Por Helito Bijora, para o TechTudo


O Windows 10 tem uma série de recursos e configurações pouco conhecidas pelos usuários. São "truques" que vão desde brincar de pedra-papel-tesoura com a Cortana até acessar um prático menu recheado de atalhos para configurações e recursos avançados do sistema. Algumas funções são muito úteis para quem trabalha diariamente no computador.

A seguir, confira um compilado com seis dicas e truques escondidos para usar em PCs com Windows 10. Os procedimentos foram realizados com a versão mais recente do sistema da Microsoft, lançada em abril de 2018, e podem não estar disponíveis nas edições anteriores.

Conheça as funções novas do Windows 10

Conheça as funções novas do Windows 10

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Chacoalhe para minimizar

Usuários que trabalham com diversos programas abertos podem organizar a bagunça simplesmente chacoalhando a janela atual. Dessa forma, os apps abertos em segundo plano serão minimizados e apenas o atual permanecerá, facilitando o acesso à área de trabalho. Repita o procedimento para restaurar todas as janelas.

Minimizando todas as janelas em segundo plano — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Minimizando todas as janelas em segundo plano — Foto: Reprodução/Helito Bijora

2. Brinque com a Cortana

A Cortana sabe brincar de jokenpô. Para isso, basta ativar a assistente virtual e falar "pedra papel tesoura". Uma resposta aleatória será exibida na tela sempre que o comando for dito. Embora não seja um recurso muito útil, este é um ótimo passatempo para quem está entediado.

Use a Cortana para brincar de 'pedra, papel e tesoura' — Foto: Reprodução/Helito Bijora Use a Cortana para brincar de 'pedra, papel e tesoura' — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Use a Cortana para brincar de 'pedra, papel e tesoura' — Foto: Reprodução/Helito Bijora

3. Use uma foto como senha

Você pode usar uma imagem como senha no Windows 10. Este método de desbloqueio consiste em gravar gestos sobre uma foto com o mouse ou dedo, no caso de telas touch. O recurso é especialmente útil para quem possui um tablet.

Para ativar senha com imagem, acesse as configurações de conta e pressione "Opções de entrada", na lateral esquerda da janela. Em seguida, localize o item "Senha com imagem" e selecione "Adicionar".

Ativando senha com imagem no Windows 10 — Foto: Reprodução/Helito Bijora Ativando senha com imagem no Windows 10 — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Ativando senha com imagem no Windows 10 — Foto: Reprodução/Helito Bijora

4. Atalhos em um clique

O Iniciar do Windows 10 possui um menu escondido com atalhos para diversos recursos do sistema. Para acessá-lo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o botão, no canto inferior esquerdo da tela. Caso prefira, também é possível abrir o menu usando o atalho "Tecla Windows + X".

Menu de atalhos do Windows 10 — Foto: Reprodução/Helito Bijora Menu de atalhos do Windows 10 — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Menu de atalhos do Windows 10 — Foto: Reprodução/Helito Bijora

5. Compartilhe atualizações na rede

Se você possui mais de um computador na sua casa ou empresa, é possível baixar as atualizações uma vez só e instalá-las em todos os seus PCs por meio da rede local. Para ativar o recurso, acesse o Windows Update e selecione "Opções avançadas".

Abra as configurações avançadas do Windows Update — Foto: Reprodução/Helito Bijora Abra as configurações avançadas do Windows Update — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Abra as configurações avançadas do Windows Update — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Em seguida, assinale "Otimização de Energia" e, por fim, defina como "Ativado" o recurso "Permitir downloads de outros computadores".

Ativando compartilhamento de atualizações — Foto: Reprodução/Helito Bijora Ativando compartilhamento de atualizações — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Ativando compartilhamento de atualizações — Foto: Reprodução/Helito Bijora

6. Visualize arquivos .HEIF no app Fotos

As extensões de imagem HEIF e HEIC estão cada vez mais populares. Elas foram introduzidas pela Apple como o formato padrão para as fotos do iPhone (iOS) e ocupam menos espaço sem comprometer a qualidade. Para visualizar esses arquivos no app Fotos, é necessário instalar um plugin gratuito fornecido na Microsoft Store chamado "Extensões de Imagem HEIF".

Instale a extensão pela Microsoft Store — Foto: Reprodução/Helito Bijora Instale a extensão pela Microsoft Store — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Instale a extensão pela Microsoft Store — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Windows 10 não atualiza; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo