Por Rodrigo Fernandes, Para o TechTudo


O Google Drive e as ferramentas de escritório online vinculadas à nuvem possuem recursos pouco conhecidos que podem aumentar a produtividade do usuário e facilitar a sua vida. Serviços como Google Docs, Google Planilhas e Google Apresentações disponibilizam funções que permitem facilitar tarefas diárias, permitindo encontrar PDFs utilizando a busca por texto, traduzir documentos, gerar QR Code e vincular diferentes apresentações de slides. Confira a seguir oito recursos “escondidos” da plataforma do Google.

Oito recursos úteis e pouco conhecidos do Google Drive — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Oito recursos úteis e pouco conhecidos do Google Drive — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Oito recursos úteis e pouco conhecidos do Google Drive — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

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1. Localizar PDF por texto na busca

O Google Drive escaneia os textos dos documentos em PDF, de forma que seja possível encontrá-los por meio da ferramenta de pesquisa textual. Para isso, digite no campo “Pesquisar no Drive” qualquer palavra ou termo presentes nas páginas do PDF desejado. Os resultados aparecerão sinalizados com o formato do arquivo.

Google Drive permite encontrar PDFs através da busca de texto — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Google Drive permite encontrar PDFs através da busca de texto — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Google Drive permite encontrar PDFs através da busca de texto — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

2. Adicionar fontes tipográficas ao Google Docs

O Google Docs permite adicionar novas fontes para utilizar nos textos. O serviço disponibiliza mais de 800 estilos tipográficos que não estão disponíveis por padrão no editor.

Passo 1. Acesse o campo “Fonte” e selecione a opção “Mais Fontes”;

Google Docs permite adicionar novas fontes tipográficas para utilizar nos textos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Google Docs permite adicionar novas fontes tipográficas para utilizar nos textos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Google Docs permite adicionar novas fontes tipográficas para utilizar nos textos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 2. Escolha a fonte desejada entre as opções da lista e finalize no botão “OK”.

Google Docs disponibiliza mais de 800 fontes tipográficas para utilização — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Google Docs disponibiliza mais de 800 fontes tipográficas para utilização — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Google Docs disponibiliza mais de 800 fontes tipográficas para utilização — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

3. Traduzir documentos

É possível traduzir documentos completos para diversos idiomas diretamente no Google Docs. Após a tradução, um novo documento será criado com o texto no novo idioma.

Passo 1. Acesse a aba “Ferramentas” e, em seguida, vá até a opção “Traduzir documento...”;

Traduzindo um documento no Google Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Traduzindo um documento no Google Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Traduzindo um documento no Google Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 2. Crie um título para o novo arquivo, selecione o idioma para qual o texto será traduzido e finalize pressionando o botão “Traduzir”.

Google Docs traduz documentos completos para vários idiomas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Google Docs traduz documentos completos para vários idiomas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Google Docs traduz documentos completos para vários idiomas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

4. Adicionar gráficos do Google Planilhas

É possível importar gráficos de arquivos do Google Planilhas para o Google Docs, incluindo um link para o arquivo original. É possível dimensioná-lo como quiser para se adequar ao formato da página e do texto.

Passo 1. Acesse a aba “Inserir”, depois “Gráfico” e, em seguida, assinale a opção “Do Planilhas...”;

Importando um gráfico do Google Planilhas para um documento do Google Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Importando um gráfico do Google Planilhas para um documento do Google Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Importando um gráfico do Google Planilhas para um documento do Google Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 2. Escolha o arquivo que contém o gráfico desejado e pressione o botão "Selecionar";

Selecionando um documento do Google Planilhas para usá-lo no Google Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Selecionando um documento do Google Planilhas para usá-lo no Google Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Selecionando um documento do Google Planilhas para usá-lo no Google Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 3. Por fim, escolha o gráfico e pressione “Importar”.

Selecionando um gráfico do Google Planilhas para enviá-lo ao Google Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Selecionando um gráfico do Google Planilhas para enviá-lo ao Google Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Selecionando um gráfico do Google Planilhas para enviá-lo ao Google Docs — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

5. Gerar QR Code no Google Planilhas

O Google Planilhas permite criar QR Codes direcionados para uma célula específica da planilha. Ao ser lido, o QR Code mostrará o conteúdo da célula informada.

Passo 1. Em uma célula vazia, digite o código a seguir:

  • =IMAGE("https://chart.googleapis.com/chart?chs=200x200&cht=qr&chl="&CÉLULA&"")

No campo destacado “CÉLULA”, inclua a referência da célula que terá seu conteúdo revelado pelo QR Code. No exemplo abaixo, a referência usada foi "B4". Note que o QR Code aparecerá imediatamente na planilha.

Criando um QR Code no Google Planilhas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Criando um QR Code no Google Planilhas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Criando um QR Code no Google Planilhas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

6. Receber notificação por e-mail sobre mudanças no documento

O Google Docs tem uma opção que permite que o usuário receba notificações por e-mail caso seja feita alguma mudança nas planilhas. O recurso é útil para ter o controle de arquivos compartilhados.

Passo 1. Acesse a aba “Ferramentas” e depois vá em “Regras de notificação...”;

Ativando notificações de modificações no Google Planilhas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Ativando notificações de modificações no Google Planilhas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Ativando notificações de modificações no Google Planilhas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 2. Determine se as notificações serão enviadas a cada alteração, ou ative o envio de um relatório diário. Finalize com o botão “Salvar”.

Google Planilhas envia notificações por e-mail avisando sobre alterações no documento — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Google Planilhas envia notificações por e-mail avisando sobre alterações no documento — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Google Planilhas envia notificações por e-mail avisando sobre alterações no documento — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

7. Mudar o cursor do mouse durante apresentações

O Google Apresentações permite mudar o cursor tradicional do mouse e inserir um efeito de laser para apontar as informações dos slides durante uma apresentação.

Durante uma apresentação em tela cheia, toque no ícone “Apontador”, no menu inferior, para ativar o laser. Para voltar ao cursor normal, basta tocar novamente no botão.

Apresentações do Google podem ter efeito de laser para apontar informações na tela — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Apresentações do Google podem ter efeito de laser para apontar informações na tela — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Apresentações do Google podem ter efeito de laser para apontar informações na tela — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

8. Vincular diferentes slides

A ferramenta permite inserir links para outros slides que estão na sua apresentação, facilitando a abertura de informações anteriores, sem precisar procurar o conteúdo entre as páginas.

Passo 1. Selecione a palavra ou termo que servirá de link e clique com o botão direito do mouse. Em seguida, escolha a opção “Link”;

Apresentações do Google podem ter links direcionados para outros slides — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Apresentações do Google podem ter links direcionados para outros slides — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Apresentações do Google podem ter links direcionados para outros slides — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 2. No campo “Link”, selecione a opção “Slides nesta apresentação” e informe a página desejada. Finalize a configuração em “Aplicar”.

É possível criar links para qualquer slide da apresentação do Google — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes É possível criar links para qualquer slide da apresentação do Google — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

É possível criar links para qualquer slide da apresentação do Google — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Via HubSpot

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