Como recuperar o código de verificação do WhatsApp

Senha para desbloquear o WhatsApp pode ser recuperada a qualquer momento em caso de esquecimento.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Paulo Alves, para o TechTudo

O código de bloqueio do WhatsApp pode ser removido em caso de esquecimento para recuperar o acesso às suas conversas. Se você esqueceu sua senha, o aplicativo permite desativar o PIN de seis dígitos usando o e-mail cadastrado na configuração da verificação em duas etapas.

O sistema de segurança em dois fatores, que existe no mensageiro desde fevereiro de 2017, é usado para proteger as mensagens do usuário com um código sempre que o app é reinstalado. A medida evita, por exemplo, que um número telefônico clonado libere o caminho para invasores. Veja, no tutorial abaixo, como recuperar o WhatsApp no celular. Os passos foram reproduzidos em um Galaxy S8 rodando Android 8 Oreo.

Veja como recuperar o WhatsApp sem o código de bloqueio (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Veja como recuperar o WhatsApp sem o código de bloqueio (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Veja como recuperar o WhatsApp sem o código de bloqueio (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Ao surgir o aviso de solicitação do código, toque em “Esqueceu o PIN?” e selecione a opção “Enviar e-mail”. O WhatsApp enviará uma mensagem de redefinição da verificação para o endereço eletrônico cadastrado. A tela não informa o e-mail, então, você deverá saber qual informou nas configurações iniciais do app.

Envie um link de redefinição para o seu e-mail (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Envie um link de redefinição para o seu e-mail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Envie um link de redefinição para o seu e-mail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Se há um e-mail cadastrado, o WhatsApp acusa uma mensagem de sucesso. Toque em “Ok” e acesse o seu e-mail para checar se a mensagem foi recebida. Ela tem o assunto “WhatsApp Two-Step Verification Reset”. Toque no link que acompanha a mensagem.

Acesse o link enviado por e-mail pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o link enviado por e-mail pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o link enviado por e-mail pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Você será levado a um site que permite desativar a solicitação de código. Toque em “Confirmar” para liberar o acesso ao WhatsApp. Imediatamente, o aplicativo libera o acesso apenas com a verificação de número via SMS e permite recuperar o seu backup.

Desative a solicitação de código para voltar a usar o WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Desative a solicitação de código para voltar a usar o WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Desative a solicitação de código para voltar a usar o WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Por fim, reative a verificação em duas etapas no aplicativo com um código fácil de lembrar.

Crie um novo código de bloqueio do WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Crie um novo código de bloqueio do WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Crie um novo código de bloqueio do WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Sem e-mail de recuperação

Se você não cadastrou um e-mail de recuperação de senha ou não tem mais acesso a ele, é preciso esperar sete dias a partir da data em que o PIN incorreto foi inserido pela primeira vez. Após esse período, é possível usar o WhatsApp apenas com a verificação via SMS, sem precisar digitar o código de desbloqueio. No entanto, todas as mensagens e todo o conteúdo enviado por WhatsApp ao seu número durante esse tempo serão excluídos sem possibilidade de recuperação.

Fique atento para não extrapolar 30 dias a partir da data de digitação do código incorreto. Após esse prazo, o WhatsApp irá excluir a sua conta e o histórico completo de conversas, sem possibilidade de restaurar backups.

Com informações: How-To Geek

Como apagar os seus dados do WhatsApp

Como apagar os seus dados do WhatsApp

MAIS DO TechTudo