Por Fernando Sousa, para o TechTudo


Limpar a memória RAM do PC pode ser útil para deixar o computador mais rápido. Esse componente influencia diretamente no desempenho da máquina, já que é responsável acessar rapidamente os dados do disco de armazenamento, além de realizar a abertura de programas e softwares instalados. Assim, quanto maior a quantidade de memória RAM instalada, melhor tende a ser a performance do computador.

Além disso, é importante gerenciar os recursos do modo mais eficiente possível. A seguir, descubra como liberar memória RAM no PC para deixá-lo mais rápido.

Quer comprar um notebook barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Confira dicas para deixar o computador mais rápido sem instalar nada

Confira dicas para deixar o computador mais rápido sem instalar nada

1. Verifique a memória instalada

Primeiro, é importante saber o volume de memória instalada em seu sistema para descobrir se o seu computador atende aos requisitos mínimos para execução do OS. As versões do Windows 7, 8, 8.1 e 10 de 32 bits exigem ao menos 1 GB de RAM para serem executadas. No entanto, o volume recomendado é 2 GB, enquanto o máximo de memória RAM que o sistema será capaz de reconhecer é 3 GB.

Já para sistemas de 64 bits, os volumes mínimo e recomendados de RAM dobram, passando para 2 GB e 4 GB respectivamente. Nesse caso, a quantidade de memória máxima suportada é bem alta. É comum encontrar placas mãe que reconhecem até 128 GB. No caso das versões mais recentes do macOS, os requerimentos mínimos também estão na casa dos 2 GB, assim como as distribuições Linux mais comuns (Mint e Ubuntu). Para ter certeza desses números, basta acessar as informações do sistema no seu PC.

Painel do sistema Windows, destaque para a informação de RAM instalada — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa Painel do sistema Windows, destaque para a informação de RAM instalada — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

Painel do sistema Windows, destaque para a informação de RAM instalada — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

2. Reinicie o computador

Sempre que você reinicia o seu computador, todos os dados alocados na memória RAM são apagados. Essa é uma característica comum, já que esses componentes acessam informações aleatoriamente, de acordo com a demanda do usuário. Desse modo, reiniciar o computador faz com que a memória RAM volte ao seu estado mais limpo.

3. Verifique os programas que iniciam com o sistema

Um dos fatores que comprometem o desempenho da RAM nos computadores são os programas que iniciam sua execução junto ao sistema. Muitos deles são essenciais, como os softwares de antivírus. No entanto, é comum que programas que não são utilizados a cada acesso ao PC acabem consumindo parte da memória. Nesse caso, o melhor a fazer é ajustar esses softwares e deixar que apenas os serviços essenciais sejam executados ao logar no sistema.

Uma forma de visualizar quais programas mais estão usando a RAM do seu PC ou quais iniciam junto ao sistema é por meio do Gerenciador de Tarefas do Windows, que pode ser acessado por meio das teclas Ctrl + Alt + Delete. Assim, você poderá encerrar os programas e liberar a memória de seu sistema para outras tarefas. No caso do Linux, é chamado de Monitor de Sistema e pode ser acessado pela mesma combinação de teclas. Já no Mac OS, para encerrar um programa, basta apertar Command + Option + Esc.

Gerenciador de tarefas do Windows exibindo o alto consumo de RAM do Google Chrome — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa Gerenciador de tarefas do Windows exibindo o alto consumo de RAM do Google Chrome — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

Gerenciador de tarefas do Windows exibindo o alto consumo de RAM do Google Chrome — Foto: Reprodução/ Fernando Sousa

4. Desinstale o que não for necessário

Embora essa dica pareça óbvia, nem sempre usamos todos os programas que estão instalados no computador. Nesse caso, o Gerenciador de Tarefas pode ser útil para monitorar os softwares que não são mais usados, mas continuam sendo executados e podem impactar o desempenho de seu PC. Além disso, você pode descobrir quais programas fazem um uso muito elevado de RAM e procurar por alternativas mais eficientes.

5. Seja coerente com a quantidade de RAM

Como mencionado, as memórias RAM ajudam o sistema a executar mais de um software simultaneamente. No entanto, se o seu computador possui uma quantidade pequena de memória, uma medida que pode ser eficiente é executar menos programas ao mesmo tempo. Abrir diversas abas do navegador, um player de música, aplicativo social e ainda esperar que o sistema execute o antivírus pode ser pedir demais para o hardware, sobretudo quando o número de memória instalada é limitado.

Evite executar diversas tarefas ao mesmo tempo no PC ou notebook — Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo Evite executar diversas tarefas ao mesmo tempo no PC ou notebook — Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo

Evite executar diversas tarefas ao mesmo tempo no PC ou notebook — Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo

6. Baixe um software de otimização

Alguns programas podem monitorar o uso da memória RAM, assim como outros aspectos do sistema, e apresentar medidas para aprimorar o uso dos recursos, como interromper a execução de programas não utilizados, apagar registros obsoletos e até mesmo deletar arquivos desnecessários. Existem diversos programas gratuitos para otimizar a memória RAM, como o RAMBooster e o Wise Memory Optimizer.

7. ReadyBoost pode ser uma alternativa no Windows

Os usuários de sistemas operacionais da Microsoft podem usar dispositivos USB, como pen drives, cartões de memória e HDs externos, para auxiliar a memória RAM. O recurso, chamado ReadyBoost, cria um espaço de cache nesses dispositivos, reduzindo também o volume de dados alocados diretamente na RAM. O ganho de desempenho obtido não é tão substancial, mas pode ser uma . Vale lembrar que os dispositivos precisam ter, no mínimo, de 256 MB de armazenamento e devem ser formatados em FAT 32.

Depois dessas medidas, se você ainda tiver problemas com a RAM do seu computador, pode ser interessante considerar o investimento em mais memória. Para isso, verifique se sua placa mãe ainda tem espaços disponíveis para alocação de novos dispositivos e descubra os números de RAM indicados para seu sistema operacional.

Como deixar o PC mais rápido? Veja dicas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo