação de status do pedido do Glovo em andamento — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Indicação de status do pedido do Glovo em andamento — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Veja que não há o botão "Cancelar o Glovo". Em vez disso, toque em "Entre em contato com o suporte ao cliente". O link abrirá uma janela de chat com o entregador responsável pelo seu pedido. Informe a ele que você quer cancelar a entrega.

Tela de chat com entregador do Glovo para cancelamento do pedido — Foto: Reprodução/Raquel Freire Tela de chat com entregador do Glovo para cancelamento do pedido — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Tela de chat com entregador do Glovo para cancelamento do pedido — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Aguarde o entregador confirmar o cancelamento do seu pedido. Feito isso, aperte o "X" para sair do chat e, em seguida, aperte o botão "Fechar Chat".

Encerramento do chat com entregador do Glovo após cancelamento do pedido — Foto: Reprodução/Raquel Freire Encerramento do chat com entregador do Glovo após cancelamento do pedido — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Encerramento do chat com entregador do Glovo após cancelamento do pedido — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. Responda às perguntas do atendimento ao cliente da Glovo, se desejar, pressionando "Submeter" para enviar o feedback. Ao entrar no menu dos seus Glovos (três tracinhos na tela principal), o pedido estará com o status cancelado.

Pedido do Glovo cancelado por meio de chat com entregador — Foto: Reprodução/Raquel Freire Pedido do Glovo cancelado por meio de chat com entregador — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Pedido do Glovo cancelado por meio de chat com entregador — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Como saber se site de compras é confiável? Usuários opinam no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo