Por Fernando Telles, para o TechTudo


Apagar o cache de músicas do Spotify sempre foi uma boa maneira de liberar espaço no Android. Isto porque, conforme o usuário escuta suas playlists, mesmo sem baixar nenhuma música, o aplicativo acumula arquivos temporários – que depois de um certo tempo tomam grande parte do armazenamento disponível.

Mas até pouco tempo atrás, quem utilizava esse método era obrigado a excluir todos os demais dados do aplicativo, incluindo as músicas já baixadas. Em sua última atualização, no entanto, o Spotify mudou essa regra e já é possível deletar os arquivos temporários sem perder os downloads. Saiba como fazer no tutorial a seguir.

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Abra o Spotify em seu smartphone e siga para a aba "Sua Biblioteca".

Primeiro, abra o Spotify e acesse a aba "Sua Biblioteca" — Foto: Reprodução/Fernando Telles Primeiro, abra o Spotify e acesse a aba "Sua Biblioteca" — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Primeiro, abra o Spotify e acesse a aba "Sua Biblioteca" — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Passo 2. Toque no ícone de engrenagem no canto superior direito para abrir as Configurações. Em seguida, localize a seção "Armazenamento".

Um gráfico exibe quanto espaço está sendo ocupado pelo cache e pelos downloads — Foto: Reprodução/Fernando Telles Um gráfico exibe quanto espaço está sendo ocupado pelo cache e pelos downloads — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Um gráfico exibe quanto espaço está sendo ocupado pelo cache e pelos downloads — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Passo 3. Toque a opção "Limpar cache" e confirme sua intenção na tela seguinte. Lembre-se que as músicas baixadas e os demais dados do aplicativo não serão deletados.

Limpar o cache não exclui downloads — Foto: Reprodução/Fernando Telles Limpar o cache não exclui downloads — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Limpar o cache não exclui downloads — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Pronto! Após confirmar a limpeza do cache, os arquivos temporários serão imediatamente excluídos e o armazenamento do seu smartphone terá mais espaço livre.

Como colocar música do Spotify no Instagram

Como colocar música do Spotify no Instagram

Spotify ou Deezer? Usuários opinam no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo