Por Helito Bijora, para o TechTudo


O teclado Gboard, do Google, permite ao usuário criar minifiguras baseadas em seu rosto. Para isso, o software utiliza a câmera presente no celular Android ou iPhone (iOS), com o objetivo de capturar as características físicas da pessoa – cor dos olhos, pelos faciais e formato do rosto. Os stickers personalizados são enviados via WhatsApp, Messenger e redes sociais.

No tutorial a seguir, aprenda a criar figurinhas com o seu rosto no Gboard. O procedimento foi realizado em um iPhone 8 com iOS 12, mas as dicas valem para a versão do teclado para Android. É necessário ter a última versão do aplicativo instalada no celular – confira como atualizar os apps.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Abra um aplicativo qualquer, como o WhatsApp, e toque sobre um campo de texto para exibir o Gboard. Em seguida, vá no ícone de emojis, no canto inferior esquerdo, e pressione o botão de figurinhas – à esquerda de "GIF". Na fileira de botões logo acima, escolha a última opção.

Teclado Gboard oferece menu com figurinhas — Foto: Reprodução/Helito Bijora Teclado Gboard oferece menu com figurinhas — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Teclado Gboard oferece menu com figurinhas — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. Agora, toque em "Create" e tire uma selfie. Você deve ajustar o rosto no retângulo que aparece na tela e tocar sobre o ícone da câmera quando estiver pronto.

Gboard pede para usuário ajustar o rosto — Foto: Reprodução/Helito Bijora Gboard pede para usuário ajustar o rosto — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Gboard pede para usuário ajustar o rosto — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 3. As minifiguras serão criadas instantaneamente. Caso queira, você pode personalizá-las pressionando o botão logo abaixo dos stickers. Após fazer os ajustes desejados, toque em "Salvar", no canto superior direito da tela.

Personalizando figurinhas — Foto: Reprodução/Helito Bijora Personalizando figurinhas — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Personalizando figurinhas — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 4. Voltando à tela anterior, toque em "Pronto", no canto superior direito. Os seus "Minis corajosos" e "Minis docinhos" serão exibidos. Você pode visualizar todas as minifiguras disponíveis.

Finalizando criação das figurinhas — Foto: Reprodução/Helito Bijora Finalizando criação das figurinhas — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Finalizando criação das figurinhas — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 5. Para usar os seus stickers personalizados, volte ao Gboard e abra a galeria de figurinhas, conforme explicado no primeiro passo. Toque sobre a seção de figurinhas com o seu rosto e toque sobre o adesivo que você deseja enviar. A imagem será copiada para a área de transferência. Agora basta colar no campo de texto.

Copie e cole a figurinha — Foto: Reprodução/Helito Bijora Copie e cole a figurinha — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Copie e cole a figurinha — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 6. No caso do WhatsApp, você deve tocar sobre o botão de envio, no canto superior direito da tela. A minifigura será enviada como se fosse uma foto.

Enviando figurinha no WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Bijora Enviando figurinha no WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Enviando figurinha no WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Qual o melhor teclado de emoji? Opine no Fórum do TechTudo.

Como gravar a tela do celular Android em vídeo

Como gravar a tela do celular Android em vídeo

MAIS DO TechTudo