Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Zoho Docs é uma plataforma online que disponibiliza editores grátis de texto, planilhas e apresentações de slides semelhantes ao Pacote Office e ao Google Docs. O usuário pode criar e alterar documentos, sincronizar arquivos com amigos para realizar edições compartilhadas e guardar os arquivos na nuvem para acessar posteriormente.

O serviço também permite salvar os itens em formato compatível com Word, Excel e PowerPoint, da Microsoft. Confira a seguir como usar as principais funções dos editores Zoho Writer, Zoho Sheets e Zoho Show, respectivamente para edição de texto, planilhas e apresentações. Para acessar as ferramentas online, é preciso criar uma conta utilizando e-mail ou dados do Google, Office 365, Linkedin, Facebook, Twitter ou Yahoo.

Zoho Docs permite editar textos, planilhas e apresentações online — Foto: Divulgação/Zoho Zoho Docs permite editar textos, planilhas e apresentações online — Foto: Divulgação/Zoho

Zoho Docs permite editar textos, planilhas e apresentações online — Foto: Divulgação/Zoho

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Editor de texto

Passo 1. Na área de trabalho do Zoho, pressione o botão “Create”, no canto superior esquerdo, e depois selecione “Document”;

Criando um documento de texto no Zoho Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Criando um documento de texto no Zoho Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Criando um documento de texto no Zoho Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 2. Você já poderá começar a escrever seus textos. Utilize as ferramentas de edição do menu à esquerda para mudar a fonte, tamanho, cores e orientação do texto;

Escreve e edite seus textos no Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Escreve e edite seus textos no Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Escreve e edite seus textos no Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 3. Na aba “Insert”, você poderá adicionar imagens, tabelas, formas gráficas, símbolos e links ao texto;

Zoho permite inserir imagens nos textos online — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Zoho permite inserir imagens nos textos online — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Zoho permite inserir imagens nos textos online — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 4. Na seção “Page setup”, você poderá configurar a página e alterar margens, orientação e posicionamento;

Altere a formatação da página de um documento do Zoho através das configurações — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Altere a formatação da página de um documento do Zoho através das configurações — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Altere a formatação da página de um documento do Zoho através das configurações — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 5. Para salvar ou imprimir o arquivo, selecione “File”, depois “Download as” e, em seguida, escolha o formato desejado. Note que também é possível salvar o documento em formato .docx, compatível com o Word.

Zoho permite salvar arquivo em formato compatível com o concorrente Office — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Zoho permite salvar arquivo em formato compatível com o concorrente Office — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Zoho permite salvar arquivo em formato compatível com o concorrente Office — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Editor de planilhas

Passo 1. Na área de trabalho do Zoho, pressione “Create”, no canto superior esquerdo, e depois escolha “Spreadsheet”;

Criando uma planilha no Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Criando uma planilha no Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Criando uma planilha no Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 2. Na página inicial, o usuário já pode criar suas tabelas, e utilizar as ferramentas para alterar fontes e formatar cores das células;

Zoho permite criar planilhas básicas ou complexas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Zoho permite criar planilhas básicas ou complexas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Zoho permite criar planilhas básicas ou complexas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 3. O campo de fórmulas está localizado acima da planilha. O Zoho Sheet aceita equações iguais às do Excel, mas apenas em inglês;

Editor de planilhas do Zoho aceita fórmulas utilizadas no Excel, mas somente em inglês — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Editor de planilhas do Zoho aceita fórmulas utilizadas no Excel, mas somente em inglês — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Editor de planilhas do Zoho aceita fórmulas utilizadas no Excel, mas somente em inglês — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 4. Para criar um gráfico, acesse a aba “Inserir”, selecione as células e pressione a opção “Gráfico”. Em seguida, selecione o tipo desejado e finalize em “Ok”.

Crie gráficos nas planilhas do Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Crie gráficos nas planilhas do Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Crie gráficos nas planilhas do Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Editor de apresentações

Passo 1. Na área de trabalho do Zoho, selecione “Create”, no canto superior esquerdo, e depois escolha “Presentation”;

Criando uma apresentação de slides no Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Criando uma apresentação de slides no Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Criando uma apresentação de slides no Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 2. Em seguida, selecione o layout da sua apresentação entre os modelos prontos. Pressione o botão “Aplicar” para prosseguir;

Selecione o estilo da sua apresentação de slides entre os modelos prontos do Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Selecione o estilo da sua apresentação de slides entre os modelos prontos do Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Selecione o estilo da sua apresentação de slides entre os modelos prontos do Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 3. Para inserir novos slides, assinale o ícone de “+”, no canto superior esquerdo da tela. O menu de slides fica localizado à esquerda, assim como no PowerPoint;

Adicione e configure os slides do Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Adicione e configure os slides do Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Adicione e configure os slides do Zoho — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 4. Para inserir imagens, formas e mídias, acesse o menu superior. Para formatar o texto, utilize o menu localizado à direita da tela;

Zoho permite adicionar imagens e formatar textos nas apresentações de slides — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Zoho permite adicionar imagens e formatar textos nas apresentações de slides — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Zoho permite adicionar imagens e formatar textos nas apresentações de slides — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 5. Para utilizar animações entre os slides, pressione “Animar”, no menu da direita, e selecione o efeito que quiser. Para pré-visualizar sua apresentação, selecione “Reproduzir”.

Apresentações de slides criadas no Zoho podem ficar mais dinâmicas com animações — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Apresentações de slides criadas no Zoho podem ficar mais dinâmicas com animações — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Apresentações de slides criadas no Zoho podem ficar mais dinâmicas com animações — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Word não pode abrir o documento: como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como inserir linha no Word

Como inserir linha no Word

MAIS DO TechTudo