Por Marvin Costa, para o TechTudo


Há vários editores de vídeo online na Internet, mas muitos desses sites adicionam marca d'água ao arquivo final na sua versão gratuita. Por isso, preparamos uma lista com cinco serviços de edição que não inserem qualquer tipo de símbolo ou logomarca nos vídeos salvos.

Usar um editor de video online é uma alternativa para quem não quer baixar programas no PC. Em muitos casos, um site com poucas opções resolve a necessidade de usuários comuns que desejam apenas melhorar seus vídeos. Dentre as opções escolhidas, reunimos plataformas com ferramentas complexas e outras de uso mais simples. Na lista a seguir, acompanhe os pontos fortes e fracos de cada um dos editores e escolha qual deseja utilizar em seus vídeos.

Como deixar um vídeo em câmera lenta no iMovie do iPhone

Como deixar um vídeo em câmera lenta no iMovie do iPhone

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Movie Maker Online

Serviço Movie Maker Online permite adicionar músicas, textos e imagens nos vídeos — Foto: Reprodução/Marvin Costa Serviço Movie Maker Online permite adicionar músicas, textos e imagens nos vídeos — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Serviço Movie Maker Online permite adicionar músicas, textos e imagens nos vídeos — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O Movie Maker Online chama atenção por oferecer edições não convencionais em vídeos. O site , não tem ligação com o programa Windows Movie Maker, da Microsoft, exige um rápido cadastro por e-mail para liberar as ferramentas e, depois disso, basta logar e usar sem restrições. Usuários podem adicionar uma trilha sonora com músicas livres de direitos autorais graças ao acesso a um banco de dados que classifica as canções por estilo musical.

Além disso, a opção de texto é ideal para adicionar legendas, créditos e outras informações extras nas cenas. O diferencial dessa ferramenta é, ao mesmo tempo, seu ponto fraco. Normalmente, editores de vídeo permitem realizar edições na tonalidade das imagens e acrescentar efeitos como câmera lenta e transições entre cenas. A possibilidade de usar apenas imagens da web e músicas royalty free são outro ponto fraco que podem limitar as possibilidades interativas de edição no Movie Maker Online.

Tela de edição do site Movie Maker Online — Foto: Reprodução/Marvin Costa Tela de edição do site Movie Maker Online — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Tela de edição do site Movie Maker Online — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Com seus pontos fortes, o serviço pode produzir vídeos engraçados e edições rápidas de trilha e textos, de maneira que não decepcionará usuários sem experiência em edição de vídeos. No entanto, se você procura uma ferramenta mais elaborada e capaz de melhorar cenas captadas pelo celular ou câmera digital, avalie usar outro serviço.

2. Clipchamp

Tela de filtros do serviço online para edição de vídeo Clipchamp — Foto: Reprodução/Marvin Costa Tela de filtros do serviço online para edição de vídeo Clipchamp — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Tela de filtros do serviço online para edição de vídeo Clipchamp — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O Clipchamp é uma ferramenta com interface moderna e opções avançadas para edição de vídeos. Necessitando apenas de um rápido login, esse serviço se destaca por permitir o uso de vídeos e imagens na composição final de um vídeo. As ações do usuário são organizadas em uma linha do tempo que separa visualmente os cortes de cenas e que mostra o tempo exato em que a barra de progressão está no momento.

Na lateral esquerda da tela, usuários podem escolher ações como adicionar legendas introdutórias, imagens, áudio e aplicar filtros para alterar a gama de cores captadas pela câmera. Também é possível alterar a exposição e a saturação das imagens.

Tela para adicionar legendas animadas em um vídeo com o serviço Climpchamp — Foto: Reprodução/Marvin Costa Tela para adicionar legendas animadas em um vídeo com o serviço Climpchamp — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Tela para adicionar legendas animadas em um vídeo com o serviço Climpchamp — Foto: Reprodução/Marvin Costa

A opção de legendas é um dos pontos fortes da ferramenta. O Climpchamp permite adicionar legendas animadas que podem ser utilizadas para apresentar personagens, entrevistados e em títulos de filmes. Seu ponto negativo está na limitação de baixar vídeos em formato SD (480p). Entretanto, usuários premium contam com outras qualidades de download.

3. Hippo Video

Tela inicial do serviço online para edição de vídeos Hippo Video — Foto: Reprodução/Marvin Costa Tela inicial do serviço online para edição de vídeos Hippo Video — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Tela inicial do serviço online para edição de vídeos Hippo Video — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O Hippo Video (hippovideo.io) é a ferramenta com mais recursos para criação de vídeos presente nessa lista. Usuários podem gravar vídeos usando a webcam do PC, gravar a tela, realizar gravações de áudio com o microfone e importar imagens e vídeos para edição. Dessa maneira, o site é ideal para gravar jogos, vídeos de depoimentos e podcasts para web.

O Hippo Video trabalha apenas com os formatos MP4, MKV, FLV, 3GP e MPG. Além disso, ele possui uma limitação de receber apenas arquivos com até 500 MB. O tamanho é uma grande limitação para pessoas que pretendem editar vídeos longos ou de alta qualidade.

Tela para edição de vídeos do serviço Hippo Video — Foto: Reprodução/Marvin Costa Tela para edição de vídeos do serviço Hippo Video — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Tela para edição de vídeos do serviço Hippo Video — Foto: Reprodução/Marvin Costa

As opções para legendas e narração são ideais para adicionar edições explicativas sobre as cenas. A ferramenta também traz uma linha do tempo que apresenta ferramentas para corte e redimensionamento.

4. Video Toolbox

Tela de corte para vídeo do serviço Video Toolbox — Foto: Reprodução/Marvin Costa Tela de corte para vídeo do serviço Video Toolbox — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Tela de corte para vídeo do serviço Video Toolbox — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O Video Toolbox traz a interface alternativa encontrada em um serviço para edição de vídeos. Se você está acostumado a trabalhar com interfaces interativas e que apresentam uma linha do tempo, melhor tentar outro site. No entanto, se a procura for por uma forma de edição rápida e eficaz, o serviço é uma opção interessante.

Vídeos editados pelo serviço são exportados nos formatos MKV, MOV, MP4 e outros. Outro ponto interessante é o limite de 1500 MB em arquivos de vídeos importados para o editor — três vezes maior que o Hippo Video. O tamanho garante editar vídeos longos gravados pelo celular em formato com boa qualidade de imagem.

Serviços para vídeos do site Video Toolbox — Foto: Reprodução/Marvin Costa Serviços para vídeos do site Video Toolbox — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Serviços para vídeos do site Video Toolbox — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Entre as opções do site, destacamos a ferramenta de corte por trechos do vídeo, o recurso para que usuários adicionem suas próprias marcas d'água e a opção para converter o arquivo em outros formatos. Para usar o Video Toolbox, é necessário um rápido registro com o endereço de e-mail.

5. Video Cutter

Tela para edição de vídeos do serviço online Video Cutter — Foto: Reprodução/Marvin Costa Tela para edição de vídeos do serviço online Video Cutter — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Tela para edição de vídeos do serviço online Video Cutter — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O Video Cutter (online-video-cutter.com) é o serviço mais simples dessa lista por apresentar poucas opções de edição para vídeos. Na verdade, como já diz seu nome, ele é um site que tem como grande propósito cortar vídeos. Para isso, ele traz uma linha do tempo e barras de corte nas extremidades das cenas, permitindo realizar recortes e saber pela barra de tempo onde o arquivo será editado.

Após realizar a edição, o usuário ainda pode converter seu vídeo apenas para os formatos AVI, MPG e 3GP. Um ponto positivo está na possibilidade de usar vídeos armazenados no Google Drive e de arquivos do computador.

As opções que listamos podem agradar desde pessoas com experiência em trabalhar com vídeos até leigos no assunto. Para usar esses serviços, certifique-se de estar conectado em uma rede veloz que garanta o rápido upload dos arquivos. Teste as cinco opções e descubra aquela que supre suas necessidades com seus vídeos.

Como remover marca d'água em foto? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo