Por Helito Bijora, para o TechTudo


O procedimento de como colocar ponto de interrogação no notebook pode ser uma dúvida, principalmente, para usuários que compraram o aparelho no exterior, que trazem layout diferente do padrão ABNT. Nesse caso, teclas bastante usadas por brasileiros, como as de acentuação e o cedilha, podem não existir. O posicionamento dos botões de pontuação também pode mudar, o que deve dificultar a usabilidade para quem está acostumado com o padrão nacional.

Outro problema comum está na configuração errada do teclado, que ocorre quando o usuário pressiona a tecla correta, mas outro símbolo é inserido no texto. Seja qual for o seu caso, confira algumas dicas sobre como usar o ponto de interrogação no teclado do seu notebook. As soluções valem para aparelhos da Samsung, HP, Acer, Asus e outras fabricantes.

Notebook: dicas para resolver os principais problemas do teclado 

Notebook: dicas para resolver os principais problemas do teclado

Quer comprar um notebook mais barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Verifique o seu teclado

Observe o seu teclado e localize a posição da tecla com o ponto de interrogação. Lembre-se que, se o símbolo estiver na parte superior da tecla, é necessário manter a tecla "Shift" pressionada para digitá-lo.

Localize o ponto de interrogação no seu teclado — Foto: Helito Bijora/TechTudo Localize o ponto de interrogação no seu teclado — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Localize o ponto de interrogação no seu teclado — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Configure o layout

Se ao pressionar a tecla correta outro símbolo é inserido no texto, você deve configurar o teclado do seu notebook. Confira como mudar o layout no Windows 10 ou no macOS. Os formatos mais populares são o ABNT, ABNT2 e Inglês Internacional.

Configure o layout do seu teclado — Foto: Reprodução/Helito Bijora Configure o layout do seu teclado — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Configure o layout do seu teclado — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Copie o ponto de interrogação

Existe, ainda, a possibilidade da tecla do seu notebook estar com defeito. Nesse caso, a solução é usar o Google para pesquisar pelo ponto de interrogação e copiar o símbolo. Dessa forma, sempre que precisar inseri-lo no texto, você deve pressionar "Ctrl + V" para colar.

Copie o caractere do Google — Foto: Reprodução/Helito Bijora Copie o caractere do Google — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Copie o caractere do Google — Foto: Reprodução/Helito Bijora

MAIS DO TechTudo