Redes sociais

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Os arquivos enviados e recebidos no WhatsApp podem usar muito espaço no celular. Por isso, apagar um a um é uma tarefa quase impossível para a maioria dos usuários que usam o mensageiro diariamente para conversar com várias pessoas. No entanto, isto pode ser facilmente resolvido com o Power Clean, um app grátis para limpeza e otimização do Android.

No tutorial a seguir, o TechTudo mostra como usar o recurso para apagar imagens, vídeos, mensagens de voz, áudios gravados e documentos trocados no WhatsApp. O procedimento foi realizado no Moto G5S Plus com Android Nougat (7.1.1).

Quer comprar um celular barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Veja como limpar fotos, áudios e vídeos do WhatsApp para liberar espaço no Android — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Limpar fotos

Passo 1. Ao abrir o Power Clean, o app mostrará duas telas iniciais: uma de anúncio e outra de novidades. Toque no "X" nas duas para ignorá-las e acessar as funções do aplicativo.

Telas iniciais de anúncio do Power Clean — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Toque sobre a aba do meio, que reúne os recursos avançados do Power Clean. Desça um pouco a tela até chegar em "Limpar WhatsApp". Toque nessa opção.

Ferramenta de limpeza de arquivos do WhatsApp do Power Clean — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. O app levará alguns segundos para escanear o WhatsApp. Ao final da análise, ele exibirá o tamanho ocupado por todos os arquivos enviados e recebidos no mensageiro (neste exemplo, 758 MB). Toque sobre "Mensagens de imagem" para gerenciar os arquivos de fotos.

Ferramenta para gerenciar fotos enviadas e recebidas no WhatsApp — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. No topo, o Power Clean mostra as fotos trocadas há mais de um mês ou com mais de uma semana. Toque na caixa localizada no lado superior direito para selecionar todas as imagens do WhatsApp. Analise todas as fotos e desmarque aquelas que você deseja manter no celular.

Seleção de imagens do WhatsApp que serão apagadas do celular pelo Power Clean — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 5. Desça a tela para visualizar as seções com as imagens mais recentes, trocadas dentro da semana ou no dia anterior. Quando todas as imagens que você quiser deletar estiverem selecionadas, aperte o botão "Remover", que trará o espaço total a ser liberado. O app exibirá uma mensagem explicando que os arquivos ficarão na lixeira por sete dias e, após esse período, serão excluídos permanentemente. Confirme a operação em "Limpar".

Exclusão de arquivos de imagem do WhatsApp com o app Power Clean — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Limpar vídeos

Passo 1. Retornando à tela principal do recurso "Limpar WhatsApp", entre em "Mensagens de vídeo". Repita a dinâmica empregada nas fotos, selecionando apenas o que deve ser apagado do celular.

Seleção de vídeos do WhatsApp que serão apagados do celular pelo Power Clean — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Caso tenha dificuldade em identificar um vídeo pela miniatura, basta tocar nele para que a gravação seja executada. Não se esqueça de rolar a tela para baixo para gerenciar os vídeos mais recentes. Com tudo devidamente selecionado, toque no botão "Remover".

Exclusão de vídeos enviados e recebidos no WhatsApp em celular Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Como nas imagens, o Power Clean mostrará a mensagem de confirmação de exclusão dos vídeos. Toque em "Limpar" e depois aperte a seta no topo esquerdo da tela para voltar ao menu principal.

Confirmação de exclusão de vídeos trocados via WhatsApp — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Limpar mensagens de voz

Passo 1. Entre em "Mensagens de voz" para apagar os clipes de voz enviados e recebidos no WhatsApp. O menu não engloba áudios como músicas e outras gravações, que são gerenciados em "Men. de Áudio". Marque a caixa do topo para selecionar todos os arquivos de uma vez ou vá marcando um por um, como preferir.

Seleção de mensagens de voz do WhatsApp que serão excluídas do smartphone — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Dê um toque sobre um áudio para reproduzi-lo, evitando excluir arquivos necessários. Pressione "Remover" quando todas as escolhas já tiverem sido feitas e depois confirme tocando em "Limpar".

Remção de mensagens de voz do WhatsApp com o app Power Clean — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Limpar áudios

Passo 1. Entre em "Men. de áudio" para excluir os arquivos de áudio gravados que foram enviados via WhatsApp. Antes de selecionar um arquivo, toque nele para ouvi-lo e certifique-se de que a gravação pode ser deletada.

Reprodução de áudio do WhatsApp antes de apagá-lo com o Power Clean — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Ao terminar de selecionar os áudios gravados do WhatsApp, aperte o botão "Remover" e confirme o procedimento tocando em "Limpar".

Exclusão de mensagens de áudio do WhatsApp com o app Power Clean — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Limpar documentos

Passo 1. Para limpar documentos enviados via WhatsApp, entre em "Documentos" e selecione os arquivos que serão apagados. Você pode tocar sobre um documento para abri-lo, caso o nome não seja suficiente para identificá-lo. Depois, pressione "Remover" para confirmar.

Limpeza de documentos enviados via WhatsApp com o app Power Clean — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Aperte o botão "Limpar" para enviar os documentos para a lixeira. Toque na seta para voltar ao menu principal da limpeza do WhatsApp no app Power Clean.

Confirmação de exclusão de documentos enviados e recebidos via WhatsApp — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Esvaziar a lixeira

Passo 1. Se não quiser esperar sete dias para excluir os arquivos do seu celular permanentemente, toque no botão da lixeira, localizado no canto superior direito da tela "Limpar WhatsApp". Marque todos os arquivos e pressione o botão "Excluir".

Exclusão de arquivos da lixeira do app Power Clean — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Confirme o procedimento tocando no botão "Excluir" para liberar o espaço no seu celular.

Lixeira do Power Clean sem arquivos inúteis — Foto: Reprodução/Raquel Freire

WhatsApp avisa quando mensagem é encaminhada; saiba evitar

WhatsApp avisa quando mensagem é encaminhada; saiba evitar

Qual o melhor aplicativo: WhatsApp ou Facebook Messenger? Usuários opinam no Fórum TechTudo

Mais do TechTudo