Por Helito Bijora, para o TechTudo


O aplicativo e-Título permite ao eleitor descobrir o seu local de votação pelo celular. A informação pode ser útil para quem se mudou e transferiu o título para outra cidade e não sabe o endereço do seu colégio eleitoral. Além da localização, o usuário também encontra o número da sua seção e zona.

No tutorial a seguir, saiba como usar o app e-Título para consultar o endereço do seu local de votação em qualquer lugar. O procedimento foi realizado na versão do aplicativo para iPhone (iOS), mas as dicas também valem para usuários de Android.

Aprenda a usar o app e-Título para descobrir o seu local de votação pelo celular — Foto: Marvin Costa/TechTudo Aprenda a usar o app e-Título para descobrir o seu local de votação pelo celular — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Aprenda a usar o app e-Título para descobrir o seu local de votação pelo celular — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Passo 1. Instale o e-Título em seu celular. Ao abrir o app pela primeira vez, será necessário preencher as suas informações pessoais. Digite o seu nome completo, data de nascimento, número do seu título, nome dos seus pais e toque em "Acessar".

Informe dados necessários para acessar o seu título digital — Foto: Reprodução/Helito Bijora Informe dados necessários para acessar o seu título digital — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Informe dados necessários para acessar o seu título digital — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. Após inserir todos os dados necessários e abrir o seu título digital, toque em "Onde votar", no canto inferior esquerdo da tela. Informações como zona, seção e endereço do seu local de votação serão exibidos na tela.

Consultando o endereço do seu local de votação — Foto: Reprodução/Helito Bijora Consultando o endereço do seu local de votação — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Consultando o endereço do seu local de votação — Foto: Reprodução/Helito Bijora

No dia da votação, caso já tenha feito o recadastramento biométrico, o e-Título exibirá a sua foto e o app poderá ser usado para a identificação do eleitor. Do contrário, será necessário portar um documento oficial com foto (como RG ou CNH).

Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

Como cadastrar a CNH Digital e ativar no portal de serviços

Mais do TechTudo