Produtividade

Por Daniel Ribeiro, Para o Techtudo


O Microsoft Excel 2016 oferece uma variedade de ferramentas como suplementos ao programa. Calendários dinâmicos, esquemas gráficos diferenciados, controle de câmbio monetário, dicionário e outros recursos estão disponíveis de forma nativa e podem deixar as planilhas mais eficazes para qualquer tipo de trabalho.

Os suplementos vieram como um modo de substituir os embedamentos em macro, desativado no software de planilhas do Microsoft Office. Confira, no tutorial a seguir, como instalar e ativar calendários e campos no Excel com a Loja de Suplementos.

O pacote de suprimentos do Microsoft Excel 2016 substitui muitas das ferramentas macro — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo         O pacote de suprimentos do Microsoft Excel 2016 substitui muitas das ferramentas macro — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

O pacote de suprimentos do Microsoft Excel 2016 substitui muitas das ferramentas macro — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Para acessar o pacote de suplementos do Microsoft Excel, vá na aba “Inserir” e clique no botão “Loja”;

Na aba “Inserir”, aperte em “Loja” para acessar as ferramentas disponíveis — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro Na aba “Inserir”, aperte em “Loja” para acessar as ferramentas disponíveis — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Na aba “Inserir”, aperte em “Loja” para acessar as ferramentas disponíveis — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 2. Na janela da Loja de Suplementos, há dezenas de ferramentas para instalar e ativar em seu Excel. Como existem 5 calendários diferentes, procure por “Mini Calendar” na caixa de textos de buscas e clique no ícone de lupa;

Digite “Mini Calendar” na caixa de busca e aperte no ícone em forma de lupa — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro Digite “Mini Calendar” na caixa de busca e aperte no ícone em forma de lupa — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Digite “Mini Calendar” na caixa de busca e aperte no ícone em forma de lupa — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 3. O “Mini Calendar and Date Picker” é o suplemento oficial da Microsoft para integrar calendários e relógios às planilhas. Clique no botão “Instalar” para fazer um rápido download do recurso;

Aperte “Instalar” para baixar o “Mini Calendar and Date Picker” — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro Aperte “Instalar” para baixar o “Mini Calendar and Date Picker” — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Aperte “Instalar” para baixar o “Mini Calendar and Date Picker” — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 4. Após a instalação do suplemento, ele passa a ser apresentado na planilha. Para ativar a função de calendário da ferramenta, selecione uma célula da tabela e clique na data do calendário para representá-la imediatamente;

Clique em uma célula e selecione a data no “Mini Calendar and Date Picker” — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro Clique em uma célula e selecione a data no “Mini Calendar and Date Picker” — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Clique em uma célula e selecione a data no “Mini Calendar and Date Picker” — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 5. Também é possível reproduzir a hora com o “Mini Calendar and Date Picker”. Selecione um campo da planilha e clique no botão com o formato de relógio para registrar a hora;

Clique em uma célula e selecione o ícone em destaque para inserir a hora — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro Clique em uma célula e selecione o ícone em destaque para inserir a hora — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Clique em uma célula e selecione o ícone em destaque para inserir a hora — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 6. Para inserir outros recursos já instalados no Excel, acesse os suplementos instalados. Toque na aba “Inserir” e, em seguida, no botão “Meus Suplementos” para visualizar as ferramentas integradas;

Na aba “Inserir”, aperte em “Meus Suplementos” para ver e ativar os recursos instalados no Excel — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro Na aba “Inserir”, aperte em “Meus Suplementos” para ver e ativar os recursos instalados no Excel — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Na aba “Inserir”, aperte em “Meus Suplementos” para ver e ativar os recursos instalados no Excel — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Passo 7. Alguns suplementos, uma vez instalados, ganham até atalhos na barra de ferramentas. O “Dicionários da Língua Portuguesa”, por exemplo, tem um botão na aba "Iniciar" e funciona como uma barra de pesquisa integrada ao Excel;

Alguns suplementos, como o “Dicionários da Língua Portuguesa”, ganham atalhos na barra de ferramentas — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro Alguns suplementos, como o “Dicionários da Língua Portuguesa”, ganham atalhos na barra de ferramentas — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Alguns suplementos, como o “Dicionários da Língua Portuguesa”, ganham atalhos na barra de ferramentas — Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro

Pronto. Aproveite as dicas e otimize as suas planilhas com o pacote de suplementos do Excel.

Como colocar marca d’água em planilhas do Microsoft Excel

Como colocar marca d’água em planilhas do Microsoft Excel

Mais do TechTudo