Como tirar fundo de imagem no Corel Draw

Tutorial mostra como tirar o fundo de uma imagem usando o Corel Photo Paint

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Clara Barreto, para o TechTudo

O Corel Draw tem ferramentas que permitem eliminar o fundo da imagem. Assim, você pode inserir a figura em outro background ou apenas deixar o objeto principal com fundo transparente. O passo a passo é bem simples e pode ajudar a personalizar suas imagens ou fazer edições mais avançadas. Confira como fazer no tutorial a seguir usando a ferramenta Corel Photo Paint, que faz parte do pacote Corel Draw.

Como criar um elemento vazado no Photoshop

Como criar um elemento vazado no Photoshop

Passo 1. Abra o Corel Photo Paint e selecione a opção "Abrir documento";

Corel Photo Paint é o editor concorrente do Photoshop (Foto: Reprodução/Clara Barreto) Corel Photo Paint é o editor concorrente do Photoshop (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Corel Photo Paint é o editor concorrente do Photoshop (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 2. Escolha a imagem que deseja editar e assinale "Abrir";

Abra a imagem que deseja editar no programa (Foto: Reprodução/Clara Barreto) Abra a imagem que deseja editar no programa (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Abra a imagem que deseja editar no programa (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 3. No menu lateral à esquerda, pressione o quadrado pontilhado (ferramenta "máscara de retângulo") e selecione a máscara de varinha mágica;

A função que seleciona automaticamente é a varinha mágica (Foto: Reprodução/Clara Barreto) A função que seleciona automaticamente é a varinha mágica (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

A função que seleciona automaticamente é a varinha mágica (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 4. Clique na parte da imagem que deseja selecionar e, com o shift pressionado, inclua as outras áreas que não entraram na seleção automática;

A seleção automática não é perfeita, mas outras funções ajudam ajustar (Foto: Reprodução/Clara Barreto) A seleção automática não é perfeita, mas outras funções ajudam ajustar (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

A seleção automática não é perfeita, mas outras funções ajudam ajustar (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 5. Como a seleção é feita de forma automática, será necessário corrigi-la. Para isso, selecione a ferramenta máscara de pincel;

Outras máscaras ajudarão a selecionar apenas as partes desejadas da imagem (Foto: Reprodução/Clara Barreto) Outras máscaras ajudarão a selecionar apenas as partes desejadas da imagem (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Outras máscaras ajudarão a selecionar apenas as partes desejadas da imagem (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 6. Selecione o "+", no canto superior esquerdo, caso deseje aumentar a área de seleção. Já o botão de "-" deve ser usado caso queira reduzir;

É possível ainda personalizar a máscara a ser utilizada (Foto: Reprodução/Clara Barreto) É possível ainda personalizar a máscara a ser utilizada (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

É possível ainda personalizar a máscara a ser utilizada (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 7. Quando tiver apenas a imagem desejada selecionada, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "copiar";

Após a seleção correta, copie-a (Foto: Reprodução/Clara Barreto) Após a seleção correta, copie-a (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Após a seleção correta, copie-a (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 8. Vá ao menu "Arquivo" e selecione "Novo";

Para colar e salvar a imagem sozinha, abra um novo arquivo (Foto: Reprodução/Clara Barreto) Para colar e salvar a imagem sozinha, abra um novo arquivo (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Para colar e salvar a imagem sozinha, abra um novo arquivo (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 9. Escolha o tamanho que desejar para o arquivo novo, mas vale mencionar que ele já terá por padrão o tamanho necessário para inserir a imagem copiada. Caso deseje que o fundo seja transparente, selecione a opção "Sem fundo". Se quiser inserir um fundo colorido, basta escolher a cor na opção abaixo;

É possível abrir um documento já com fundo transparente (Foto: Reprodução/Clara Barreto) É possível abrir um documento já com fundo transparente (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

É possível abrir um documento já com fundo transparente (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 10. Agora cole a imagem;

Basta colar a imagem selecionada para salvá-la ou personalizá-la (Foto: Reprodução/Clara Barreto) Basta colar a imagem selecionada para salvá-la ou personalizá-la (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Basta colar a imagem selecionada para salvá-la ou personalizá-la (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 11. Salve a imagem no menu arquivo e escolha o nome e o formato, lembrando que o fundo transparente é preservado apenas em PNG.

Salve o arquivo da maneira que desejar (Foto: Reprodução/Clara Barreto) Salve o arquivo da maneira que desejar (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Salve o arquivo da maneira que desejar (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

MAIS DO TechTudo