Redes sociais

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O teclado SwiftKey ganhou integração com o Microsoft Tradutor em sua versão para Android. A novidade permite traduzir facilmente textos enviados e recebidos no WhatsApp, assim como em qualquer app, sem precisar sair do aplicativo de conversa. O recurso funciona de forma semelhante ao do concorrente Gboard, que desde 2017 conta com Google Tradutor integrado.

No tutorial abaixo, ensinamos a traduzir mensagens recebidas no WhatsApp, bem como mandar textos em outro idioma, usando o teclado SwiftKey. O procedimento foi realizado em um Moto G5S Plus rodando Android 8.1 (Oreo).

Saiba como traduzir mensagens de WhatsApp pelo SwiftKey para Android — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Traduzir mensagens recebidas

Passo 1. Para ativar o novo recurso, toque no botão de "+" na barra superior do SwiftKey e selecione o ícone de tradução, em destaque na segunda imagem abaixo.

Ferramenta de tradução na barra do teclado SwiftKey para Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Uma mensagem informa que, ao usar a função, o texto será enviado ao Microsoft Tradutor. Pressione o botão "Concordo" para confirmar a operação. Toque na dupla seta do meio para mudar o sentido da tradução (nesta imagem, definida para traduzir do inglês para o português). Se quiser alterar os idiomas, dê um toque na setinha ao lado da língua e escolha a desejada.

Definição de idiomas e sentido da tradução no teclado SwiftKey para Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Dê um toque longo sobre a mensagem que você quer traduzir para selecioná-la e, em seguida, aperte o botão de copiar. O SwiftKey automaticamente exibirá o texto traduzido na caixa.

Texto traduzido do inglês para o português pelo teclado SwiftKey para Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Enviar mensagem em outro idioma

Passo 1. Para enviar uma mensagem já traduzida no WhatsApp, entre na ferramenta de tradução do SwiftKey e escolha o segundo idioma (neste exemplo, o francês).

Configuração do idioma para o qual mensagem do WhatsApp será traduzida no SwiftKey — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Digite a mensagem que você quer traduzir no campo de texto dentro do próprio teclado SwiftKey. O conteúdo será traduzido para o idioma selecionado de forma automática, onde as mensagens são digitadas normalmente, conforme você for digitando. Ao concluir, basta pressionar o botão de envio do WhatsApp, como de costume.

Envio de mensagem no WhatsApp traduzida para outro idioma com teclado SwiftKey para Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

WhatsApp: como alternar entre chamada de voz e vídeo no iPhone

WhatsApp: como alternar entre chamada de voz e vídeo no iPhone

Mais do TechTudo